Taxas de mortalidade foram reduzidas em 2004

O Governo do Amazonas comemorou o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, apresentando resultados obtidos na área definida pela Organização Mundial da Saúde como tema das celebrações deste ano no mundo inteiro: a saúde materna e infantil.

No Estado, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), divulgados ontem durante painel de discussões realizado no auditório da maternidade Ana Braga, as taxas de mortalidade materna e infantil foram reduzidas em 2004. Com relação ao ano anterior, as mortes maternas (por gravidez, aborto ou parto), infantis (de crianças menores de 1 ano) e neonatais (de bebês até os 27 dias de vida) caíram tanto na capital quanto no interior do Estado.

No ano passado ocorreram, no Estado, 68,8 mortes maternas a cada 100 mil nascidos vivos, enquanto no ano anterior foram 86,5. No caso das mortes neonatais, a redução foi de 12,5 para 10,3 em cada grupo de mil nascidos vivos. A mortalidade infantil caiu de 21,3 para 18,4 mortes para mil nascidos vivos.

As reduções são, na opinião do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, resultado das ações desenvolvidas pelo Estado e municípios no sentido de oferecer maiores e melhores estruturas de atendimento e atenção mais humanizada para as mulheres grávidas e recém-nascidos. As metas definidas em parceria com o Ministério da Saúde são, segundo o secretário, reduzir os índices de morte de mães e bebês em 15% até o final de 2006 e em 75% até 2015 em todo o Brasil.

Alecrim diz que estas metas foram definidas com base nos índices de 2003 e que o Estado já apresenta os primeiros índices de redução devido a uma série de ações que vêm sendo realizadas na capital e no interior do Estado. As ações fazem parte das linhas definidas pela Susam como prioritárias e incluem desde a ampliação da capacidade de atendimento até o treinamento dos servidores, passando pela implantação de um sistema de vigilância e prevenção da gravidez na adolescência.

“É importante destacar que a melhoria nas taxas de mortalidade dependem não só do Estado, responsável pela oferta de serviços de média e alta complexidade, mas de todas as prefeituras que devem realizar atenção básica, o que significa principalmente o pré-natal, educação em saúde e prevenção. O secretário diz que a realização do pré-natal nas unidades básicas, com consultas regulares, é uma das ações definidas como imprescindíveis. Estudos nacionais mostram que quanto maior o número de consultas menor a taxa de mortalidade neonatal.

Estado reforça estrutura e atendimento

Wilson Alecrim contabiliza que nos últimos dois anos foram inaugurados 130 novos leitos em duas maternidades – Ana Braga e Azilda Marreiro – e realizados diversos treinamentos para os servidores das cinco maternidades estaduais, visando o incremento do atendimento humanizado.

Ele ressalta também que o Estado criou mais sete leitos de UTI materna, 23 novos leitos de UCI neonatal e dez leitos de UTI neonatal. “Na capital, também inauguramos o Banco de Leite Humano do Amazonas e adequamos todas as nossas maternidades para o credenciamento na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, cujo resultado deve ser informado oficialmente pelo Ministério da Saúde dentro dos próximos 30 dias”.

Alecrim informa, ainda que o método Mãe Canguru, já adotado pela Secretaria, deve ser ampliado, assim como o programa “Primeira Semana: Saúde Integral”, onde são desenvolvidas seis ações básicas de cuidado ao recém-nascido e à mãe, dentre elas a aplicação de vacinas e o teste do pezinho.

De acordo com o secretário, no interior do Estado a atenção ao parto também foi ampliada, com a entrada em funcionamento de 14 unidades hospitalares com atendimento de referência materno-infantis, além do treinamento para a melhoria da assistência ao parto domiciliar, já que no interior muitas mulheres ainda têm seus filhos em casa. A meta é que os 61 municípios do interior treinem 100% das parteiras em atividade, dentro dos próximos dois anos, dando continuidade ao programa de treinamentos desenvolvido pela Secretaria, em parceria com o Ministério da Saúde.

Programação contou com profissionais de várias áreas

Para marcar o Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promoveu nesta quinta-feira (07/04) no auditório da maternidade estadual Ana Braga, um painel sobre Saúde Materna e Infantil. Participaram do painel o secretário Wilson Alecrim, a coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Ione Brum, a presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria, Denise Corrêa de Paula Nunes e o presidente da Sociedade Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia, Wallace Ramos de Oliveira.

Além das discussões sobre o tema, a Susam promoveu, em parceria com a UniNilton Lins, a divulgação da nova Caderneta da Criança, elaborada pelo Ministério da Saúde. Estudantes da Universidade esclareceram as mães internadas na Ana Braga sobre o uso do documento, assim como os cuidados gerais com a saúde da criança desde o nascimento, com ênfase no acompanhamento do crescimento. Foram abordados os cuidados com a vacinação, alimentação e nutrição, e formas de registro das etapas de desenvolvimento das crianças.