Susam notifica mais 3 casos de dengue 4

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) notificou ao Ministério da Saúde três novos casos suspeitos de dengue provocada pelo vírus DENV 4. A confirmação será feita após testes de isolamento viral realizados pelo Instituto Evandro Chagas, laboratório de referência nacional para o Norte do país. Os três pacientes que possivelmente foram infectados pelo vírus 4 receberam atendimento na Fundação de Medicina Tropical, entre os dias 12 e 13 deste mês, e desenvolveram a forma clássica da doença, sem gravidade e sem necessidade de internação.

Dois tipos diferentes de testes para identificação do vírus foram realizados pela FMT – seqüenciamento genético e PCR – e ambos deram resultado positivo para dengue 4. De acordo com investigação epidemiológica realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), os três casos são autóctones, ou seja, a transmissão ocorreu em Manaus. Dois pacientes são mulheres e um é homem, moradores dos bairros Adrianópolis, Cidade Nova e Compensa 2. com idades que variam de 28 a 69 anos,

O primeiro caso de dengue pelo sorotipo 4 no Amazonas foi registrado no início do mês, com a confirmação do adoecimento de um adolescente, residente no Coroado, zona Leste da capital.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que o vírus 4 não necessariamente produz dengue mais grave que os outros três tipos. Ele explica que todos os sorotipos podem causar os mesmos sintomas, incluindo dor de cabeça, dores no corpo e articulações, febre, diarréia e vômito, e que a gravidade ou a forma hemorrágica da doença dependem da reação de cada organismo ao vírus.

De acordo com o secretário, a preocupação com o tipo 4 é a vulnerabilidade de população, que só agora terá contato com o vírus, aumentando o risco de epidemia. “Depois de pegar dengue uma vez a pessoa fica imune àquele tipo de vírus e não irá adoecer novamente. Com a entrada de um novo vírus todos ficam suscetíveis”, explica. Ele alerta para a colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti. “A única forma de evitar a dengue é evitando a proliferação do mosquito transmissor e isto depende, fundamentalmente de cada cidadão”. Alecrim ressalta que 80% dos criadouros do Aedes estão no ambiente doméstico ou nos locais de trabalho e que é indispensável que cada um faça a sua parte.

Reforço – Sobre a suspeita da terceira morte por dengue este ano no Estado, a de uma adolescente de 15 anos, atendida neste fim de semana na Fundação de Medicina Tropical, Wilson Alecrim informa que aguarda apenas novas análises para confirmar o caso. Segundo ele, as manifestações clínicas e os exames laboratoriais inespecíficos, verificados a partir da última sexta-feira (28), são compatíveis com dengue grave. Os exames confirmatórios devem estar prontos em dois dias. O caso já foi notificado ao Ministério da Saúde e levou o secretário a convocar uma reunião na manhã desta segunda-feira (31) com representantes da Fundação de Vigilância em Saúde, Fundação de Medicina Tropical e Secretarias de Assistência da Capital e do Interior.

O objetivo da reunião foi definir novas ações de reforço que têm como foco o treinamento de profissionais para a assistência a pacientes na capital e no interior e o monitoramento dos planos municipais de controle e prevenção da doença nos 28 municípios onde houve o registro de pelo menos um caso de dengue em 2010. Alecrim anunciou que o quadro de médicos para atendimento de casos suspeitos ou confirmados de dengue será ampliado na FMT e enfermeiros coordenadores do programa Agentes Comunitários de Saúde dos 62 municípios, reunidos em Manaus, receberão nova capacitação ainda nesta semana.

Nos últimos 15 dias foram capacitados mais de 300 profissionais, somente em Manaus e outros 100 receberam orientações específicas para diagnóstico e tratamento da dengue no interior. Além disso, na última quinta-feira, a Susam realizou a primeira videoconferência sobre dengue, com a participação de 45 municípios.

Mutirão – O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus iniciam nesta terça-feira (1º), um grande mutirão de limpeza na cidade, com o objetivo de combater o mosquito da dengue (Aedes Aegypti). O lançamento será às 10h, na rua 7 de Maio, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, com a presença do governador Omar Aziz e do prefeito Amazonino Mendes (a confirmar).

O mutirão faz parte das estratégias de controle da doença, que serão executadas de forma conjunta e intensa, para evitar o aumento de casos da dengue em Manaus. Além da limpeza, Governo e Prefeitura irão promover a intensificação de informações por meio de campanha, para esclarecer e mobilizar a população e evitar a proliferação do mosquito, considerada a medida mais eficaz de combate à doença.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327