Hospital e Pronto-Socorro Doutor Aristóteles Platão Bezerra De Araújo
APRESENTAÇÃO
HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO DR. ARISTÓTELES PLATÃO BEZERRA DE ARAÚJO
A presente Carta de Serviços do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização organizar e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
O HPS Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo oferece serviços de cirurgia geral, ortopedia, vascular, clínica médica, tomografia, ultrassom, enfermagem, radiologia, farmácia, fisioterapia, psicologia, exames laboratoriais, dentre outros.
A unidade está capacitada para realizar cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, bem como destinar leitos à cirurgia vascular e a pacientes portadores de diabetes melitus e acometidos por úlcera venosa e arterial (pé diabético, amputação de dedos, pés e pernas).
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:
Local de atendimento: SAME, térreo, próximo ao caixa eletrônico.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familia res até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is), cuja relação deve ser comprovada por docum entos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.
2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE LAUDO PARA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT)
Local de atendimento: Setor SAME, térreo, próximo ao caixa eletrônico.
Dias e horários de Atendimento: Das 07h às 19h, segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: Usuário da unidade.
3) SERVIÇO DE ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA
Local de atendimento: Sala da Ouvidoria.
Dias e horários de Atendimento: Conforme agendamento.
Requisitos para atendimento: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.
4) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO / RADIOLOGIA (TÓRAX, SEIOS DA FACE, ABDÔMEM, MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES)
Local de atendimento: Raio-x, térreo, ao lado do Banco de Sangue
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico
5) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO / TOMOFRAGIA COMPUTADORIZADA
Local de atendimento: Tomografia, térreo, próximo à sala da Nefrologia.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
6) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / ECOCARDIOGRAMA
Local de atendimento: Setor de Internação, Enfermarias, Unidades Semi-Intensivas e UTI’s.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 12h e 14h às 18h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
7) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA (CPRE)
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, térreo, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 12h, aos sábados.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico, presença de acompanhante e assinatura do Termo de Responsabilidade.
8) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / COLECISTECTOMIA (CIRURGIA DE RETIRADA DE VESÍCULA):
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
9) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / DEBRIDAMENTO CIRÚRGICO (LIMPEZA CIRÚRGICA):
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
10) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / DRENAGEM DE ABCESSO
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
11) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / DRENAGEM FECHADA DE TÓRAX
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
12) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / EXPLORAÇÃO DE VIAS BILIARES (CIRURGIA DE VESÍCULA): Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
13) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / HERNIORRAFIAS (CORREÇÃO DE HÉRNIA)
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
14) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / LAPAROTOMIA EXPLORADORA
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
15) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / TRAQUEOSTOMIA
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
16) SERVIÇO DE CIRURGIA ORTOPÉDICA / AMPUTAÇÃO DE MEMBROS
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
17) SERVIÇO DE CIRURGIA ORTOPÉDICA/ CORREÇÃO DE FRATURAS
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento Indicação do plantonista médico.
18) SERVIÇO DE CIRURGIA TORÁCICA / BRONCOSCOPIA (EXAME DO PULMÃO)
Local de atendimento: Unidades de internação.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, de segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
19) SERVIÇO DE CIRURGIA TORÁCICA/ PARECER DE CIRURGIA TORÁCICA
Local de atendimento: Unidades de Internação.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
20) SERVIÇO DE CIRURGIA TORÁCICA / PLEUROSCOPIA (EXAME DO PULMÃO)
Local de atendimento: Unidades de Internação.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
21) SERVIÇO DE CIRURGIA TORÁCICA / TORACOTOMIA (CIRURGIA DO PULMÃO)
Local de atendimento: Unidades de Internação.
Requisitos para atendimento07h às 19h, segunda a sexta.
Requisitos para atendimento Indicação do plantonista médico.
22) SERVIÇO DE CIRURGIA VASCULAR / AMPUTAÇÃO DE MEMBROS
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Requisitos para atendimento 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
23) SERVIÇO DE CIRURGIA VASCULAR / DEBRIDAMENTO DE ABSCESSO EM EXTREMIDADES (LIMPEZA CIRÚRGICA)
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Requisitos para atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
24) SERVIÇO DE CIRURGIA VASCULAR / TROMBOLECTOMIA (CIRURGIA DE TROMBOSE)
Requisitos para atendimento Centro Cirúrgico, próximo à UTI 1.
Requisitos para atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
25) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Local de atendimento: Sala de Triagem, térreo, próximo à Recepção de Urgência.
Requisitos para atendimento 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento Abertura de ficha de atendimento na Recepção de Urgência.
26) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / COLETA DE RT-PCR PARA COVID-19
Requisitos para atendimento Sala Rosa, térreo, próximo à Sala do Fluxo.
Requisitos para atendimento 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
27) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA / FISIOTERAPIA MOTORA E RESPIRATÓRIA
Requisitos para atendimento Unidades de Internação.
Requisitos para atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento Indicação do plantonista médico.
28) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA / REABILITAÇÃO DE INTERNAÇÃO PROLONGADA
Requisitos para atendimento Unidades de Internação.
Requisitos para atendimento 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento Indicação do plantonista médico.
29) SERVIÇO DE GASTROENTEROLOGIA / COLONOSCOPIA
Requisitos para atendimento: Centro Cirúrgico, térreo, próximo à UTI 1.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 12h e 14h às 18h, todos os dias.
Requisitos para atendimento Indicação do plantonista médico, presença de acompanhante e assinatura do Termo de Responsabilidade.
30) SERVIÇO DE GASTROENTEROLOGIA / ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
Requisitos para atendimento Centro Cirúrgico, térreo, próximo à UTI 1.
Requisitos para atendimento: 08h às 12h e 14h às 18h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico, presença de acompanhante e assinatura do Termo de Responsabilidade.
31) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / BIOQUÍMICA (PERFIL HEPÁTICO, PERFIL RENAL, COAGULOGRAMA, COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES, LIPASE E AMILASE, BETAHCG, HEMOGRAMA, SOROLOGIAS, GLICEMIAS, PROVAS DE FUNÇÃO IMUNOLÓGICA, MARCADORES TUMORAIS, EAS E EPF):
Local de atendimento: Unidades de Internação, Setor de Urgência e Emergência.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
32) SERVIÇO DE NEFROLOGIA / HEMODIÁLISE
Local de atendimento: Unidades de Internação.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
33) SERVIÇO DE NEFROLOGIA / PARECER NEFROLÓGICO
Local de atendimento: Unidades de Internação.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
34) SERVIÇO NUTRIÇÃO / REALIZAÇÃO DE RISCO NUTRICIONAL E ADEQUAÇÃO DE DIETA
Local de atendimento: Unidades de Internação.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, todos os dias
Requisitos para atendimento: Usuário da unidade.
35) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / HIGIENIZAÇÃO BUCAL:
Local de atendimento: UTI 1 e UTI 2.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 13h, de segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: Internação em Unidade de Terapia Intensiva.
36) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / ACOLHIMENTO PSICOLÓGIO
Local de atendimento: Sala do Serviço Social, térreo, próximo à Tomografia.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento Usuário da unidade.
37) SERVIÇO DE SERVIÇO SOCIAL / ACOLHIMENTO SOCIAL
Local de atendimento: Sala do Serviço Social, térreo, próximo à Tomografia.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Usuário da unidade.
38) SERVIÇO DE ULTRASSONOGRAFIA / ULTRASSONOGRAFIA (ABDÔMEM, APARELHO URINÁRIO E MEMBROS):
Local de atendimento: Sala de Ultrassonografia, térreo, próximo à Tomografia.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 12h e 14h às 18h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
39) SERVIÇO DE UROLOGIA / PARECER UROLÓGICO
Local de atendimento: Unidades de Internação.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 13h, de segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
40) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ATENDIMENTO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE:
Local de atendimento: Unidades de Decisão Clínica 6h e Unidade de Decisão Clínica 12h, térreo, próximo à Unidade de Curta Permanência; Politrauma e
Sala de estabilização, térreo, próximo à entrada de emergência.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Classificação de risco e indicação do plantonista médico.
41) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (ORIENTAÇÕES E ENTREGA DE EPI)
Local de atendimento: Unidades de Internação.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Paciente em isolamento de contato.
42) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / CUIDADO DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO
Local de atendimento: UTI 1, térreo, próximo ao Centro Cirúrgico; e UTI 2, 1º andar.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico intensivista.
43) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / CURATIVOS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
Local de atendimento: Sala do Curativo, térreo, próximo à Sala do Fluxo; e Unidades de Internação.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 17h, de segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: Parecer médico e/ou indicação do enfermeiro.
44) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ELETROCARDIOGRAMA (ECG)
Local de atendimento: Sala do ECG, próximo ao Fluxo.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
45) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / INTERNAÇÃO EM ENFERMARIA DE CIRURGIA GERAL, ORTOPEDIA E VASCULAR, CLÍNICA MÉDICA
Local de atendimento: Enfermaria Alecrim, térreo; Enfermaria Girassol, térreo; Enfermaria Margarida, 2º andar; Enfermaria Jasmim, 3º andar; e Enfermaria Orquídea, 4º andar.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico.
46) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / SONDAGENS
Local de atendimento: Sala de Procedimentos, térreo, próximo à Sala do Fluxo.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do plantonista médico, procedimento de urgência. Nota: não é realizado troca eletiva na unidade.
47) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ENTREVISTA EPIDEMIOLÓGICA
Local de atendimento: Unidades de Internação.
Dias e horários de Atendimentos: 07h às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Suspeita de doença de notificação compulsória.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | |
CNPJ | 00.697.295.0090/72 |
CNES | 5169976 |
Telefone | (92) 3647-4108 |
ps_plataoaraujo@saude.am.gov.br | |
Endereço | Avenida Autaz Mirim, S/N – Jorge Teixeira, Manaus – Amazonas, CEP: 69088-245 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 7:00h às 17:00h(segunda – Sexta) |
Linhas de ônibus: | 352, 355, 418, 600, 650, 651, 652, 676, 677 e 678 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Garantir em tempo integral o atendimento aos casos de urgência e emergência e de internação hospitalar demandada pela comunidade com a maior resolutividade possível, renovando de forma assistida para outras instituições especializadas os casos absolutamente necessários.
VISÃO
Ser reconhecida como unidade de excelência no atendimento ao usuário do SUS, tendo como alicerces a humanização e a qualidade nos serviços, fazendo uso das ferramentas Lean.
VALORES
Humanização; Respeito ao ser humano, Valorização dos colaboradores; Visão integrada e realista da assistência; Trabalho em equipe; Educação Continuada e Permanente; Transparência; Credibilidade; Responsabilidade fiscal e social.
ORGANOGRAMA
QUANDO DEVO PROCURAR O HPS DR. ARISTÓTELES PLATÃO BEZERRA DE ARAÚJO
Em casos de: parada cardiorrespiratória, afogamento, envenenamento, queimadura, choque, perfuração, vítima de projétil de arma de fogo ou arma branca, trauma contuso, insuficiência respiratória, taquicardia acentuada, alteração de estado de consciência, desorientação, paralisia muscular súbita, crise convulsiva, palpitação, dor torácica ou cardíaca, febre, lesão grave de pele, doença infecciosa aguda, crise asmática, dor de cabeça intensa, dor abdominal com náuseas e vômitos, agitação psicomotora, estado de pânico, ferimento com infecção importante, fratura, hemorragia de difícil controle, desidratação com piora do estado geral, desmaio, dentre outras situações que podem gerar risco de agravamento ou de óbito.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO HPS DR. ARISTÓTELES PLATÃO BEZERRA DE ARAÚJO
Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, ambos munidos de documento pessoal.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.
TEMPO DE ESPERA
O HPS Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo classifica os pacientes de acordo com a gravidade utilizando cores, conforme o Protocolo de Manchester: cor vermelha: emergência, atendimento imediato; cor laranja: muito urgente – atendimento o mais breve possível, em até 10 (dez) minutos; cor amarela: urgente, atendimento rápido, em até 50 (cinquenta) minutos; cor verde: pouco urgente, sendo o usuário orientado a procurar atendimento no Serviço de Pronto-Atendimento próximo de sua residência; e cor azul, não urgente, sendo o usuário orientado a procurar atendimento em Unidade Básica de Saúde próximo de sua residência.
INTERNAÇÃO
O médico avalia a necessidade de internação no atendimento de urgência e emergência, e se for o caso, solicita e preenche a Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Se necessário, conforme o quadro clínico do paciente e outras variáveis, poderá ser providenciada sua transferência para unidade de retaguarda da rede estadual de saúde com perfil adequado para o caso, por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.
VISITANTES
Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
Vide Carta dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde
Acesse: https://drive.google.com/file/d/1hRoqjKsKqZsMKiQWWd2QBJY9kqXg7EWd/view