Susam vai aos shoppings divulgar a doação de córneas
A ação, que complementa o trabalho que já vem sendo desenvolvido em unidades de saúde e escolas, estará voltada para os visitantes do Amazonas Shopping e do Studio 5 Festival Mall. Neste sábado e domingo, das 17 às 20 horas, técnicos do Banco de Olhos do Estado farão a distribuição de cartazes e folhetos aos visitantes do Amazonas Shopping. No próximo final de semana, estarão no Studio 5. A presença nesses locais tem a intenção, de acordo com a diretora do Banco de Olhos, Cristina Garrido, de ampliar o número de pessoas esclarecidas acerca da doação e garantir que o número de doações de córnea aumente gradativamente.
A campanha de incentivo à doação de córneas foi lançada pela Susam no Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro). Com o slogan “Ficou fácil ajudar alguém a ver o mundo”, as peças destacam que qualquer pessoa, independente da idade, sexo e até mesmo problemas de visão anteriores pode ser doadora, após seu falecimento. Como a autorização para a remoção das córneas depende apenas da autorização da família, a campanha também orienta os que decidiram pela doação a manifestar esse desejo a amigos e familiares. Foram investidos na produção e veiculação dos cartazes, folders, placas de outdoor e comerciais de rádio e TV cerca de R$ .
“Os resultados já começara a surgir”, comemora Cristina Garrido. O Banco de Olhos já recebeu duas doações. A primeira ocorreu apenas três dias após o lançamento da campanha e a segunda, uma semana depois. Os doadores foram Dionísio Printes de Azevedo, 58, que faleceu no Pronto-Socorro João Lúcio, na última quinta-feira (30) e Letícia Figueiredo, 66 anos, que estava internada no Hospital Adriano Jorge. Os dois pares de córnea estão sendo conservados no Banco de Olhos, onde aguardam o resultado dos exames que precisam ser feitos antes da liberação para o transplante.
Cristina diz que o Banco de Olhos do Amazonas está adequado às normas internacionais de qualidade e segurança e conta com uma equipe formada por dois médicos oftalmologistas e sete técnicos. A unidade funciona 24 horas, para atender as solicitações dos familiares para doação das córneas, o que pode ser feito pela própria família pelo telefone 612-2589 ou por um dos profissionais que fez o atendimento do doador na unidade de saúde. A doação pode ser feita até seis horas depois da morte.