Susam envia remédios para Guajará e Ipixuna

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) despachou, na manhã desta quinta-feira (31), cerca de 1,2 mil quilos de medicamentos e produtos para a saúde para os municípios amazonenses de Guajará e Ipixuna. O envio, em caráter de urgência, foi solicitado pelos dois municípios após decretarem estado de emergência em função das fortes enchentes dos últimos dias. O material, que seguiu por via aérea, será destinado aos hospitais João Miguel da Cruz Barbosa (Guajará) e Maria da Glória Dantas de Lima (Ipixuna).

De acordo com o secretário de Saúde, Wilson Alecrim, os dois municípios anteciparam seus pedidos a fim de garantir atendimento adequado à população. “Após grandes enchentes é comum o aumento de doenças, incluindo as de veiculação hídrica”, explica.

Fazem parte da remessa desde remédios básicos como dipirona e AAS até antibióticos. Também foram enviados antivermífugos e hipoclorito de sódio, substância destinada à purificação da água usada para consumo direto e para o preparo dos alimentos. Os produtos para a saúde incluem material como gaze, algodão, esparadrapo e seringa.

A ação é parte das estratégias de atendimento aos vitimados pelas enchentes, desenvolvidas pelo Governo do Estado e sob coordenação geral da Secretaria de Governo.

A gerente da região do Juruá, Purus e Madeira, da Secretaria Adjunta do Interior da Susam, Carmelita Alves, informa que os hospitais não registraram, até o momento, aumento considerável no número de atendimentos e internações. “Trata-se de medida preventiva”.

Guajará e Ipixuna localizam-se a 1.476 km e a 1.367 km em linha reta de Manaus, respectivamente.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – (92) 3643-6327