Instituto da Mulher Dona Lindu
APRESENTAÇÃO
A presente Carta de Serviços do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL) objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhorar o fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e otimizar recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúdea divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Instituto da Mulher Dona Lindu oferece serviços de urgências e/ou emergências obstétricas, ginecológicas e neonatologia, dentre outros.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1 )SERVIÇO ADMINISTRATIVO/ EMISSÃO DE CERTIDÃO DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS
Local de atendimento: Sala do Cartório ao lado da recepção principal no térreo.
Dias e horários de Atendimento: Dias úteis das 08:00 às 17:00.
Requisitos para atendimento: Serviço restrito aos pacientes recém-nascidos e/ou bebês internados na instituição. Para o registro civil do recémnascido, os pais deverão apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento) e a Declaração de Nascido Vivo (DNV) emitida pelo hospital ou maternidade.
2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/FORNECIMENTO DE CÓPIA DIGITAL DE PRONTUÁRIO DO PACIENTE
Local de atendimento: Sala do Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (SAME) na área externa ao prédio da instituição, ao lado da sala do Programa Melhor em Casa do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
Dias e horários de Atendimento: Dias úteis das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
Requisitos para atendimento: Pacientes que estiveram internados na instituição decorridos 08 dias da alta hospitalar. As cópias dos prontuários solicitados serão no modo digital e a entrega no período de 05 dias úteis, sendo necessário que o solicitante seja o próprio paciente ou responsável pelo paciente menor de 18 ( dezoito) anos e que informe ao SAME um endereço de email válido para
o recebimento do arquivo digital com as informações (conforme a Ordem de Serviço Institucional nº002/2021).
3) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES NO SISTEMA DE REGULAÇÃO (SISREG)
Local de atendimento: Sala do SISREGno corredor interno do subsolo, próxima a recepção de entrada à área administrativa, ao lado da Sala dos Núcleos de Segurança do Paciente, CCIH, Vigilância em Saúde, Vigilância de Óbitos Neonatal e Materno.
Dias e horários de Atendimento: Dias uteisdas 7:00 às 12:00 e das 13:00 às 15:00.
Requisitos para atendimento: pacientes atendidos na instituição, com encaminhamentos médicos para a consulta interna na especialidade Mastologia, pacientes com solicitação de exame de mamografia; pacientes com encaminhamentos médicos e solicitações médicas para exames de média e alta complexidade. Para o atendimento é necessário a paciente apresentar um documento oficial com foto, o Cartão Nacional de Saúde ( Cartão do SUS), encaminhamento e solicitação médica para a consulta e exames.
4) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/ OUVIDORIA
Local de atendimento: Sala da Ouvidoria no corredor corredor interno do térreo da recepção principal.
Dias e horários de Atendimento: segunda à sexta-feira das 08:00 às 17:00, exceto sábado, domingo e feriados em que o usuário será atendido pelos Canais de Atendimento ao Usuário.
Requisitos para atendimento: Usuários do SUS.
5) SERVIÇO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA/ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO (ACR)
Local de atendimento: Consultórios Ginecológicos e Obstétricos do ACRna portaria da recepção principal no térreo.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento: Mulheres em urgência e/ou emergência ginecológicas e obstétricas.
6) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ CAPTAÇÃO DE DOADORA DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL
Local de atendimento: Sala do Centro de Processamento Celular (CPC)no corredor interno do térreo da recepção principal; a captação do material biológico será realizado no CPPP e no CCO; serviço em processo de validação para o inicio das atividades.
Dias e horários de Atendimento: Dias úteis das 07:00 às 13:00.
Requisitos para atendimento: Mulheres em trabalho de parto que no processo da internação hospitalar se enquadrem nos critérios do protocolo institucional para capatação de sangue de cordão umbilical.
7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ CAPTAÇÃO DE LEITE HUMANO EXTRAÍDO CRU
Local de atendimento: Domicílio da doadora de leite humano.
Dias e horários de Atendimento: Dias úteis conforme Dias e horários de Atendimento pré-agendado.
