Susam vai analisar conclusões de perito

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, vai submeter à análise de uma equipe técnica local as conclusões do perito Mário Henrique Carvalho Grade, que apontou relação entre pane ocorrida no sistema de gases medicinais do Pronto Socorro da Criança Zona Sul, em agosto do ano passado, e a morte de duas crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva do hospital. As conclusões do perito fazem parte de relatório produzido pelo Ministério Público Estadual, apresentado à Imprensa na manhã de hoje (04).

Wilson Alecrim disse que teve acesso apenas à parte conclusiva do relatório do MPE e não ao teor completo do trabalho. “Vamos avaliar as conclusões do perito, uma vez que este é, em princípio, o único ponto discordante entre o relatório do MPE e o produzido pela Comissão de Sindicância da Susam”, afirmou.

De acordo com ele, o relatório da Susam não apontou nexo causal entre quatro das cinco mortes ocorridas entre os dias 7 e 8 de agosto no hospital e a queda de pressão nos gases. Um único caso, não esclarecido, foi encaminhado ao Conselho Regional de Medicina.

A Comissão da Susam também apurou que a White Martins, contratada pela Secretaria para fornecer gases medicinais e prestar assistência técnica para o PSC Zona Sul, falhou no cumprimento das suas tarefas. A empresa não planejou adequadamente a manutenção preventiva prevista e não verificou possíveis problemas com as tubulações da rede de gases do hospital, o que teria gerado queda de pressão no fornecimento de oxigênio para as duas UTIs do pronto-socorro. “Em relação aos problemas no fornecimento de gases, os dois relatórios responsabilizam a White Martins”, disse.

Pelo contrato firmado com a Susam, a White Martins responde integralmente pela assistência técnica, assim como por toda a manutenção preventiva e corretiva necessária ao perfeito funcionamento do sistema. Pelas falhas apontadas, a empresa foi multada em 5% sobre o valor do contrato, e a defesa apresentada por ela ainda está sendo analisada pela Assessoria Jurídica da Secretaria.

_________________________________________