Centro De Atenção Psicossocial Dr. Silvério Tundis (Caps)

¤ Endereço: Av. Sete de Maio, s/nº,Santa Etelvina,Manaus/AM ¤ CEP: 69017-305 ¤ Horário de Atendimento: 07:00hs as 17:00hs ¤ Telefone: (92) 3652 - 3152

Centro De Atenção Psicossocial Dr. Silvério Tundis (Caps)

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Dr. Silvério Tundis, classificado conforme a Portaria MS/GM Nº 336 de 19 de fevereiro de 2002, como um CAPS tipo III, objetiva demonstrar a identidade desta unidade pertencente à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), integrantes da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas – SES – AM, a qual além de prestar informações ao público externo e interno de cada estabelecimento assistencial, e por reflexo, organizar e melhorar o fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e otimizar recursos humanos, materiais e financeiros, visa também, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso, as quais contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) favorecendo a tão almejada humanização da assistência em saúde, inclusive a mental.

O CAPS Dr. Silvério Tundis constitui-se como um serviço acolhedor, que atende no regime de portas abertas, de base comunitária, integrado a um determinado território sociocultural, localizado na Zona Norte de Manaus. Destina-se ao atendimento psicossocial de adultos com Transtornos Mentais Graves e Persistentes, baseando-se na Política Nacional de Saúde Mental, disponibilizando cuidados especializados sob a ótica multidisciplinar nas categorias de: Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Assistência Social, Terapia Ocupacional e Farmácia.

Os serviços prestados aos usuários no CAPS inclui as seguintes atividades: Atendimento Individual, Atendimento em Grupos, Oficinas Terapêuticas, Visitas Domiciliares, Atendimento à Família, Atividades Comunitárias, Acolhimentos Diurno e Noturno durante a semana, feriados e finais de semana em alojamentos contendo 06(seis) leitos, sendo 3(três) leitos masculinos e 3(três) leitos femininos para eventual repouso e observação nos cuidados considerados intensivos e relevantes ao tratamento do paciente em crise, avaliados pela equipe multidisciplinar.

O acesso ao CAPS Dr. Silvério Tundis pode ser feito por demanda espontânea; por intermédio de unidade de atenção primária e/ou especializada; e ainda referenciado após atendimento de emergência ou após internação clínica/psiquiátrica.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Agendamento de consultas de primeira vez após avaliação da equipe multidisciplinar durante o Acolhimento Inicial e de retorno aos pacientes que após consulta médica necessitem dar continuidade ao tratamento especializado.

Local de atendimento: Setor da Recepção

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 12:00h e 13:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: Dirigir-se ao setor da Recepção após atendimento com equipe multiprofissional ou consulta médica apresentando o Cartão da Unidade e documento de identificação.


2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:

Local de atendimento:

Dias e horários de Atendimento:

Requisitos para atendimento: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.


3) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO

Atendimento de demandas de cópias de prontuários dos pacientes, solicitadas em formulário específico aos profissionais que compõe a equipe técnica.

Local de atendimento: Sala de Psicoterapia, Sala da Equipe Técnica, Sala do Serviço Social, Sala de Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME)

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 12:00h e 13:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is), cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.


4) SERVIÇO FARMÁCIA / ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Assistência farmacêutica especializada na dispensação de medicações psicotrópicas e orientação ao paciente com atendimento disponibilizado ao público interno e externo.

Local de atendimento: Farmácia do CAPS

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 12:00h e 13:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: Apresentar documentos de Identificação Oficial com foto, Cartão Nacional do SUS (CNS), receituário médico contendo as informações necessárias, o qual poderá ser atendido, após prescrição de profissional médico interno do CAPS bem como também de outros profissionais externos e Unidades de Saúde da rede.


5) SERVIÇO MÉDICO / CONSULTA EM PSIQUIATRIA

Atendimento ambulatorial especializado em Psiquiatria.

Local de atendimento: Consultório Médico 1

Dias e horários de Atendimento: 08:00 – 11:00h e 14:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: Paciente deverá estar marcado em agendamento próprio da unidade, sem necessidade de regulação, com prioridade para pacientes com agitação psicomotora, pacientes acompanhados de viaturas oficiais e maiores de 60(sessenta) anos, estar em sofrimento psíquico grave, severo ou persistente; ter acima de 18 anos; vir acompanhado preferencialmente de familiar ou responsável próximo conhecedor do caso.


6) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ACOLHIMENTO DIURNO E/OU NOTURNO:

Consiste na ação de hospitalidade diurna e/ou noturna, realizada no CAPS como alternativa de cuidado durante a crise, visando proporcionar atenção integral ao usuário do serviço preferencialmente vinculado a um Projeto Terapêutico Singular. É um recurso que pode ser utilizado com o objetivo de evitar o aprofundamento da crise.

Local de atendimento: Alojamento Masculino, Alojamento Feminino

Dias e horários de Atendimento: 24 horas

Requisitos para atendimento: Acompanhamento no serviço com Projeto Terapêutico Singular (PTS) pré-estabelecido.


7) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ACOLHIMENTO INICIAL:

É o primeiro contato do indivíduo com o serviço, consiste em um espaço de escuta qualificada realizada por um profissional de nível superior da equipe multiprofissional da unidade. Pode ocorrer através de demanda espontânea ou encaminhamento de outro serviço. A partir do Acolhimento Inicial, a demanda é avaliada e então, constrói-se o vínculo terapêutico ou direciona-se o sujeito ao acesso a outro serviço caso seja necessário.

Local de atendimento: Sala de Psicoterapia, Sala de Práticas Integrativas Complementares, Sala da Equipe Técnica.

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: Estar em sofrimento psíquico grave, severo ou persistente; ter acima de 18 anos; vir acompanhado preferencialmente de familiar ou responsável próximo conhecedor do caso


8) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / AÇÕES DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL:

Ações de fortalecimento de usuários e de familiares, mediante a criação e o desenvolvimento de iniciativas articuladas com os recursos do território nos campos do trabalho/economia solidária, habitação, educação, cultura, direitos humanos, que garantam o exercício de direitos de cidadania, visando a produção de novas possibilidades para projetos de vida.

Local de atendimento: Sala de Psicoterapia, Sala da Equipe Técnica, Sala de Práticas Integrativas Complementares, Território do Usuário.

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: Acompanhamento no serviço com PTS pré-estabelecido.


9) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ATENÇÃO ÀS SITUAÇÕES DE CRISE:

A atenção à crise no contexto do CAPS, consiste em uma estratégia de cuidado breve ao indivíduo com quadro intenso de sofrimento que gera desorganização no âmbito psíquico e social para si e para outros, sem apresentar risco para sua integridade física e familiar.

Local de atendimento: Sala da Equipe Técnica, Sala de Psicoterapia, Sala de Enfermagem

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: Acompanhamento no serviço com PTS pré-estabelecido.


10) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ATENDIMENTO E/OU VISITA DOMICILIAR:

Atenção desenvolvida no local de morada da pessoa e/ou de seus familiares, para compreensão de seu contexto e de suas relações, acompanhamento do caso e/ou em situações que impossibilitem outra modalidade de atendimento.

Local de atendimento: Residência do Usuário

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: Acompanhamento no serviço com PTS pré-estabelecido.


11) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ATENDIMENTO INDIVIDUAL

Atenção direcionada aos usuários visando a elaboração do PTS ou do que dele deriva. Comporta diferentes modalidades, incluindo o cuidado e o acompanhamento nas situações clínicas de saúde, e deve responder as necessidades de cada pessoa.

Local de atendimento: Sala de Psicoterapia, Sala de Práticas Integrativas Complementares, Sala da Equipe Técnica, Sala do Serviço Social

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: Acompanhamento no serviço com PTS pré-estabelecido.


12) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ATENDIMENTO PARA A FAMÍLIA:

Ações voltadas para o acolhimento individual ou coletivo dos familiares e suas demandas, que garantam a corresponsabilização no contexto do cuidado, propiciando o compartilhamento de experiências e de informações.