Requisitos para atendimento: Doadoras de leite humano cadastradas.
8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ COLETA DE LEITE HUMANO EXTRAÍDO CRU:
Local de atendimento: Posto de Coleta de Leite Humano no 3º andar ao lado da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e beira-leito no setor de internação.
Dias e horários de Atendimento:todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento: puérperas doadoras de leite humano
9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVOS DA MASTOLOGIA:
Local de atendimento: Consultório da Mastologia, localizado no corredor interno do térreo da recepção principal.
Dias e horários de Atendimento: segunda à sexta-feira das 07:00 às 19:00.
Requisitos para atendimento:mulheres no período posteriorà realização de procedimentos nas mamas; o atendimento é realizadoo com o agendamento prévio da equipe de enfermagem da mastologia.
10) SERVIÇODE ENFERMAGEM/IMUNIZAÇÃO ( “BCG, Hepatite B,DtpA, Triplice Viral, Palivizumabe,H1N1 “):
Local de atendimento: sala de Imunização no 2° andar ao lado da Ala das Enfermarias de Tratamento Ginecológico e no setor de internação do paciente.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias, conforme protocolo institucional de funcionamento da sala de Vacina.
Requisitos para atendimento: recém-nascidos, mulheres gestantes e puérperas internadas na instituição.
11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/TESTE DO PEZINHO:
Local de atendimento:Sala de Triagem Neonatal no 1º andar, na ala do ALCON Parto Cesáreo.
Dias e horários de Atendimento:todos os dias, conforme protocolo institucional para a realização do exame.
Requisitos para atendimento: recém-nascidos e/ou bebês internados na instituição com 05 dias de vida.
12) SERVIÇO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA/ CONSULTA DE ENFERMAGEM:
Local de atendimento: Consultório de Enfermagem Obstétricana portaria da recepção principal no térreo.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento:mulheres em urgência e/ou emergência obstétricas, em trabalho de parto de risco habitual, sem distócias. Os procedimentos de condução de trabalho de parto natural sem distócia serão encaminhados para a realização no centro de pré- parto, parto e puerpério (CPPP).
13) SERVIÇODE FISIOTERAPIA /ATENDIMENTO FISIOTERÁPICO:
Local de atendimento:Setor de internação do paciente.
Dias e horários de Atendimento: dias úteis das 07:00 às 19:00, conforme protocolo institucional para realização do exame.
Requisitos para atendimento: recém-nascidos na instituição,com 48h à 72h de vida.
14) SERVIÇODE FONOAUDIOLOGIA/ TESTE DA ORELINHA:
Local de atendimento:Setor de internação do paciente.
Dias e horários de Atendimento: dias úteis das 07:00 às 19:00, conforme protocolo institucional para realização do exame.
Requisitos para atendimento: recém-nascidos na instituição,com 48h à 72h de vida.
15) SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA/ TESTE DA LINGUINHA:
Local de atendimento: Setor de internação do paciente.
Dias e horários de Atendimento: dias úteis das 07:00 às 19:00, conforme protocolo institucional para realização do exame.
Requisitos para atendimento: recém-nascidos na instituição e/ou bebês internados com até 30 dias de vida, preferencialmente no 7º dia de vida.
16) SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA/CONSULTA EM FONOAUDIOLOGIA:
Local de atendimento: Setor de internação do paciente.
Dias e horários de Atendimento: dias úteis das 07:00 às 19:00.
Requisitos para atendimento: recém-nascidos e/ou bebês internados com indicação médica.
17) SERVIÇO DE GINECOLOGIA/ CIRURGIA PARAPATOLOGIAS GINECOLÓGICAS E DAS MAMAS:
Local de atendimento: Centro Cirúrgico Ginecológico (CCG) no final do corredor interno do setor da Admissão, no térreo.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento: mulheres em urgência e/ou emergência ginecológicas, com indicação e encaminhamento médico para correção cirúrgica; o encaminhamento médico é fornecido pelo médico especialista da instituição ou o médico especialistada Unidade Básica de Saúde que realizou a avaliação da paciente e a encaminhou pelo fluxo do Serviço de Regulação Estradual ( SISREG).
