Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste
APRESENTAÇÃO
A presente Carta de Serviços do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e otimizar recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
A unidade oferece serviços de urgência e emergência pediátrica, tais como clínica médica, enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia tomografia computadorizada, eletrocardiograma, ecocardiograma, angiografia e arteriografia cerebral, ressonância magnética, cuidados de terapia intensiva, dentre outros.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1 ) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO
Requisitos para atendimento: O requerimento deve ser feito pelos pais ou responsável(is) legal(is), comprovada a relação familiar por meio de documentos oficiais.
2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/OUVIDORIA
Local de atendimento: Ouvidoria.
Requisitos para atendimento: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.
3) SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA PEDIÁTRICA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM NEUROCIRURGIA PEEDIÁTRICA
Local de atendimento: Consultórios, Centro Cirúrgico, Sala de Reanimação
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer da Neurocirugia.
4) SERVIÇO DE PEDIATRIA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA
Local de atendimento: Consultórios, Unidades de Internação, Sala de Reanimação.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS.
5) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL/CIRURGIAS PEDIÁTRICAS EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIAS
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, Consultórios e Sala de Sutura.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação médica, CPF, cartão SUS, encaminhamento, parecer para cirurgia geral.
6) SERVIÇO DE BUCOMAXILO/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM BUCOMAXILO PEDIÁTRICO
Local de atendimento: Centro Cirúrgico.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para Cirurgia bucomaxilo.
7) SERVIÇO DE GASTROENTEROLOGIA/ENDOSCOPIA
Local de atendimento: Centro Cirúrgico.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para Endoscopia
8 )SERVIÇO DE ORTOPEDIA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ORTOPEDIA
Local de atendimento: Consultório, Sala de Ortopedia, Centro Cirúrgico e Raio-X.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, cartão SUS, Parecer para Cirurgia Ortopédica.
9) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CUIDADOS DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Local de atendimento: Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do médico intensivista.
10) SERVIÇO MÉDICO/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM NEFROLOGIA PEDIÁTRICA
Local de atendimento: Enfermarias e UTI.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, CARTÃO SUS, Parecer para Nefrologia.
11) SERVIÇO DE LABORATÓRIO/EXAMES LABORATORIAIS
Local de atendimento: Sala de Coleta.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Solicitação médica interna.
12) SERVIÇOS DE RADIOLOGIA/RAIO-X
Local de atendimento: Sala de Raio-X.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Solicitação médica interna.
13) SERVIÇO DE ULTRASSONOGRAFIA/ULTRASSONOGRAFIA
Local de atendimento: Sala de Ultrassonografia;
Dias e horários de Atendimento: Matutino.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Solicitação médica interna
14) SERVIÇO SOCIAL/ACOLHIMENTO SOCIAL
Local de atendimento: Sala de Serviço Social e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer do Serviço.
15) SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA/AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA.
Local de atendimento: UTI e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: Matutino.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.
16) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
Local de atendimento: Sala da Equipe Multidisciplinar e UTI.
Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.
17) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/FISIOTERAPIA MOTORA
Local de atendimento: Enfermarias e UTI.
Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.
18) SERVIÇO DE PSICOLOGIA/ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Local de atendimento: Enfermarias e UTI:
Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.
19) SERVIÇO DE PSICOLOGIA/ATENDIMENTO PICOLÓGICO INDIVIDUAL
Local de atendimento: Sala de Psicologia e UTI.
Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.
20) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/ATENDIMENTO CLÍNICO EM NUTRIÇÃO
Local de atendimento: Enfermarias e UTI.
Dias e horários de Atendimento: Matutino e Vespertino.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.
21) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/ATENDIMENTO INDIVIDUAL
Local de atendimento: Sala da Nutrição.
Dias e horários de Atendimento: Matutino e vespertino.
Requisitos para atendimento: CPF, CARTÃO SUS, Parecer para a Especialidade.
22) SERVIÇO DE FARMÁCIA/ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Local de atendimento: Enfermarias e UTI.
Dias e horários de Atendimento: Matutino e vespertino.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS, Parecer para a Especialidade.
23) SERVIÇOS DE ENFERMAGEM/ASSISTÊNCIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
Local de atendimento: Enfermarias Reanimação e Observação.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: CPF, Cartão SUS e prontuário da unidade.
BREVE HISTÓRICO
Em 01 de fevereiro de 2001, foi inaugurado o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, unidade integrante do Sistema Único de Saúde, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde – SES/AM, com a finalidade de prestar assistência à criança em tempo integral, através de ações e serviços para o atendimento de urgência, emergência, trauma e internações.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | |
CNPJ | 04.332.939/0001-04 |
CNES | 2012030 |
Telefone | (92) 3249-9010 |
direcao@hpsjoaozinho.am.gov.br | |
Endereço | Alameda Cosme Ferreira, S/N, bairro São José I, Manaus – Amazonas. CEP 69085-015 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | |
Linhas de ônibus: | 008, 014, 352, 651, 652, 671, 676 e 678 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Garantir assistência humanizada e qualificada em urgência e emergência infanto-juvenil, respeitando os preceitos éticos e morais, tendo por objetivo o diagnóstico rápido, o tratamento e a recuperação, e a reinserção da criança/ do adolescente à sociedade, por meio do rápido diagnóstico e do tratamento eficaz.
VISÃO
Ser reconhecido pela excelência do atendimento em urgência e emergência infanto-juvenil e pela organização da gestão do cuidado.
VALORES
Humanização no Serviço; Valorização à Vida; Qualidade no Atendimento; Segurança do Paciente; Ética profissional; Gestão Eficiente e Participativa; Transparência; Responsabilidade Social.
ORGANOGRAMA
QUANDO DEVO PROCURAR O HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO DA CRIANÇA ZONA LESTE
Em casos de urgência e emergência: queda, trauma, corpo estranho em vias aéreas, acidentes, fraturas, escalpelamentos, alteração do estado mental, dor intensa, vômito, diarreia, convulsão, dificuldades de respirar, intoxicação, reação alérgica grave, queimadura, hemorragia, violência física, abuso sexual.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO DA CRIANÇA ZONA LESTE
A unidade atende pacientes na faixa etária de 29 (vinte e nove) dias até 18 (dezoito) anos, com até 45kg (quarenta e cinco), conforme Memorando Circular n.º 28/2020 – SEAASC/SUSAM.
Pacientes deverão estar acompanhados por um responsável, ambos munidos de documento pessoal:
Certidão de Nascimento e Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS) do menor.
Documento de Identidade oficial com foto do responsável (e do menor, se houver).
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação, a qual deverá ser apresentada em primeira oportunidade.
TEMPO DE ESPERA
O tempo de espera no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste segue as diretrizes de Classificação de Risco do Ministério da Saúde (vide a Cartilha de Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência, disponível no endereço eletrônico: “https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_classificaao_risco_servico_urgencia.pdf”):
Vermelho – atendimento imediato, iminente risco de óbito;
Amarelo – muito urgente, o mais prontamente possível;
Verde – pouco urgente, necessita de atendimento e pode aguardar;
Azul – não é urgente, pode aguardar atendimento sem risco e ser acompanhado no ambulatório.
INTERNAÇÃO
A internação no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste ocorre mediante indicação médica, com base nos critérios clínicos. Caso haja necessidade de apoio diagnóstico ou de outras especialidades, será feita a transferência do apciente a hospital de referência, garantindo a integralidade da assistência e a segurança do paciente.
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas de doença respiratória e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.
VISITANTES
Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.