Susam lança campanha para incentivar a doação de córneas
Com o slogan “Ficou fácil ajudar alguém a ver de novo, seja um doador de córneas”, as peças – cartaz, folder, outdoor e comerciais de rádio e TV – irão destacar que qualquer pessoa, independente da idade, sexo e até mesmo problemas de visão anteriores podem ser doadoras. Como a autorização para a remoção das córneas depende apenas da autorização da família após o óbito, a campanha também vai orientar os que decidiram pela doação a manifestar esse desejo a amigos e familiares.
De acordo com a secretária de saúde, Leny Passos, além do material promocional a Susam vai intensificar o trabalho de sensibilização da população por meio da abordagem direta em hospitais, escolas e centros comerciais. Servidores de saúde das áreas de enfermagem, psicologia, medicina e serviço social estão sendo orientados sobre os procedimentos para esclarecer os familiares de doadores em potencial e sobre todas as etapas envolvidas na coleta, tratamento e distribuição das córneas para transplante.
A secretária diz que o Amazonas está habilitado a captar córneas desde o mês de maio, quando foi inaugurado o Banco de Olhos nas dependências do Hospital Adriano Jorge. Os transplantes podem ser feitos em Manaus pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Oito profissionais e quatro clínicas de oftalmologia estão credenciadas pelo Ministério da Saúde para a realização do procedimento.
Até o momento foram realizados, com córneas importadas, 26 transplantes. A expectativa, segundo Leny Passos, é que a ampliação da divulgação e a sensibilização das pessoas, os transplantes passem a ser realizados exclusivamente com córneas doadas pela população local.
Atualmente estão na lista de espera por uma córnea 335 pacientes de todas as idades, com perda total ou parcial da visão. Eles estão cadastrados na lista única de receptores da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Amazonas (CNCDO-AM), órgão do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.
O Banco de Olhos pode ser acionado 24 horas para a captação de córneas, por meio do telefone 612-2589. A doação é feita somente com a autorização dos familiares e até 6 horas após o falecimento.