Susam quer fortalecer ações básicas de saúde no interior

As ações primárias de saúde, voltadas para prevenir doenças por meio de ações simples como a correta realização do pré-natal, a vacinação e boas práticas de alimentação, devem ser fortalecidas em todo o Amazonas. As equipes da estratégia Saúde da Família que atuam na capital e nos 61 municípios do interior serão capacitados ao longo do ano para padronizar procedimentos, intensificar ações e realizar o correto monitoramento e avaliação dos resultados alcançados junto às populações do Estado. A capacitação está sendo oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) que abriu nesta segunda-feira mais uma etapa de treinamentos.

Coordenadores de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde de todos os municípios ficarão em Manaus até a próxima sexta-feira, alinhando as estratégias de fortalecimento das ações em diversas áreas, incluindo a saúde neonatal, hipertensão, diabetes e doença renal crônica, saúde mental, saúde da mulher, acidentes e violência.

O secretário estadual de Saúde Wilson Alecrim destacou, durante a abertura do evento, que a promoção à saúde é uma das mais importantes etapas de assistência à população. Ele cobrou dos municípios ações que respondam às suas necessidades e que superem as suas dificuldades, dentre as quais o número reduzido de médicos no interior. “Hoje precisamos nos preocupar ao mesmo tempo com doenças endêmicas, bem conhecidas, e com doenças emergentes”. Ele citou os transtornos mentais, para os quais 90% das ações de prevenção e controle devem ser executadas pelos municípios.

Wilson Alecrim destacou que a ampliação da cobertura da estratégia Saúde da Família deve ser uma prioridade das secretarias municipais de saúde e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o co-financiamento da Atenção Básica, que deve viabilizar, essa ampliação, entre outros avanços.

A assessora técnica Sheila Said, da Gerência de Atenção Básica e Ações Estratégicas da Susam, explicou que a capacitação das equipes do interior tem o objetivo de nivelar o conhecimento sobre o programa Saúde da Família. “Temos sempre novos profissionais nas equipes que precisam de um claro entendimento sobre o programa”. A estratégia para a capacitação de todos é o treinamento presencial dos coordenadores e a multiplicação de informações nas sete regiões de referência – Rio Negro e Solimões, Alto Solimões, Entorno de Manaus, Baixo Amazonas, Médio Amazonas, Amazonas e Triângulo – e em cada município. Segundo Sheila, até o final deste ano serão realizados mais cinco módulos de treinamento.

Os municípios são responsáveis pela execução das ações básicas. “Cabe ao Estado coordenar, monitorar e oferecer o apoio necessário para que essa assistência seja oferecida da melhor forma possível, atendendo ao maior universo possível e com a melhor qualidade possível”.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes