Susam reforça estrutura de saúde para o Fecani

O Governo de Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) montou uma estrutura de reforço para o atendimento de saúde em Itacoatiara durante o 27º Festival da Canção de Itacoatiara – Fecani. A estrutura começa a funcionar a partir desta sexta-feira (02) e permanecerá ativa até o dia 08 de setembro, garantindo atendimento durante a festa e também no feriado da Semana da Pátria.

A equipe de reforço para o Fecani está composta por três cirurgiões gerais, três anestesistas e três ortopedistas, que trabalharão em regime de plantões. A Susam também disponibilizará duas ambulâncias de suporte básico para remover pacientes dentro do próprio município e, se necessário, transportar os casos mais graves para atendimento na capital.

O atendimento estará centralizado no Hospital José Mendes, da rede estadual de saúde. Um ambulatório será montado na área onde se realiza a festa para atendimento dos casos mais simples, como mal estar súbito e crise de hipertensão.

Segundo o secretário executivo de Assistência à Saúde no Interior, Evandro Melo, o objetivo da Susam é garantir o atendimento imediato e resolutivo as pessoas que necessitem de cuidados médicos durante a festa. “O Governo do Estado está fazendo um investimento de R$ 70 mil para garantir reforço no atendimento médico durante o festival”.

O secretário informa que também foi montado um plano de prevenção de acidentes e agravos, cujo objetivo é diminuir a demanda dos atendimentos de saúde e estabelecer rotas de fuga para a remoção de pacientes. “Nós estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura de Itacoatiara, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, Detran, e vamos fazer um trabalho de fiscalização nas estradas, verificando principalmente e punindo as pessoas que insistem em dirigir sob o efeito de álcool”, explica Melo.

De acordo com Evandro Melo a maioria dos atendimentos durante este tipo de evento é em conseqüência de acidentes de trânsito. “As estatísticas mostram que em primeiro ligar estão os acidentes envolvendo motociclistas ou motoristas que dirigem embriagados”. Em seguida estão os ferimentos por arma branca (faca, terçado, canivetes) e as agressões físicas.

O público estimado para o Fecani deste ano é de 60 mil pessoas.

Sucesso

Segundo Evandro Melo a estrutura e o plano que serão executados durante o Fecani foram testados com sucesso no último final de semana durante o 15º Festival de Cirandas de Manacapuru. “Nós adotamos essa mesma estratégia e tivemos como resultado uma redução de 40% no número geral de atendimento em relação ao ano passado e também a diminuição considerável no número de casos graves”, afirma.

Ele informa ainda que a determinação do Governo do Estado é montar essa estrutura em todos os eventos sócio-culturais realizados tanto na capital quanto nos municípios do interior do estado.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Susam Secretaria
comunicacao@saude.am.gov.br