Local de atendimento: Sala da Equipe Técnica

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h

Requisitos para atendimento: Acompanhamento no serviço com PTS pré-estabelecido.


13) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / MATRICIAMENTO ÀS EQUIPES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

Apoio presencial sistemático às equipes que ofertem suporte técnico à condução do cuidado em saúde mental ao paciente considerado estável, por meio de discussões de casos e do processo de trabalho, atendimento compartilhado, ações intersetoriais no território, e que contribua no processo de cogestão e corresponsabilização no agenciamento do projeto terapêutico singular.

Local de atendimento: Unidades de Saúde do território

Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h

CANAIS DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

Telefones: (92) 98414-8317 (Corporativo – Horário disponível para atendimeto: 07:00 às 17:00h)
E-mail: caps_stundis@saude.am.gov.br
Instagram: @capssilveriotundis

BREVE HISTÓRICO

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Dr. Silvério Tundis foi inaugurado em 4 de maio de 2006, pelo governo do Estado do Amazonas, sendo o primeiro do município de Manaus. Sua inauguração à época foi considerada como iniciativa primordial para a implantação de uma política de estado direcionada à Reforma Psiquiátrica.

Após sete anos de atividades, e dando continuidade ao processo de fortalecimento da política, iniciou-se a reforma na estrutura predial do CAPS, bem como a construção dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) no território, inaugurado em 2014. Esse momento histórico favoreceu um repensar das ações terapêuticas e atividades desenvolvidas no serviço, possibilitando pela primeira vez uma revisão do Projeto Terapêutico Institucional (PTI), construído inicialmente no período de credenciamento do serviço junto ao Ministério da Saúde.

O CAPS ao longo de sua história passou a ser reconhecido dentro do território, como um espaço de acolhimento e de cuidado considerado essencial, sendo referência para tratamento de pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes.

Dentre as ações territoriais desenvolvidas, o CAPS vem conseguindo realizar um trabalho de parceria com as equipes das Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e outros serviços da rede intersetorial, na articulação de acesso às necessidades do usuário nos âmbitos da justiça, educação, assistência social, direitos humanos e de saúde através de encaminhamentos, relatórios e matriciamento.

Com o crescente número de pacientes nos últimos anos, evidenciou-se a necessidade de ampliar o número de atividades ofertadas através das Oficinas Terapêuticas, que subiu de 19 para 25, a partir do ano de 2019, porém, com o surgimento e agravamento da Pandemia de COVID-19, medidas preventivas e restritivas de cuidado à esses pacientes tornaram-se necessárias, ocasionando a suspensão das mesmas no ano de 2020 até meados do segundo semestre de 2021.

Das Oficinas Terapêuticas ofertadas pelo CAPS destaca-se dentro da Terapia de Musicoterapia, o grupo Maracatu QuebraMuro, que nasceu em 2011 da parceria e cooperação do grupo Maracatu Eco de Sapopema (primeiro grupo de Maracatu de Manaus) com o CAPS Dr. Silvério Tundis.

Inicialmente a proposta era o trabalho terapêutico através da percussão aos pacientes portadores de transtorno mental acompanhados pelo CAPS. Com o tempo o grupo foi evoluindo musicalmente, e seus integrantes passaram a compor suas próprias músicas, realizando apresentações em diversos eventos na cidade de Manaus, firmando-se como difusor cultural e indutor de redução de estigmas e preconceitos aos portadores de transtornos mentais, viabilizando a autoestima dos pacientes e interação social.

DADOS DA UNIDADE

Diretor(a)Jânglea Cristina Campos de Abreu
CNPJ00.697.295/0106-74
CNES5077060
Telefone(92) 3652 – 3152
E-mailcaps_stundis@saude.am.gov.br
EndereçoAv. Sete de Maio, s/nº, Bairro: Santa Etelvina – Manaus-AM, CEP: 69017-305
Linhas de ônibus:029, 030, 044, 315, 325, 560

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Prestar atendimento psicossocial de maneira holística e humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de Transtornos Mentais Graves e Persistentes, viabilizando escuta qualificada e atendimento acolhedor pautado nos valores e princípios do SUS.


