Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste

¤ Endereço: Alameda Cosme Ferreira, S/N, bairro São José I, Manaus - AM ¤ CEP 69085-015 ¤ Horário de Atendimento: ¤ Telefone: (92) 3249-9010

Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e otimizar recursos humanos, materiais e financeiros.

Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.

A unidade oferece serviços de urgência e emergência pediátrica, tais como clínica médica, enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia tomografia computadorizada, eletrocardiograma, ecocardiograma, angiografia e arteriografia cerebral, ressonância magnética, cuidados de terapia intensiva, dentre outros.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1 ) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO
Requisitos para atendimento: O requerimento deve ser feito pelos pais ou responsável(is) legal(is), comprovada a relação familiar por meio de documentos oficiais.


2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/OUVIDORIA

Local de atendimento: Ouvidoria.

Requisitos para atendimento: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.


3) SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA PEDIÁTRICA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM NEUROCIRURGIA PEEDIÁTRICA
Local de atendimento: Consultórios, Centro Cirúrgico, Sala de Reanimação

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer da Neurocirugia.


4) SERVIÇO DE PEDIATRIA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA
Local de atendimento: Consultórios, Unidades de Internação, Sala de Reanimação.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS.


5) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL/CIRURGIAS PEDIÁTRICAS EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIAS
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, Consultórios e Sala de Sutura.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Indicação médica, CPF, cartão SUS, encaminhamento, parecer para cirurgia geral.


6) SERVIÇO DE BUCOMAXILO/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM BUCOMAXILO PEDIÁTRICO
Local de atendimento: Centro Cirúrgico.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para Cirurgia bucomaxilo.


7) SERVIÇO DE GASTROENTEROLOGIA/ENDOSCOPIA
Local de atendimento: Centro Cirúrgico.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para Endoscopia


8 )SERVIÇO DE ORTOPEDIA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ORTOPEDIA
Local de atendimento: Consultório, Sala de Ortopedia, Centro Cirúrgico e Raio-X.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, cartão SUS, Parecer para Cirurgia Ortopédica.


9) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CUIDADOS DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Local de atendimento: Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Indicação do médico intensivista.


10) SERVIÇO MÉDICO/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM NEFROLOGIA PEDIÁTRICA
Local de atendimento: Enfermarias e UTI.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, CARTÃO SUS, Parecer para Nefrologia.


11) SERVIÇO DE LABORATÓRIO/EXAMES LABORATORIAIS
Local de atendimento: Sala de Coleta.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Solicitação médica interna.


12) SERVIÇOS DE RADIOLOGIA/RAIO-X
Local de atendimento: Sala de Raio-X.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Solicitação médica interna.


13) SERVIÇO DE ULTRASSONOGRAFIA/ULTRASSONOGRAFIA
Local de atendimento: Sala de Ultrassonografia;

Dias e horários de Atendimento: Matutino.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Solicitação médica interna


14) SERVIÇO SOCIAL/ACOLHIMENTO SOCIAL
Local de atendimento: Sala de Serviço Social e Enfermarias.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer do Serviço.


15) SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA/AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA.
Local de atendimento: UTI e Enfermarias.

Dias e horários de Atendimento: Matutino.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.


16) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
Local de atendimento: Sala da Equipe Multidisciplinar e UTI.

Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.


17) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/FISIOTERAPIA MOTORA
Local de atendimento: Enfermarias e UTI.

Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.


18) SERVIÇO DE PSICOLOGIA/ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Local de atendimento: Enfermarias e UTI:

Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.


19) SERVIÇO DE PSICOLOGIA/ATENDIMENTO PICOLÓGICO INDIVIDUAL
Local de atendimento: Sala de Psicologia e UTI.

Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.


20) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/ATENDIMENTO CLÍNICO EM NUTRIÇÃO
Local de atendimento: Enfermarias e UTI.

Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.


21) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/ATENDIMENTO INDIVIDUAL
Local de atendimento: Sala da Nutrição.

Dias e horários de Atendimento: Matutino e vespertino.

Requisitos para atendimento: CPF, CARTÃO SUS, Parecer para a Especialidade.


22) SERVIÇO DE FARMÁCIA/ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Local de atendimento: Enfermarias e UTI.

Dias e horários de Atendimento: Matutino e vespertino.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.


23) SERVIÇOS DE ENFERMAGEM/ASSISTÊNCIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
Local de atendimento: Enfermarias Reanimação e Observação.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS e prontuário da unidade.

BREVE HISTÓRICO

Em 01 de fevereiro de 2001, foi inaugurado o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, unidade integrante do Sistema Único de Saúde, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde – SES/AM, com a finalidade de prestar assistência à criança em tempo integral, através de ações e serviços para o atendimento de urgência, emergência, trauma e internações.

DADOS DA UNIDADE

Diretor-Presidente
CNPJ04.332.939/0001-04
CNES2012030
Telefone(92) 3249-9010
E-maildirecao@hpsjoaozinho.am.gov.br
EndereçoAlameda Cosme Ferreira, S/N, bairro São José I, Manaus – Amazonas. CEP 69085-015
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:
Linhas de ônibus:008, 014, 352, 651, 652, 671, 676 e 678

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO
Garantir assistência humanizada e qualificada em urgência e emergência infanto-juvenil, respeitando os preceitos éticos e morais, tendo por objetivo o diagnóstico rápido, o tratamento e a recuperação, e a reinserção da criança/ do adolescente à sociedade, por meio do rápido diagnóstico e do tratamento eficaz.

VISÃO
Ser reconhecido pela excelência do atendimento em urgência e emergência infanto-juvenil e pela organização da gestão do cuidado.

VALORES
Humanização no Serviço; Valorização à Vida; Qualidade no Atendimento; Segurança do Paciente; Ética profissional; Gestão Eficiente e Participativa; Transparência; Responsabilidade Social.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO DA CRIANÇA ZONA LESTE

Em casos de urgência e emergência: queda, trauma, corpo estranho em vias aéreas, acidentes, fraturas, escalpelamentos, alteração do estado mental, dor intensa, vômito, diarreia, convulsão, dificuldades de respirar, intoxicação, reação alérgica grave, queimadura, hemorragia, violência física, abuso sexual.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO DA CRIANÇA ZONA LESTE

A unidade atende pacientes na faixa etária de 29 (vinte e nove) dias até 18 (dezoito) anos, com até 45kg (quarenta e cinco), conforme Memorando Circular n.º 28/2020 – SEAASC/SUSAM.

Pacientes deverão estar acompanhados por um responsável, ambos munidos de documento pessoal:
Certidão de Nascimento e Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS) do menor.

Documento de Identidade oficial com foto do responsável (e do menor, se houver).
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação, a qual deverá ser apresentada em primeira oportunidade.

TEMPO DE ESPERA

O tempo de espera no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste segue as diretrizes de Classificação de Risco do Ministério da Saúde (vide a Cartilha de Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência, disponível no endereço eletrônico: “https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_classificaao_risco_servico_urgencia.pdf”):

Vermelho – atendimento imediato, iminente risco de óbito;

Amarelo – muito urgente, o mais prontamente possível;

Verde – pouco urgente, necessita de atendimento e pode aguardar;

Azul – não é urgente, pode aguardar atendimento sem risco e ser acompanhado no ambulatório.

INTERNAÇÃO

A internação no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste ocorre mediante indicação médica, com base nos critérios clínicos. Caso haja necessidade de apoio diagnóstico ou de outras especialidades, será feita a transferência do apciente a hospital de referência, garantindo a integralidade da assistência e a segurança do paciente.

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas de doença respiratória e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS