Técnicos recebem treinamento sobre uso indevido de drogas
Informações como estas estão sendo abordadas no Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que acontece em três módulos, a partir desta semana, para 35 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). As aulas estão sendo ministradas pelos conselheiros do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen/AM).
O objetivo do é capacitar os técnicos para atuar na área de educação em saúde e no atendimento às pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias químicas.
Para o presidente do Conen/AM, Eber Bessa Rebello, que é um dos instrutores do curso, trabalhar a prevenção ao uso de drogas no Brasil, especialmente na região Norte, é complicado. “No Amazonas, 75% do total de usuários de drogas lícitas e ilícitas são usuários de bebidas alcoólicas”, disse ele. “Os técnicos da Secretaria de Saúde trabalham atendendo nas comunidades mais periféricas e carentes, por isso precisam estar atualizados em todas as ferramentas”. Na pesquisa realizada pelo Cebrid em oito cidades da região Norte, a estimativa de dependentes de álcool foi a segunda maior do Brasil, o que corresponde a uma população de 480 mil pessoas.
Para Sandra Cavalcante, técnica do Programa de Prevenção por Morbimortalidade por Acidentes e Violências, que está sendo implantado pela Susam, a melhor maneira de aprimorar a assistência integral à saúde é a prática da prevenção. “Com a prevenção e o trabalho articulado de todas as secretarias, iremos combater com eficácia o alto índice do uso de drogas lícitas e ilícitas no Estado”, ressaltou Sandra.
O Programa também visa intensificar os atendimentos a jovens no sistema estadual de saúde. Um dos projetos desenvolvidos pela Susam, há 10 anos, é o Programa Saúde do Adolescente (Prosad), que em 2003 atendeu em ações desenvolvidas em grupos e individualizada, mais de mil integrantes. A equipe multiprofissional que integra o programa é composta por educadoras, técnicas de enfermagem, enfermeiras, pediatras, ginecologista e psicóloga.
Periodicamente são realizadas abordagens educativas em torno de temas como sexualidade, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, aids, drogas, entre outros assuntos demandados pelos próprios participantes do Prosad. No programa, o adolescente, além de obter informações sobre os mais variados assuntos, é treinado para ser Agente do Prosad, um multiplicador destas junto aos demais, passando a atuar na própria escola. O programa funciona no Posto de Atendimento Médico (PAM) Codajás.
Após o treinamento os técnicos da Susam serão os responsáveis pela disseminação das novidades em relação a abordagem e tratamento de usuários de droga junto aos adolescentes e crianças.
Os temas abordados no treinamento esta semana são: As Drogas na Atualidade, Princípios Básicos da Neurociência – Drogas e Seus Efeitos, Alcoolismo e Tabagismo. De 9 a 11 deste mês, os participantes debatem A Família e a Questão das Drogas, As Drogas na Adolescência, Legislação sobre Entorpecentes e Justiça Terapêutica. O treinamento encerra com abordagem em Tratamento ao Uso Indevido de Drogas, além dos participantes avaliarem todo o aprendizado do curso.