Susam vai abrir sindicância para apurar mortes

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, informa que a Secretaria abriu sindicância para apurar a morte de crianças internadas no Pronto-Socorro da Zona Sul e que aguarda o laudo técnico da White Martins, empresa responsável pelo sistema de gases medicinais da unidade, no qual serão esclarecidas possíveis oscilações no fornecimento de oxigênio aos pacientes internados nas UTIs pediátricas.

De acordo com ele, informações preliminares indicam ter havido queda na pressão dos gases por volta das 2 horas da manhã de hoje (08/08), o que fez disparar o sistema de alerta e a substituição da rede integrada de oxigênio pelo sistema reserva. Como a troca foi feita imediatamente, a Secretaria descartou, em princípio, uma relação entre a queda de pressão e os óbitos ocorridos em horários anteriores e posteriores ao fato: 20h45 de ontem, 3 horas, 3h20, 7h50 e 8h55 de hoje. Ainda assim, vai realizar a sindicância para apurar se, de fato, a hipótese pode ser descartada.

A White Martins realizou manutenção preventiva no sistema de gases do Pronto-Socorro nesta segunda-feira e garantiu, em carta enviada à Secretaria de Saúde, que havia disponibilidade de oxigênio na unidade.

A Secretaria destaca que os pacientes que foram a óbito estavam em estado grave.

Dezenove crianças no total encontravam-se internadas nas duas UTIs do Pronto-Socorro e unidade semi-ntensivas, e utilizavam oxigênio.

As unidades contam com médicos e enfermeiros intensivistas em horário integral.

_____________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes – 9601- 5485