VISÃO

Ser referência em Saúde Mental na rede Estadual de Saúde, prestando atendimento qualificado, através da oferta de serviço multiprofissional de excelência, articulado com as várias unidades da rede de assistência no território e objetivando, acima de tudo, a reinserção social do usuário.


VALORES

Respeito à vida, aos usuários do SUS e suas peculiaridades comportamentais; Ética; Responsabilidade; Integridade; Empatia e Compromisso.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O CAPS DR. SILVÉRIO TUNDIS

As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilitem de viver e realizar seus projetos de vida. São pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico;

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE

Os Centros de Atenção Psicossocial são designações que seguem padrão do Ministério da Saúde, atendendo o disposto quanto a proteção e os direitos na assistência sem qualquer forma de discriminação quanto a raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política e nacionalidade segundo a Lei Nº 10.216 de 06/04/2001.

Como se trata de um CAPS tipo III, constitui-se em um serviço ambulatorial com equipe multidisciplinar na atenção diária que funciona segundo a lógica do território, conforme a Portaria Nº 336 de fevereiro de 2002 do Ministério da Saúde.

O usuário a ser atendido, precisa ter acima de 18 anos e apresentar-se com acompanhante maior de idade, sendo familiar ou responsável próximo que tenha conhecimento sobre o caso. Além disso, deve portar documento de Identificação oficial com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS), Comprovante de Residência e preferencialmente ser morador da zona norte de Manaus.

TEMPO DE ESPERA

Atualmente o fluxo dos usuários é organizado a partir do acolhimento inicial realizado por um profissional de nível superior, que prioriza as necessidades observando a condição clínica do grau de agitação do paciente, em seguida, as estabelecidas por Lei. Está sendo avaliada a possibilidade da implantação de um sistema de classificação de risco voltado para a saúde mental na unidade.

Os acolhimentos e atendimentos em consulta médica especializada são realizados ao longo do dia, portanto, o tempo de espera, é variável.

INTERNAÇÃO – ACOMPANHANTES E VISITANTES

INTERNAÇÃO

Os CAPS tipo III consistem em um espaço destinado para o acolhimento da crise. A internação, nessa conjuntura, é reformulada, deixando de ser estratégia terapêutica.

Pacientes instáveis, em situações de crise, com vínculo de cuidado já estabelecido no serviço, os quais vierem apresentar situações que requeiram uma supervisão direta, constituem indicação de acolhimento que poderá ser avaliada e conduzida por qualquer componente da equipe multidisciplinar que julgar necessário este acompanhamento, o qual poderá durar até 7(sete) dias ininterruptos ou 10(dez) dias intercalados num período de 30 dias, incluindo o atendimento e cuidado integral ao usuário, visando a estabilização do quadro psíquico.


ACOMPANHANTES

Nos casos de pacientes em acolhimento diurno e/ou noturno, a necessidade de acompanhante é avaliada pela equipe multidisciplinar e deverá atender inicialmente às medidas de precaução padrão contra a COVID-19 estabelecidas pela Fundação de Vigilância em Saúde(FVS), como: uso obrigatório de máscaras descartáveis, lavagem das mãos ou uso de álcool em gel e o cuidado no distanciamento social, além de outros critérios como idade e sexo (é orientado a estada de acompanhantes maiores de idade e que sejam do mesmo sexo).


VISITANTES

As visitas para os casos de usuários em acolhimento diurno e/ou noturno são livres para pessoas de ambos os sexos, sem horário pré-definido desde que informadas previamente à equipe técnica para melhor organização do serviço, devendo atender as medidas de precaução padrão contra a COVID-19 estabelecidas pela Fundação de Vigilância em Saúde(FVS), como: uso obrigatório de máscaras descartáveis, lavagem das mãos ou uso de álcool em gel e o cuidado no distanciamento social.

DIREITOS E DEVERES DO USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS