Susam vai chamar novos concursados

O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, anunciou ontem que até o final de fevereiro será convocado novo grupo de aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Serão chamadas aproximadamente 800 pessoas de todos os níveis e categorias, para atuar na rede da capital e nas seis fundações de saúde vinculadas – Adriano Jorge, Alfredo da Matta, Cecon, Hemoam, Tropical e Vigilância em Saúde.

Wilson Alecrim explica que a quantidade de profissionais convocados está sendo definida de acordo com as necessidades da rede e com a capacidade de atendimento do Governo nas etapas necessárias à posse, o que inclui realização de exames de saúde, avaliação pela Junta Médica do Estado e recebimento da documentação exigida.

“Também consideramos a adaptação dos novos profissionais à rotina das nossas unidades”, justifica o secretário. Segundo ele, a substituição precisa ser lenta para que não haja comprometimento na assistência à população. “Na saúde o atendimento é mais sensível do que na maioria das demais áreas, e a prestação do serviço deve ser rápida e precisa, especialmente nas unidades que trabalham com urgência e emergência”.

Com a nova convocação chega a quase três mil o número de concursados da Susam já admitidos. Duas outras convocações foram feitas em 2005, contemplando 1.073 servidores para a capital e outros 500 para o interior, incluindo todos os profissionais de nível superior (médicos, odontólogos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros). Também foi editada uma lista extra convocando 64 servidores para a Fundação Cecon, em função da inauguração da primeira etapa do novo prédio, onde passaram a funcionar os serviços de Ambulatório, Quimioterapia e Diagnóstico por Imagem.
.
Wilson Alecrim destaca que o prazo para apresentação dos aprovados que serão chamados no final do mês será de 30 dias após publicação oficial do edital de convocação, com direito a prorrogação por mais 30 dias. Ao final deste período, garante o secretário, será feita nova convocação.