Susam transfere mães e bebês da Maternidade Azilda Marreiro

A Maternidade Estadual Azilda Marreiro está localizada na avenida Samaúma, Monte das Oliveiras, zona Norte. A água também prejudicou o sistema elétrico da unidade e causou pane em parte dos equipamentos. No momento da chuva nenhum parto estava sendo realizado.

A transferência das 25 mulheres e dos oito bebês internados na maternidade foi feita imediatamente. Três ambulâncias do SOS Manaus e uma ambulância UTI da própria maternidade fizeram a remoção das parturientes para as maternidades da rede estadual. Cinco foram para a maternidade Balbina Mestrinho (zona Sul), 12 para a Ana Braga (zona Leste), quatro para a Nazira Daou (zona Norte) e quatro para a maternidade conveniada Planalto (zona Oeste). Dos bebês que se encontravam internados na Unidade Neonatal de Cuidados Intensivos (UCI) quatro foram transferidos para o Instituto da Criança do Amazonas (Icam) e três para o Hospital Infantil Dr. Fajardo, ambos na zona Sul. Um outro bebê foi levado para o Pronto Socorro da Zona Oeste.

A secretária estadual de saúde, Leny Passos, e as equipes de Maternidades e Engenharia da Susam, acompanhados por técnicos da Secretaria de Infra-Estrutura, deram início, logo após a remoção dos pacientes, ao levantamento dos danos e definição de providências para que a unidade volte a operar normalmente o mais rápido possível.

A Susam também providenciou de imediato reforço de dois anestesistas, três obstetras e dois pediatras para reforçar as equipes da Beneficente Portuguesa. O hospital, juntamente com as maternidades Ana Braga, Balbina Mestrinho e Nazira Daou, deverá ser utilizado pelas gestantes durante o tempo em que a Azilda Marreiro estiver fechada.

CAIC – O Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Dr. Moura Tapajós, também localizado na avenida Samaúma, no Monte das Oliveiras, foi outra unidade de saúde atingida pelo temporal de ontem. Houve destelhamento e comprometimento da rede elétrica. Várias mães e crianças estavam no local quando começou a chover. Elas permaneceram nas salas não atingidas pela água e receberam assistência dos profissionais de saúde até conseguirem deixar a unidade. Nesta quarta-feira, as consultas do Caic estão suspensas para que os reparos possam ser feitos.