Susam vai reunir secretarios municipais

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai reunir, entre os próximos dias 25 e 27, os secretários municipais de saúde durante o evento “Promovendo a Saúde no Amazonas para o Futuro”. O objetivo é apresentar aos novos gestores informações relativas ao exercício da gestão e estabelecer parcerias para a co-gestão da saúde. O evento é organizado pelo Departamento de Planejamento da Susam, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e com o apoio do Ministério da Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems).

Durante o evento, que será realizado no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, os gestores deverão compor um plano operativo para alcançar as metas estabelecidas no Pacto Amazonas para o Futuro, firmado entre o Governo do Amazonas e as Prefeituras municipais em janeiro deste ano. Três áreas da saúde estão contempladas no plano: redução da mortalidade infantil, ampliação da cobertura vacinal, e combate às doenças endêmicas. “As metas estão estabelecidas e o que se pretende agora é definir as ações necessárias”, explica a diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radja Lopes. O documento será assinado pelos prefeitos municipais.

Segundo a diretora, além do Plano Operativo, os secretários deverão expor necessidades específicas dos municípios para que o Governo do Estado possa viabilizar apoio técnico e financeiro para a melhoria dos sistemas de saúde local.

Radja Lopes informa que outro foco do encontro será a descentralização das ações e serviços. “As prefeituras precisam conhecer claramente o que cabe ao gestor municipal e melhorar os investimentos e a gestão da saúde”. Ela destaca que cada esfera de governo tem responsabilidades em relação ao setor, cabendo ao Estado ajudar os municípios na melhoria da assistência, e às prefeituras a execução eficiente às ações de saúde, principalmente na Atenção Básica, onde estão incluídas também as ações de vigilância em saúde. “Por conta disso, teremos um momento especial para discutir a questão do controle de endemias, como dengue e malária”. A Fundação de Vigilância em Saúde vai destacar as metas para este ano e o financiamento das ações, além de entregar uma cartilha com orientações relativas à vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica.

Outro resultado esperado após o encontro com os gestores é a implantação da Regionalização Solidária e dos Colegiados de Gestão Regional. Segundo Radja Lopes, o objetivo da implantação é facilitar a organização do sistema de saúde, a formação de redes de atenção, o acesso a serviços de média e alta complexidade, o planejamento regional e a gestão do trabalho e educação em saúde.

Programação
Dia 25
9 h – Abertura
9h30 – O SUS, contexto atual e a Amazônia – Antônio Carlos Nardi, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Conasems
11h – Monitoramento e Avaliação – André Bonifácio, Ministério da Saúde
14h – Controle Público – Luiz Bolzan, Ministério da Saúde
15h – Vigilância em Saúde – Secretaria de Vigilância em Saúde do MS
16h – Pacto pela Saúde – Ministério da Saúde

Dia 26/03
8h – Atribuições da Gestão Municipal da Saúde – Conasems e Cosems/AM
10h – Curso de Qualificação de Gestores dos Serviços do SUS – Professor Antonio Levino da S. Neto (Fiocruz)
11h – A importância da parceria entre os gestores para o avanço do SUS – Agnaldo Costa, secretário de Saúde do Amazonas
14h – Compromisso dos municípios com o Pacto para o Futuro: Diretrizes e Metas – FVS
16h30 – Regionalização: conformação regional – Heliana Feijó, secretária executiva de Assistência à Saúde do Interior/Susam

Dia 27/03
8h – Telessaúde na Atenção Básica – Ana Estela Hadad/MS
8h30 às 16h – Grupo de Trabalho: Plano Operativo
16h – Plenária Final com os prefeitos para Assinatura dos Termos de Compromisso
17h – Encerramento

____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda – 9995-1310
Francismar Lopes – 9601 5485