Susam garante pagamento de agentes com recursos próprios
Dessa forma a Secretaria irá evitar que os servidores tenham que aguardar por mais tempo o repasse de verbas feito mensalmente pelo Ministério da Saúde para pagamento específico dos técnicos contratados para o Programa.
Os salários, que deveriam ter saído no último dia 28, devem ser liberados em até 72 horas, segundo previsão do secretário executivo da Susam, Silas Guedes de Oliveira. Ele informa que a Secretaria alocou provisoriamente recursos de outras fontes para garantir o pagamento dos servidores, que são contratados em regime temporário para desenvolver ações de campo contra dengue e malária. O secretário executivo também adianta que a Susam e a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead) estão estudando alternativas para melhorar a forma de contrato dos servidores.
Atualmente cerca de 1.200 agentes trabalham em Manaus e outros 930, desenvolvem ações no interior, com vencimentos de cerca de R$ 400,00 e R$ 630,00 para os supervisores.
Os recursos são repassados pelo Ministério da Saúde no sistema fundo a fundo, ou seja, diretamente para a Secretaria de Saúde, mas eventualmente não são depositados na data correta, o que gera atraso no pagamento dos agentes.