Os procedimentos oncológicos nas especialidades ginecológica e em mastologia serão encaminhados à Fundação de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON).
18) SERVIÇO DE GINECOLOGIA/CONSULTA EM GINECOLOGIA:
Local de atendimento: Consultório Médico Ginecológicona ala interna dos consultórios do setor da Admissão no térreo.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias,24 horas.
Requisitos para atendimento: mulheres em urgência e/ou emergência ginecológicas e em mastologia; mulheres com encaminhamentos médicos da Rede de Estabelecimentos de Saúde da capital e do interior no Estado do Amazonas.
Dias e horários de Atendimento: segunda à sabado das 07:00 às 19:00..
19) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA/ HEMOTRANSFUSÃO:
Local de atendimento: A transfusão sanguínea é realizada no leito do paciente.
Dias e horários de Atendimento:todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento: pacientes internados na instituição com indicação médica.
20) SERVIÇO DE MASTOLOGIA/CONSULTA EM MASTOLOGIA:
Local de atendimento: Consultório da Mastologia,no corredor interno do térreo da recepção principal.
Dias e horários de Atendimento: segunda e sexta-feira das 07:00 às 11:00; terça e quarta-feira das 13:00 às 17:00.
Requisitos para atendimento: Mulheres encaminhadas pelo médico ginecologista da instituição e/ou pelo Serviço de Regulação Estradual (SISREG)para consulta de atendimento especializado com o mastologista. A consulta médica especializada segue o fluxo de agendamento do Serviço de Regulação Estadual (SISREG).
21) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA/CONSULTA EM OBSTETRÍCIA:
Local de atendimento: Consultório Médico Obstétricona ala interna dos consultórios do setor da Admissão no térreo.
Dias e horários de Atendimento:todos os dias,24 horas.
Requisitos para atendimento:mulheres em urgência e/ou emergência obstétricas, em trabalho de parto com distócia ou sem distócia.Os procedimentos de condução de trabalho de parto natural serão encaminhados para a realização no centro de pré-parto, parto e puerpério (CPPP).
22) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA/PARTO CESÁREO:
Local de atendimento: Consultório Médico Obstétrico na ala interna dos consultórios do setor da Admissão,no térreo.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias,24 horas.
Requisitos para atendimento: mulheres em urgência e/ou emergência obstétricas, em trabalho de parto com distócias, conforme indicação médica.Os procedimentos cirúrgicos serão encaminados para realização no Centro Cirúrgico Obstétrico (CCO).
23) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA/PARTO NORMAL:
Local de atendimento: Centro de Pré-parto, Parto e Puerpério (CPPP) no 3º andar.
Dias e horários de Atendimento:todos os dias,24 horas.
Requisitos para atendimento:mulheres em urgência e/ou emergência obstétricas, em trabalho de parto de risco habitual.
24) SERVIÇO DE PEDIATRIA/TESTE DO CORAÇÃOZINHO:
Local de atendimento:Sala de Triagem Neonatal no 1º andar na ala do ALCON Parto Cesáreo.
Dias e horários de Atendimento:todos os dias, conforme protocolo institucional médico para a realização do exame.
Requisitos para atendimento: recém-nascidos e/ou bebês internados na instituição,com idade gestacional maior que 34 semanas, entre 24h e 48h de vida.
25) SERVIÇO DE PEDIATRIA/ TESTE DO OLHINHO:
Local de atendimento:Setor de internação do paciente.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias, conforme protocolo institucional médico para a realização do exame.
Requisitos para atendimento: recém-nascidos e/ou bebês internados na instituição.
26) SERVIÇO DE PSICOLOGIA/ CONSULTA EM PSICOLOGIA:
Local de atendimento: Sala da Psicologia,ao lado da sala do SAVVIS, no corredor interno do térreo da recepção principal; e no setor de internação.
