Treinamento amplia equipes para a captação de órgãos

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promove, em parceria com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o curso de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplantes e a capacitação em Coordenação Hospitalar para Médicos Intensivistas do Amazonas.

Os cursos serão ministrados nesta sexta-feira e no sábado (23 e 24), no Hotel Quality Inn, em Manaus, a partir de 9 horas, reunindo 90 profissionais de saúde, dos quais 30 médicos intensivistas e 60 enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que atuam em unidades de urgência e emergência da rede pública e privada. Os profissionais treinados irão atuar nos hospitais e pronto-socorros na identificação de potenciais doadores de órgãos e na sensibilização e esclarecimento das famílias para a doação.

A capacitação faz parte das estratégias do Governo do Amazonas para fortalecer a política estadual de transplantes e ampliar o número de procedimentos no Estado. Em julho deste ano, a Susam deu início à captação de rim de doadores falecidos e em agosto realizou a primeira captação de múltiplos órgãos, ampliando as possibilidades de atendimento aos pacientes.

Com isso, além dos transplantes de córnea e de rim intervivos, o Estado passou a fazer transplante renal com rim de doador falecido. Em dois meses foram feitos oito transplantes renais deste tipo, com sucesso.

De acordo com o secretário Wilson Alecrim a meta seguinte é o transplante de fígado e, posteriormente, o de coração. Equipes já estão em treinamento para que os primeiros transplantes de fígado ocorram nos próximos seis meses.

SEXTA, 23 DE SETEMBRO

12h – Debate
12h30 às 14h – Intervalo
14h30 – Debate