Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM)

¤ Endereço: Av. Camapuã n. 108, Cidade Nova II, Manaus-AM, ¤ CEP: 69097-720 ¤ Horário de atendimento: Aberto 24hs ¤ Telefone (92) 3649-2750

Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM)

APRESENTAÇÃO

A Carta de Serviços ao Cidadão da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes veio atender a Lei n. 13.460/17 de 26 de junho de 2017, conhecida popularmente como Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, nesse contexto, surge como um instrumento essencial de transparência e de foco no usuário, para aproximar a sociedade à Saúde do Amazonas. Segundo conceito descrito na Lei a
Carta de Serviços tem como objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados pela instituição e as formas de acessá-los, também prima por detalhar os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público.

A presente Carta de Serviços objetiva demonstrar a identidade das unidades da rede de urgência e emergência/ hospitais integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno de cada estabelecimento assistencial à saúde, e por reflexo, organizar e melhorar o fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e otimizar recursos humanos, materiais e financeiros. Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da
assistência em saúde.

O usuário/cidadão poderá contribuir para o sucesso e a continuidade desta Carta de Serviços, emitindo críticas, elogios ou sugestões, por intermédio dos canais de comunicação oferecidos pela FHCFM, para viabilizar os recebimentos de manifestações. O cidadão, usuário dos
serviços da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, passa a ter um documento de fácil acesso onde pode consultar rapidamente o serviço desejado sem a necessidade de percorrer diversos locais buscando informações. Essa participação provoca o monitoramento do serviço público, controle social e melhores resultados no planejamento das ações das atividades realizadas. Neste
instrumento, será dado maior destaque ao escopo de serviços diretamente ligados às práticas assistenciais e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.

A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes oferece serviços de Consultas Especializadas, Exames Laboratoriais, Cirurgia Cardíaca Adulta e Pediátrica, Cirurgia Vascular, Cardiologia Intervencionista, Neurocirurgias, Neurologia Vascular, Laboratório de Hemodinâmica, Eletrofisiologia, Arritmologia, Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico, Serviço de Radiologia, dentre outros.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA / CONSULTA EM ANESTESIOLOGIA

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B.

Dias e horários de Atendimento: 13 às 16h, apenas para internos, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Autorização para realizar procedimento cirúrgico após triagem da Enfermagem.


2) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO / EXAMES LABORATORIAIS

Local de atendimento: Laboratório, Térreo, Bloco E.

Dias e horários de Atendimento: 07 às 8h30min para público externo, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: SISREG, Cartão Nacional do SUS, RG, Certidão de Nascimento, telefone e endereço com CEP.


3) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / ANGIOPLASTIA

Local de atendimento: Laboratório de Hemodinâmica, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


4) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / CATETERISMO CARDÍACO (ADULTO E PEDIÁTRICO)

Local de atendimento: Laboratório de Hemodinâmica, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Solicitação autorizada no SISREG, Cartão Nacional do SUS, RG (responsável), Certidão de Nascimento do menor.


5) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / CONSULTA EM CARDIOLOGIA

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


6) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / CONSULTA EM CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

Local de atendimento: Ambulatório II, Térreo, Bloco C

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG (responsável), Certidão de Nascimento do menor (0 a 17 anos), telefone e endereço com CEP.


7) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / ECOCARDIOGRAMA

Local de atendimento: Hospital Dia, Térreo, Serviço de Atendimento Diagnóstico e Terapêutico

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Requisição e solicitação autorizada no SISREG, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


8) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / ECOCARDIOGRAMA PEDIÁTRICO

Local de atendimento: Ambulatório II, Térreo, Bloco C

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG (responsável), Certidão de Nascimento do menor (0 a 17 anos), telefone e endereço com CEP.


9) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / ELETROFISIOLOGIA

Local de atendimento: Hospital Dia, Térreo, Sala de Holter

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Requisição e solicitação autorizada no SISREG, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


10) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / HOLTER 24H

Local de atendimento: Hospital Dia, Térreo, Sala de Holter

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Requisição e solicitação autorizada no SISREG, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


11) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / IMPLANTE DE MARCAPASSO

Local de atendimento: Laboratório de Hemodinâmica, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


12) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL

Local de atendimento: Hospital Dia, Térreo, Sala de Holter

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Requisição e solicitação autorizada no SISREG, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


13) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / TESTE DE ESFORÇO OU TESTE ERGOMÉTRICO

Local de atendimento: Hospital Dia, Térreo, Sala de Holter

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Requisição e solicitação autorizada no SISREG, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


14) SERVIÇO DE CIRURGIA CARDÍACA / CIRURGIA CARDÍACA (ADULTO E PEDIÁTRICA)

Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira para pacientes internados

Requisitos para atendimento: Pacientes internados.


