Susam entrega telelupas a deficientes visuais
O Governo do Amazonas entregou na manhã desta terça-feira (14) dez telelupas a usuários da rede estadual de saúde, inscritos no Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid), da Policlínica Codajás. A concessão, realizada na unidade de saúde, foi coordenada pela equipe do módulo ocular do programa que é referência no atendimento a deficientes. Além da telelupas, a previsão é que até o fim do ano o Paid conceda outros equipamentos para pacientes com deficiência visual parcial ou total, como óculos, próteses oculares e bengala antenada articulada.
O diretor da Policlínica Codajás, Fábio Shimizu, destacou que o atendimento não encerra com o recebimento do produto. “A nossa missão não se restringe à concessão de equipamentos, mas, principalmente, ao acompanhamento do usuário. Por isso é importante que todos retornem com regularidade, geralmente a cada seis meses, para avaliar o processo de adaptação do item, para a necessidade de ajustes e ainda para avaliar a saúde do paciente, que deve ser prioridade, disse.
A assistente social Ana Cristina Bastos, responsável pelo módulo ocular do Paid, reforçou também a necessidade de cuidados com o produto, cujo valor médio fica entre R$ 850 e R$ 1.000, dependendo do alcance e das especificações do item. A telelupa é um equipamento caro, portanto exige atenção redobrada durante o uso: deve ser graduada com frequência, estar limpa e não pode ficar exposta em qualquer lugar, para evitar o risco de ser roubada, como tem ocorrido com algumas pessoas, orientou.
O pequeno Jonatahan Felipe da Silva, 12 anos, um dos beneficiados, já aprendeu a lição e mantém o maior cuidado com o produto que ele usa não somente para superar as dificuldades impostas pelo problema de “visão subnormal” desde o nascimento, mas para continuar os estudos em uma escola pública onde cursa o 7º ano. “Já estou acostumado com a telelupa. Ela me ajuda na hora de copiar as lições do quadro e principalmente nas aulas de matemática, as que eu mais gosto”, disse o estudante, que acrescentou ainda ter aprendido a cuidar do item e a lidar com a curiosidade dos colegas de classe.
Balanço – De janeiro a dezembro de 2011, o Paid concedeu 575 equipamentos para pacientes do módulo ocular, sendo 402 óculos e 173 próteses oculares. De acordo com informações da Central de Processamento de Dados (CPD) do Paid, o módulo ocular totalizou 5.656 atendimentos no ano anterior.
O Programa funciona na sede da Policlínica Codajás (rua Codajás, 26 – Cachoeirinha), na Zona Sul de Manaus das 07h às 17h. Para ter acesso ao Paid é necessário apresentar os seguintes documentos (original e cópia): carteira de identidade ou registro de nascimento (caso seja menor de idade), CPF (do responsável, caso seja menor), cartão SUS, comprovante de residência e a receita médica, acrescida do Código Internacional de Doença (CID).