Susam reúne gestores para debater Educação Permanente em Saúde
Gestores e técnicos de unidades de saúde de 16 municípios das regiões do Madeira, Purus e Juruá estão reunidos em Manaus para participar de uma oficina sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), a oficina teve início nesta terça-feira (11), no auditório do Da Vinci Hotel e Conventions. Serão dois dias de atividades, organizadas pelo Departamento de Gestão e Recursos Humanos da Susam, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
“Este encontro é mais uma oportunidade para disseminar o conceito e reforçar a importância da educação permanente em saúde, como ferramenta de desenvolvimento institucional, valorização dos servidores e de melhoria dos serviços prestados à população”, afirmou o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, que participou da abertura do evento.
A diretora de Gestão e Recursos Humanos da Susam, Alzenir Medeiros Edwards, explica que a Oficina Regional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, já contemplou gestores e técnicos das regiões de Saúde do entorno de Manaus e Rio Negro; Rio Negro e Solimões; do Médio Amazonas e da região do Triângulo. “Nessas oficinas promovemos a troca de experiência sobre gestão de recursos humanos em saúde, abordamos temas que reiteram a importância da aprendizagem no trabalho como instrumento para a transformação e qualificação da prática profissional e reforçamos os direitos e deveres dos trabalhadores, conforme as normatizações a que estão sujeitos”, destacou Alzenir.
Segundo a diretora, as discussões realizadas durante as oficinas também são importantes para subsidiar a elaboração dos planos regionais de educação em saúde, pois permitem a identificação das necessidades de treinamento e capacitações, de acordo com a realidade dos municípios.
O evento que está sendo realizado pela Susam reúne servidores de Borba, Novo Aripuanã, Apuí, Humaitá, Manicoré, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Tapauá, Eirunepé, Envira, Carauari, Itamarati, Guajará e Ipixuna.