Tonantins recebe nova ambulância

O Hospital Frei Francisco, inaugurado em abril deste ano no município de Tonantins, localizado a 865 quilômetros de Manaus, acaba de receber uma nova ambulância para remoção de pacientes na sede e comunidades rurais. O veículo foi repassado à direção do hospital pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) que, desde o início do ano, está implementando o programa estadual de apoio à qualidade da saúde no interior do Amazonas, com a entrega de ambulâncias tradicionais, ambulâncias fluviais e equipamentos para diagnóstico por imagem.

A gerente do Alto Solimões e do Triângulo da Secretaria de Assistência ao Interior da Susam, Jorgete Gama, disse que a ambulância complementa a estrutura do Hospital Frei Francisco, inaugurado em abril deste ano pelo Governo do Estado, com 20 leitos e padrão de atendimento 24 horas, em urgência, emergência e internação.

O prefeito de Tonantins, Jorge Amazonas, que recebeu oficialmente a nova ambulância, destacou que o hospital terá agora mais qualidade e rapidez no atendimento aos pacientes que necessitam de remoção.

Equipado para prestação de serviços de urgência, emergência e internação, o hospital terá a ambulância à disposição da população, facilitando a remoção de pacientes tanto na sede quanto nas comunidades rurais. Além da ambulância, ainda está sendo reformado um carro ford ranger que presta serviços para o hospital.

Estas atividades fazem parte das ações da Susam para melhorar a estrutura de atendimento no interior. O secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, lembra que os 21 hospitais inaugurados até o momento pelo atual governo funcionam 24 horas com serviços de urgência, emergência e internação. Essas unidades contam com um número de leitos que varia entre 20 e 100 e oferecem uma série de ambientes importantes incluindo unidade transfusional, ludoteca e laboratórios equipados para exames de rotina, e serviços como neonatologia e assistência social.

O secretário informa que, este ano, já foram entregues ambulâncias para os municípios de Canutama, Codajás, Iranduba, Novo Remanso (Itacoatiara), Rio Preto da Eva, Uarini e Borba, e que 12 outras obras ainda estão em andamento no interior do Estado, seguindo o padrão estabelecido pelo Governo. “Queremos a valorização do tratamento humanizado e o seguimento das normas de atendimento e segurança estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde”, explica.

____________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327
Andréa Arruda – 9995-1310
Francismar Lopes – 9601- 5485