Susam vai garantir mais leitos para gestantes

De acordo com o secretário Wilson Alecrim, a medida é a primeira de uma série de providências que serão tomadas para incrementar a assistência na área materno e infantil em Manaus e dará, de imediato, condições de atender até 400 mulheres por mês, ampliando em mais 40 leitos a capacidade atual da rede.

O secretário diz que técnicos da Susam também estão realizando estudos para avaliar se os leitos ofertados estão em quantidade insuficiente para a demanda ou se a capacidade instalada da rede não está sendo utilizada de forma adequada. “Reconhecemos que apesar dos 130 leitos novos das duas maternidades entregues nos últimos dois anos pelo Governo Estadual, ainda há problemas no atendimento às gestantes. O que estamos verificando é onde exatamente está o problema”. Alecrim diz que o mapeamento dos leitos está pronto e que pessoalmente vem acompanhando a ocupação das maternidades. “Freqüentemente temos unidades lotadas e outras com vários leitos disponíveis”.

Para acertar este descompasso, Wilson Alecrim adianta que o Governo em breve vai contar com uma Central de Regulação de Leitos. O sistema vai possibilitar o monitoramento on line da disponibilidade e ocupação dos leitos em todas as maternidades. “Desta forma, ao acessar a Central, a maternidade que estiver lotada saberá exatamente para onde encaminhar a gestante, evitando a peregrinação por várias unidades”.

O secretário de Saúde destaca que, além disso, em breve a maternidade estadual Alvorada, que está em reforma, será reinaugurada, com 31 leitos de alojamento conjunto e seis de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal. “Destacamos ainda que desde a última quinta-feira (02/12), a maternidade Ana Braga está operando com mais cinco leitos de UCI neonatal, no total de 15 para atendimento de bebês com necessidades de atenção prolongada, e que a maternidade Balbina Mestrinho terá no próximo ano o laboratório de análises clínicas adaptado às suas atuais necessidades”. As obras deste laboratório devem ser retomadas nos primeiros meses de 2005.

Wilson Alecrim diz que também irá acompanhar e avaliar as ações municipais na área de assistência materno-infantil. “Estamos aguardando a inauguração de uma nova maternidade municipal e estaremos, na condição de gestor do sistema de saúde, indicando caminhos, estabelecendo parcerias e acompanhando as ações que cabem a cada esfera”.

Segundo a Gerência de Maternidades e Hospitais da Susam, atualmente, o sistema público conta com 425 leitos, dos quais 286 em cinco maternidades próprias, 38 do sistema municipal e 101 conveniados pelo Sistema Único de Saúde. As maternidades estaduais também oferecem 48 leitos de pré-parto, 36 de alojamento tardio, 32 de UTI Neonatal, 35 de UCI Neonatal e sete de UTI materna.