15) SERVIÇO DE CIRURGIA CARDIOVASCULAR / CONSULTA EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


16) SERVIÇO DE CIRURGIA CARDIOVASCULAR / CIRURGIA CARDIOVASCULAR

Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira para pacientes internados

Requisitos para atendimento: Pacientes internados.


17) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / CIRURGIA GERAL (ADULTA E PEDIÁTRICA)

Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira para pacientes internados

Requisitos para atendimento: Urgência Médica


18) SERVIÇO DE CIRURGIA VASCULAR / ARTERIOGRAFIA

Local de atendimento: Laboratório de Hemodinâmica, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira para pacientes internados

Requisitos para atendimento: Pacientes internados.


19) SERVIÇO DE CIRURGIA VASCULAR / CIRURGIA VASCULAR

Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira para pacientes internados

Requisitos para atendimento: Pacientes internados.


20) SERVIÇO DE CIRURGIA VASCULAR / CONSULTA EM ANGIOLOGIA

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


21) SERVIÇO DE CIRURGIA VASCULAR / CONSULTA EM CIRURGIA VASCULAR

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


22) SERVIÇO DE ENFERMAGEM CARDIOLÓGICA / ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOLÓGICA

Local de atendimento: Admissão, Internação, Hospital Dia, Clínicas, Laboratório de Hemodinâmica, Centro Cirúrgico, dentre outros.

Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h para público interno e externo.

Requisitos para atendimento: Pacientes internados e público externo.14


23) SERVIÇO DE ENFERMAGEM CARDIOLÓGICA / CONSULTA EM ENFERMAGEM CARDIOLÓGICA

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


24) SERVIÇO DE FARMÁCIA / ASSISTÊNCIA EM FARMÁCIA CLÍNICA

Local de atendimento: Beira-leito (leito de internação)

Dias e horários de Atendimento: 24h para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Apenas pacientes internos


25) SERVIÇO DE FARMÁCIA / ORIENTAÇÃO PÓS-ALTA HOSPITALAR

Local de atendimento: Beira-leito (leito de internação)

Dias e horários de Atendimento: 24h para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Apenas pacientes internos


26) SERVIÇO DE FARMÁCIA / PROTOCOLO DE VANCOCINEMIA

Local de atendimento: Beira-leito (leito de internação)

Dias e horários de Atendimento: 24h para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Apenas pacientes internos


27) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA / FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E MOTORA

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B.

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, pacientes internos, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, CPF, telefone e endereço com CEP.


28) SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA / CONSULTA EM FONOAUDIOLOGIA

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, pacientes internos, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, CPF, telefone e endereço com CEP.


29) SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA / NEUROCIRURGIA

Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira apenas pacientes internos.

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, CPF, telefone e endereço com CEP.


30) SERVIÇO DE NEUROENDORRADIOLOGIA / ANGIOGRAFIA

Local de atendimento: Laboratório de Hemodinâmica, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


31) SERVIÇO DE NEUROLOGIA / CONSULTA EM NEUROLOGIA

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, pacientes internos, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


32) SERVIÇO DE NEUROLOGIA / EMBOLIZAÇÃO

Local de atendimento: Laboratório de Hemodinâmica, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira para pacientes internados

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


33) SERVIÇO DE NEUROLOGIA VASCULAR / CONSULTA EM NEUROLOGIA VASCULAR

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento:07 às 16h, de segunda à sexta-feira, pacientes internos, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Solicitação autorizada no SISREG, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


34) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / CONSULTA EM NUTRIÇÃO (ADULTA E PEDIÁTRICA)

Local de atendimento:Beira-leito (leito de internação)

Dias e horários de Atendimento: 24h apenas pacientes internos

Requisitos para atendimento: Apenas pacientes internados16


35) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / CIRURGIA EM ODONTOLOGIA

Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 3º andar

Dias e horários de Atendimento: 07 às 19h, de segunda à sexta-feira apenas para pacientes internados

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


36) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / CONSULTA EM ODONTOLOGIA

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, pacientes internos, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


37) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / CONSULTA EM PSICOLOGIA

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h, de segunda à sexta-feira, pacientes internos, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


38) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / ANGIOTOMOGRAFIA

Local de atendimento: Radiologia, Térreo, Bloco M

Dias e horários de Atendimento: 07 às 17h de segunda à sexta-feira para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


39) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / MAMOGRAFIA BILATERAL

Local de atendimento: Radiologia, Térreo, Bloco M

Dias e horários de Atendimento: 07 às 17h de segunda à sexta-feira para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


40) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO-X (GERAL)

Local de atendimento: Radiologia, Térreo, Bloco M

Dias e horários de Atendimento: 07 às 17h de segunda à sexta-feira para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Solicitação médica, Cartão Nacional do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


41) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Local de atendimento: Radiologia, Térreo, Bloco M

Dias e horários de Atendimento: 07 às 17h de segunda à sexta-feira, pacientes internos, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


42) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / TOMOGRAFIA (GERAL)

Local de atendimento: Radiologia, Térreo, Bloco M

Dias e horários de Atendimento: 07 às 17h de segunda à sexta-feira, pacientes internos, exceto fim de semana, feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento e solicitação autorizada pelo SISREG, Cartão do SUS, RG, telefone e endereço com CEP.


43) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / UNIDADE CORONARIANA ADULTA

Local de atendimento: 2º andar

Dias e horários de Atendimento: 24 horas para pacientes internados.

Requisitos para atendimento: Pacientes internados.


44) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA

Local de atendimento:2º andar

Dias e horários de Atendimento: 24 horas para pacientes internados.

Requisitos para atendimento: Pacientes internados.


45) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PÓS-OPERATÓRIA ADULTA

Local de atendimento:2º andar

Dias e horários de Atendimento: 24 horas para pacientes internados.

Requisitos para atendimento: Pacientes internados.


46) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / UNIDADE SEMI-INTENSIVA PEDIÁTRICA

Local de atendimento:2º andar

Dias e horários de Atendimento: 24 horas para pacientes internados.

Requisitos para atendimento: Pacientes internados.18


47) SERVIÇO SOCIAL / ATENDIMENTO EM SERVIÇO SOCIAL

Local de atendimento: Ambulatório I, Térreo, Bloco B

Dias e horários de Atendimento: 07 às 16h de segunda à sexta-feira para pacientes internos

Requisitos para atendimento: Apenas para pacientes internos

BREVE HISTÓRICO

Em 21 de junho de 1999 foi inaugurado sob o título de Hospital do Servidor Público do Estado Dona Francisca Mendes, à época sob a administração da PRÓ-SAÚDE, para atendimento de funcionários públicos estaduais.

A Universidade Federal do Amazonas assumiu, em abril de 2003, a direção do Francisca Mendes, que passou a ser denominado Hospital Universitário Francisca Mendes, por intermédio da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões – UNISOL.

Em agosto de 2005, o então HUFM por meio da Portaria nº. 409 de 03/08/2005 foi credenciado como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular nos seguintes serviços: Cirurgia Cardiovascular; Procedimentos da Cardiologia Intervencionista; Cirurgia Vascular; Procedimentos Endovasculares Extracardíacos e Laboratório de Eletrofisiologia. Além de oferecer os serviços na Alta
Complexidade Cardiovascular, também assistindo à população na área de ginecologia. Em 2008, o Hospital passou pelo processo de Contratualização através do Convênio 009/2008, celebrado entre a UFAM e SUSAM.

Em 05 de junho de 2014, o Estado do Amazonas, representado pela SUSAM,celebrou com a Fundação Universidade do Amazonas – FUA e a Fundação de ApoioInstitucional Rio Solimões – UNISOL, o Termo de Contrato n.° 061/2014, cujo objeto é a prestação de serviços de administração hospitalar do Hospital Universitário Francisca Mendes e que teve 09 (nove) termos aditivos, o último dos quais estava válido até o dia 04 de dezembro de 2019.

Em 2014, a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas publicou a Lei Nº 4.026 de 06/05/2014, que dispõe sobre a criação da FUNDAÇÃO HOSPITAL DO CORAÇÃO FRANCISCA MENDES, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde – SUSAM, e altera as Leis Delegadas de Nº 67 e 77, ambas de 18 de maio de 2007.

A partir de junho de 2020, o hospital passou a ser conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde – SES.

DADOS DA UNIDADE

Diretor(a)-PresidenteROBERTA CAROLINA BARBOSA DO NASCIMENTO,
CNPJ21.245.455/0001-47
CNES2018403
Telefone(92) 3649-2750
E-mailfranciscamendes@saude.am.gov.br
EndereçoAvenida Camapuã, nº 108 – Cidade Nova. Manaus – Amazonas CEP: 69097-720
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:7:00h às 17:00h(segunda a quinta) – 7:00h às 16:00h(sexta)
Linhas de ônibus:408, 422, 640, 641 e 352

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Realizar assistência e atendimento hospitalar com qualidade e excelência às crianças e adultos cardiopatas do Estado do Amazonas, através de equipes multidisciplinares capacitadas, contribuindo para o ensino e pesquisa e políticas públicas de saúde.

VISÃO

Tornar-se o Hospital cardíaco de referência regional no Norte do país, comprometido com a qualidade, sustentabilidade, desenvolvimento acadêmico e inserção comunitária.

VALORES

Respeito e valorização do ser humano; participação social; planejamento; segurança; melhoria contínua da qualidade; responsabilidade socioambiental; gestão participativa e transparência.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O HOSPITAL DO CORAÇÃO FRANCISCA MENDES

A unidade é referência em cardiologia e neurologia, devendo receber somente os casos encaminhados pelas policlínicas e ambulatórios especializados. Eles serão avaliados nestas unidades, caso haja necessidade de acompanhamento e procedimento de média e alta complexidade e encaminhados via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) para consulta de primeira vez.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO HOSPITAL DO CORAÇÃO FRANCISCA MENDES

Documento de Identidade oficial com foto e Cartão Nacional de Saúde.

Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, ambos munidos de documento pessoal; Encaminhamento médico; Autorização do Sisreg.

Para agendar nova consulta de acompanhamento clínico (consulta de retorno), o paciente deverá trazer a solicitação da consulta assinada pelo seu médico, o cartão de prontuário e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), e dirigir-se a recepção do Ambulatório. Enquanto estiver em tratamento, o paciente agendará a consulta (retorno) pela Fundação que realizará apenas agendamento de consultas subseqüentes (de retorno).

O agendamento de exames e procedimentos também é realizado pelo Sisreg.Os resultados de exames são entregues no setor em que foi realizado o exame/procedimento.

O paciente que necessitar realizar algum procedimento cirúrgico deverá primeiramente agendar consulta na especialidade, para que o médico realize os procedimentos necessários e o cadastre na fila de cirurgias eletivas.

TEMPO DE ESPERA

Ao adentrar a unidade, o usuário dirige-se à recepção do Ambulatório, recebe a senha de atendimento no ambulatório por ordem de chegada, efetua a confirmação do agendamento e atualização do prontuário, e realiza o procedimento ou consulta médica agendada.

Conforme a Lei 10.048, de 2000, pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo e obesos têm atendimento prioritário.

INTERNAÇÃO

Ao adentrar a unidade, o usuário proveniente de sua residência dirige-se à recepção da Internação, que emitirá a autorização para internação. O paciente receberá as orientações, os termos de compromissos que devem ser assinados, a formalização para o acompanhamento nos termos da lei e a cartilha explicando algumas normas para a estadia do paciente, acompanhante e visitante na unidade. O serviço social realiza junto à família a emissão da Ficha Social para acompanhamento social interno.

Os casos com origem nas unidades de urgência e emergência da rede assistencial do estado e demais unidades federativas, são recebidos na Fundação após regulação e autorização da transferência hospitalar pelo SISTER, sendo o Núcleo Interno de regulação- NIR/FHCFM responsável pelo processo regulatório no âmbito da Fundação.

ACOMPANHANTES

Os pacientes menores de 18 anos ou com idade igual e superior a 60 anos e/ou portadores de deficiência possuem direito garantido por lei de serem acompanhados por familiar ou responsável até sua alta, salvo nas unidades de terapia intensiva adulta (CTI), unidade de pacientes graves (UPG) e dialítica, nos quais a avaliação médica é criteriosa.Nas UTIs é emitido boletim médico diariamente às 11 horas, incluindo finais de semana e feriados.

VISITANTES

As visitas são realizadas diariamente, incluindo finais de semana e feriados, no horário de 16 às 17 horas.

Obs.: Durante a pandemia estão suspensas as visitas, sendo realizadas as videoconferências, conforme Nota Técnica Conjunta Nº 10/2021 – CISS/FVS-AM/SES-AM – Recomendação para visitantes e acompanhantes dos serviços de saúde durante a pandemia da Covid-19.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS