Susam recebe certificado de reconhecimento da Waba
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) recebeu o Certificado de Estímulo ao Aleitamento Materno, concedido pela organização Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês). O reconhecimento da organização internacional é resultado da participação das equipes da Área Técnica de Saúde da Criança, maternidades e bancos de leite da rede estadual de saúde, nas atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizadas no ano passado, em articulação com as prefeituras da capital e do interior do Estado. A primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, que apoiou ativamente toda a programação, também foi destacada com a certificação.
A WABA congrega pessoas e organizações engajadas na promoção, apoio e defesa do aleitamento materno, atuando nos níveis internacional, nacional, regional e comunitário. A organização, que tem sede em Nova York e escritório no Brasil, é parceira de instituições como o UNICEF e a IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar).
Além dos certificados de reconhecimento concedidos especificamente à Susam e ao secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, foram homenageados também a coordenadora de Saúde da Criança, da Susam, Katherine Benevides; o coordenador dos Bancos de Leite da rede estadual, médico Jefferson Pereira Guilherme; a nutricionista Tânia Batista; Instituto da Mulher Dona Lindu e as maternidades Azilda Marreiro, Ana Braga e Nazira Daou e seus respectivos diretores e gerentes de Enfermagem; os Bancos de Leite Fezinha Anzoateghi, Azilda Marreiro e do Estado do Amazonas (que funciona na maternidade Ana Braga), bem como seus coordenadores.
No interior do Estado, a certificação da Waba contemplou as secretarias municipais de saúde de Borba, Coari, Santa Izabel do Rio Negro, Maraã, Tabatinga, Parintins, Itamarati, Juruá e Presidente Figueiredo. Entre as unidades de saúde que receberam o reconhecimento estão a Unidade Básica de Saúde Nicolau Madureira (Maraã), Unidade Mista de Saúde de Maraã, Maternidade do Hospital Regional Dr. Jofre Cohen (Parintins); Unidade Básica de Saúde Messias de Oliveira (Itamarati); Uniade Mista do Juruá. O Centro de Atenção à Juventude, de Presidente Figueiredo, também foi certificado.