Dias e horários de Atendimento:dias úteis das 07:00 às 19:00; sábado, domingo e feriado o atendimento será realizado pelo profissional plantonista de sobre-aviso da escala complementar de urgência.
Requisitos para atendimento:pacientes internadas que necessitam de atendimento psicológico e/ou familiares conforme protocolo institucional de acolhimento.
27) SERVIÇO DE RADIOLOGIA/ RAIO X:
Local de atendimento:Serviço Móvel beira-leito.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento: Paciente internado na instituição.
28) SERVIÇO DE ULTRASSONOGRAFIA/ ULTRASSONOGRAFIA ( “MAMAS, ABDOMEN, PÉLVICA E TRANSVAGINAL”):
Local de atendimento: Sala do Ultrassomna ala interna dos consultórios do setor da Admissão no térreo.
Dias e horários de Atendimento:todos os dias da semana no regime de 24 horas.
Requisitos para atendimento:paciente internada e/ou em atendimento especializado nas especialidades obstétrica e ginecológica.
29) SERVIÇO DE ULTRASSONOGRAFIA/ ULTRASSONOGRAFIA (“TRANSFONTANELA”):
Local de atendimento: Serviço Móvel beira-leito.
Dias e horários de Atendimento: dias úteis das 13:00 às 17:00.
Requisitos para atendimento: recém-nascido internado na instituição agendado para a realização do exame especializado; o exame é realizado com agendamento prévio conforme a solicitação médica.
30) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ASSISTÊNCIA À MULHER NO PRÉ-PARTO, PARTO E PUERPÉRIO:
Local de atendimento: Centro de Pré-parto, Parto e Puerpério (CPPP) no 3º andar ao lado do Centro Cirúrgico Obstétrico (CCO).
Dias e horários de Atendimento: todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento: mulheres em trabalho de parto sem distócia com indicação médica e/ou de enfemagem obstétrica.
31) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ CUIDADOS AO BINÔMIO MÃE-BEBÊ NO PÓS-PARTO CESÁREO:
Local de atendimento: Alojamento Conjunto ( ALCON Parto Cesáreo) no 1º andar da instituição, pelo lado direito da saída dos elevadores.
Dias e horários de Atendimento:todos os dias,24 horas.
Requisitos para atendimento: binômio mãe-filho encaminhados pelo Centro Cirúrgico Obstétrico (CCO) da unidade após o parto cesáreo.
32) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ CUIDADOS AO BINÔMIO MÃE-BEBÊ NO PÓS-PARTO NORMAL:
Local de atendimento:Alojamento Conjunto ( ALCON Parto Normal)localizado no 1º andar da instituição, lado esquerdo da saída dos elevadores.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias,24 horas.
Requisitos para atendimento: binômio mãe-filho encaminhados pelo Centro de Pré-parto, Parto e Puerpério (CPPP) da unidade após o parto normal.
33) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CUIDADOS ESPECIAIS AO RECÉM-NASCIDO:
Local de atendimento: Unidade de Cuidados Especiais ao Recém-nascido no 3º andar, ao lado do Centro Cirúrgico Obstétrico (CCO).
Dias e horários de Atendimento: todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento: Recém-nascidos com necessidades de cuidados instensivos neonatais imediatos no pós-parto imediato com indicação médica.
34) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ CUIDADOS INTENSIVOS ADULTO FEMININO:
Local de atendimento: Unidade de Terapia Intensiva Adulto Feminina no 2º andar.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento: pacientes do sexo feminino com indicações médicas de cuidados intensivos, regulados pelo Sistema de Regulação Estadual ( SISREG).
35) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CUIDADOS INTENSIVOS NEONATAIS:
Local de atendimento: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN Pequeno Gigante) no 2º andar ao lado da Unidade de Terapia Intensiva Adulto Feminina e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN Raio de Sol) no 3º andar.
Dias e horários de Atendimento :todos os dias, 24 horas.
Requisitos para atendimento: recém-nascidos com necessidades de cuidados intensivos neonatais, com indicação médica, admitidos pelo Sistema de Regulação Estadual.
36) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS CANGURU:
Local de atendimento: Unidade de Cuidados Intermediários Canguru no 1º andar, na ala do ALCON Parto Normal.
Dias e horários de Atendimento:todos os dias,24 horas.
Requisitos para atendimento: Recém-nascidos encaminhados pelas Unidades de Terapia Intensivas Neonatais com necessidades de cuidados intermediários para a 2ª e 3ª etapa do Método Canguru.
37) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ SERVIÇO DE ATENDIMENTO ÀS VITIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL (SAVVIS):
Local de atendimento: Sala do SAVVISentre a Sala da Psicologia e a Sala do Serviço Social, no corredor interno do térreo da recepção principal.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias,24 horas.
Requisitos para atendimento: crianças e mulheres vítimas de violência sexual admitidas no regime de livre demanda e pacientes referenciadas oriundas das Delegacias Especializadas e da rede hospitalar no Estado do Amazonas. Os procedimentos cirúrgicos são agendados conforme os protocolos multidisciplinares vigentes para o serviço.
38) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / TRATAMENTO GINECOLÓGICO:
Local de atendimento: Enfermarias de Tratamento Ginecológico ( Ginecologia 1 e 2) no 2º andar.
Dias e horários de Atendimento: todos os dias,24 horas.
Requisitos para atendimento: mulheres em tratamento ginecológico e/ou obstétrico, pós-operatórios.
39) SERVIÇO SOCIAL/ ASSISTÊNCIA SOCIAL:
Local de atendimento: Sala do Serviço Socialentre a sala da Psicologia e a Sala do SAVVIS no corredor interno do térreo da recepção principal; e no setor de internação.
Dias e horários de Atendimento: plantonistas das 07:00 às 19:00; dias úteis das 07:00 às 13:00.
Requisitos para atendimento: Pacientes internadas e/ou familiaresem conformidade com a avaliação do Serviço Social
BREVE HISTÓRICO
O Instituto da Mulher Dona Lindu foi inaugurado no dia 17 de junho de 2010, criado pela Portaria nº 0366/2010-GSUSAM, como instituição hospitalar para atuar como serviço de referência de atendimento à mulher no norte do país, abrangendo o eixo materno-infantil. O nome do hospital foi em homenagem à mãe do Presidente da República, à época, Luiz Inácio Lula da Silva. A unidade foi entregue à população amazonense com total de 185 leitos e uma nova proposta de atendimento integral e humanizado. Os setores interligados de modo multidisciplinar garantiram atendimento humanizado e qualificado em tempo integral durante o ciclo gravídico, puerperal e ao recém-nascido.
Os serviços ofertados na instituição eram: Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Unidade de Terapia Intensiva Adulto Feminino, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Convencionais Neonatal, Enfermaria Método Canguru, Exames de diagnósticos e laboratoriais. Foi iniciado o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) e inaugurado o segundo Banco de Leite Humano do Estado do Amazonas.
Em 2013, a unidade foi credenciada com o título “Hospital Amigo da Criança” (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde, pelo Fundo das Nações Unidas para a infância e pela Organização Mundial de Saúde. O título é reconhecimento das ações de proteção, apoio e estímulo ao aleitamento materno exclusivo. No mesmo ano, o hospital ganhou o prêmio nacional “O SUS que dá certo”, concedido pelo Ministério da Saúde, na categoria de experiências exitosas no SUS. Em 2014, a unidade aderiu ao programa nacional da Rede Cegonha que preconiza como prioridade nos pilares do atendimento, o parto natural e humanizado, assim como os cuidados amigos da mulher. Em 2019, foi inaugurado o primeiro consultório de Enfermagem Obstétrica do Estado do Amazonas e o Serviço de Atendimento à População de Imigrantes.
E no ano subsequente, a unidade completou dez anos de serviços prestados à comunidade amazonense em pleno contexto de pandemia de Covid 19.
