Unaids e Universidade da Califórnia capacitam profissionais no AM

Capacitar os profissionais de saúde do Amazonas para tratamento de dependentes químicos e fortalecer as ações de combate à Aids. Estes são os principais objetivos do projeto de cooperação Treatnet Fase II, desenvolvido pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) em parceria com a Universidade da Califórnia (Ucla). A iniciativa, que conta com a parceria do Governo do Estado, começou a capacitar, nesta segunda-feira (22), mais de 100 profissionais da saúde que atuam em Manaus e em municípios amazonenses.

O treinamento, com duração de sete dias, reúne, além dos profissionais da saúde, representantes de dez Agências das Nações Unidas, do embaixador do Reino dos Países Baixos, Kees Rade, e de órgãos das esferas federais, estaduais e municipais. A secretária adjunta de relações institucionais da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Juliane Mello, afirma que a agenda é positiva para Amazonas, uma vez que serão formados multiplicadores de conhecimentos de relevância mundial para saúde pública. “Este curso replica todas as ações com os usuários de drogas, tanto nas áreas de fármaco, assistência até o estigma e preconceito contra o usuário de drogas”, destaca.

Segundo o representante regional para o Brasil do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Bo Mathiasen, o treinamento reúne as práticas adotadas em mais de 20 países, mais indicadas no trato com os dependentes químicos. “São levados em conta os seguintes temas: o acolhimento e o trabalho social com os pacientes e a capacitação médica”, afirma Mathiasen.

Amazonaids

A capacitação dos profissionais permite dar continuidade as ações do Plano Integrado das Nações Unidas em Apoio à Resposta à Aids no Amazonas (Amazonaids). Há três anos, o plano integrado atua no Estado nas áreas de assistência, prevenção do HIV, mobilização social e ações específicas em saúde e educação em Manaus e junto a populações indígenas da região do Alto Solimões e Vale do Javari.

De acordo com a representante do grupo gestor do Amazonaids, Adele Benzaken, o encontro também tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos na primeira fase do treinamento que aconteceu no município de Tabatinga. A coordenadora destaca, ainda, que uma das ações desenvolvidas pelo Amazonaids, com recursos da Embaixada do Reino dos Países Baixos, foi a produção de uma cartilha bilíngue (português e na língua indígena ticuna) sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e o HIV. “Esta cartilha teve uma tiragem de trinta mil exemplares que foram distribuídos nas aldeias e trabalhados em oficinas, ministradas pelos profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena”, informa.

Programação

Na terça feira (23), a comitiva de representantes da ONU e do Governo Estadual segue para Tabatinga, onde se reúne com autoridades do município. Na cidade, haverá o lançamento da versão para rádio e o relançamento dos vídeos da Campanha Mulheres e Direitos – inspirados por demandas feitas por mulheres da região do Alto Solimões em missão da ONU em 2009. O material tem como principal objetivo contribuir para a conscientização da população com vistas à redução da violência contra a mulher e para a promoção da equidade de gênero e da saúde da mulher.

O último município a ser visitado pela comitiva, nos dias 24 e 25, será São Paulo de Olivença (a 982 quilômetros de Manaus), a partir de onde o grupo também visitará comunidades indígenas que tiveram ações implementadas pelo Amazonaids, pelo Distrito Sanitário Indígena (Dsei) do Alto Solimões, Casas de Saúde Indígena em Atalaia do Norte e Umariaçu, em Tabatinga.

Ao final da missão, espera-se uma renovação de compromissos e fortalecimento da parceria em apoio à resposta à Aids, ao combate à violência contra a mulher e ao tratamento da dependência de droga no Estado do Amazonas.

Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368