Técnicos elaboram Compromisso de Gestão

A Secretaria de Estado da Saúde está realizando a Oficina Regional do Pacto pela Saúde: Construção do Termo de Compromisso de Gestão Municipal – Pólo Manaus, nesta quinta e sexta-feiras. O objetivo do evento é reunir os técnicos da área de planejamento das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, tanto da capital quanto do interior, que estarão trabalhando na construção do Termo de Compromisso da Gestão Municipal em Saúde.

O documento deverá conter as diretrizes que irão nortear a gestão da saúde nos municípios tendo como ponto de partida o Pacto pela Saúde, definido com um conjunto de reformas institucionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo Pacto foram redefinidas as responsabilidades de cada gestor, dentro as esferas federal, estadual e municipal, levando-se em consideração as necessidades de saúde da população a ser assistida e buscando a equidade social.

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radija Lopes, durante a oficina os técnicos estarão buscando de forma coletiva e democrática as formas viáveis de implementação dessa política no estado do Amazonas. “Nós precisamos ter em mente que temos dificuldades a serem superadas e só iremos conseguir isso se trabalharmos juntos. Esse é o nosso espírito de trabalho na construção desse documento”, declara.

Na programação da oficina estão previstas palestras explicativas sobre o Pacto pela Saúde e discussões entre grupos específicos para definição das diretrizes que deverão compor o Termo de Compromisso de Gestão Municipal.

Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327