Susam entrega equipamentos à Semsa

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) entregou nesta segunda-feira (10) 53 itens, entre veículos e equipamentos, para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O material vai reforçar a estrutura dos programas de vigilância em saúde do município e deverá ser utilizado nas ações desenvolvidas nas áreas urbanas e rurais da capital. Os investimentos totais para aquisição dos itens foram de R$ 386,3 mil, liberados pelo Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado, por meio do programa Vigisus.

A entrega do material foi feita pelo secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, ao secretário municipal, Jesus Pinheiro, no galpão central do Departamento de Patrimônio da Susam. “O Estado mantém esta parceria com os governos federal e municipal, no papel de coordenador e monitor das atividades no município porque Manaus ainda não está certificada para o controle de endemias”. Ele disse que os equipamentos e veículos darão suporte à estrutura atual, auxiliando na estruturação necessária à certificação que o município deve conquistar em um futuro próximo.

Dos quatro veículos entregues, três são pick-ups grandes, com tração 4×4. Outros 10 itens referem-se a material permanente, como freezers, impressora, copiadora, notebook e projetor multimídia. Quarenta itens são materiais de escritório e impressos utilizados para apoio à prevenção e controle de doenças, como cadernetas de vacinação, fichas de notificação e manual de normas e condutas em vigilância em saúde.

De acordo com Wilson Alecrim, o objetivo do Vigisus é promover a estruturação e capacitação de pessoal para ações na área de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. As principais linhas de ação do programa são o fortalecimento da capacidade institucional, a vigilância epidemiológica e controle de doenças transmissíveis, vigilância ambiental, e análise de situações de saúde e vigilância das doenças e agravos não transmissíveis.

Além da Semsa são beneficiados com recursos do Vigisus as Fundações de Vigilância em Saúde (FVS), de Medicina Tropical (FMT-AM), Alfredo da Matta (Fuam) e Policlínica Cardoso Fontes.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327