Susam terá estrutura de saúde no Sambódromo
Um posto de atendimento médico será montado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para garantir os primeiros-socorros aos participantes do carnaval 2012.
A estrutura funcionará no Sambódromo a partir da próxima sexta-feira (17), quando as escolas de samba dos Grupos A e B abrem o calendário oficial de desfiles, e permanece montada até o final do Carnaboi, que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro.
De acordo com o secretário Wilson Alecrim, o posto médico estará preparado para realizar os primeiros atendimentos nos casos de acidente, como quedas e agressão, e qualquer tipo de mal estar. A equipe de assistência será formada por dois médicos, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, quatro técnicos administrativos e um motorista, por plantão. No total, 72 pessoas estarão envolvidas na montagem e funcionamento da estrutura de saúde.
A unidade, que deverá estar completamente montada no dia 14, terá quatro leitos e contará com o suporte de ambulância para a remoção dos pacientes que precisarem de tratamento de maior complexidade
Os serviços de referência para esses casos serão o SPA Alvorada, localizado no bairro Alvorada I, próximo ao Sambódromo, e os pronto-socorros 28 de Agosto e João Lúcio, que receberão reforço de material e equipamentos.
Segundo o secretário, os atendimentos mais comuns feitos durante o carnaval são as decorrentes de agressões, incluindo os ferimentos por arma branca e arma de fogo, brigas e acidentes. “Na maioria dos casos, os problemas são causados pelo excesso de bebida alcóolica”, diz o secretário.
Wilson Alecrim diz que também é comum o atendimento de pessoas desidratadas ou com mal estar causado pela ingestão de comidas muito pesadas ou contaminadas, ou pela falta de alimentação.
O secretário orienta os brincantes a fazer uma refeição leve e nutritiva antes de ir pra o sambódromo e manter a hidratação com água ou suco, além de evitar o consumo exagerado de álcool, antes e durante os desfiles. Também devem ser evitados os alimentos vendidos na rua, sem cuidados de conservação e armazenamento. “São medidas que podem garantir a alegria da festa do início ao fim”. As recomendações valem para quem vai desfilar e para os que vão assistir.
Itinerante
Além da estrutura fixa que será montada no Sambódromo, a Susam vai garantir a presença de uma ambulância e uma equipe multiprofissional nos eventos de carnaval espalhados pela cidade.
O coordenador do plano estadual de assistência à saúde no carnaval 2012, Paulo Viana, explica que no total serão cobertos oito eventos até o próximo dia 21, incluindo a Feira do Tururi, no largo Mestre Chico, que começou no último dia 3 e vai até o dia 19 de fevereiro.
O suporte à saúde também estará no Carnaval dos Centros de Convivência do Idoso da Aparecida, Cidade Nova e Compensa, e nos Concursos de Fantasia e Baile de Fantasias, no Largo de Saõ Sebastião.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br