O Instituto da Mulher Dona Lindu funciona 24 horas, possui várias certificações e serviços os quais foram inseridos nos protocolos da assistência ao binômio mãe-filho ao longo dos 11 anos de atividade.
O planejamento executivo para os atendimentos da Atenção à Saúde da Mulher e Atenção Neonatal foram desenvolvidos no âmbito da Gestão Hospitalar no SUS englobando os eixos da administração, qualidade, assistência, ensino e pesquisa e segurança do paciente. O embasamento teórico-prático foi realizado como a ferramenta eficaz de melhoria dos indicadores do processo de trabalho realizado em relação à assistência em saúde realizada pela Equipe Multidisciplinar no IMDL, possibilitando análise, reflexão e/ou recondução de processos e práticas na busca do fortalecimento do sistema de saúde.
Os bons indicadores de saúde refletem o fato de que os atendimentos realizados na instituição fomentam as diretrizes do Sistema de Saúde sob a ótica do “SUS que dá certo”. Os protocolos e as rotinas são embasados nas Estratégias (QUALINEO, APICE ON, IHAC e Programas Ministeriais de Saúde da Mulher e da Criança), os quais objetivam reduzir as taxas de mortalidade neonatal, bem como qualificar a atenção ao recém-nascido e à mulher nas maternidades.
Dentre as Certificações, Programas, Estratégias e Selos Federais de Qualidade da Assistência e do Cuidado do Ministério da Saúde e Núcleos e Projetos Institucionais, o IMDL possui: Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC); Assistência ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Canguru: 2ª e 3ª Etapas; Qualificação da Atenção Neonatal (QUALINEO); Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (APICEON); Rede Cegonha; Humaniza SUS; Rede de Banco de Leite Humano (rBLH); Programa Palivizumabe; Projeto Causa Raiz; Projeto Vinculação das Gestantes; Projeto Nascer; Projeto Cuidando do Cuidador; Projeto de Musicoterapia no Centro de Pré-Parto,Parto e Puerpério; Cuidado Amigo da Mulher; Serviço de Atendimento à População de Imigrantes; Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS).
Sob o lema “Acolher e Cuidar”, a assistência clínica vem sendo prestada de maneira especializada em as suas necessidades, respeitando a mulher e a criança sob os princípios éticos e morais que regem a prática médica assistencial.
Um dos grandes diferenciais é o parto humanizado e nosso atendimento neonatal. Além do pioneirismo na região Norte, o Instituto da Mulher foi planejado para ser um marco no conceito de acolhimento e atendimento humanizado no SUS. A missão é ser referência para a mulher da Amazônia, garantindo esse atendimento humanizado e qualificado em tempo integral durante o ciclo gravídico, puerperal e ao recém-nascido.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | |
CNPJ | 11.729.421/0001-74 |
CNES | 6627595 |
Telefone | (92) 3643-8111 |
instituto.imdl@saude.am.gov.br | |
Endereço | Avenida Mario Ypiranga nº 1581, Adrianópolis, Manaus – AM, 69.057-002 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 24hs |
Linhas de ônibus: | 001,100, 118,128, 212, 215,217, 304, 323, 329, 358, 359, 403, 409, 414, 415, 442, 446, 507, 550, 605 e 671 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Garantir a mulher atendimento humanizado e qualificado em tempo integral durante o ciclo gravídico e puerperal e ao recém-nascido, bem como acolher e cuidar da mulher em todas as suas necessidades ginecológicas, clínicas e cirúrgicas, respeitando-a na forma de princípios éticos e morais.
VISÃO
Ser referência para a mulher na Amazônia e tornar-se centro de excelência em obstetrícia e mastologia para o atendimento da média e alta complexidade.
VALORES
Humanização no atendimento ao binômio Mãe-Filho e às Famílias; Trabalho com competência, dignidade e amor; Respeito às diferenças sociais e culturais; Compromisso com a Mulher; Garantia dos direitos legais aos pacientes e suas famílias; Sensibilização quanto à atenção da valorização da Mulher e da Criança.
ORGANOGRAMA INSTITUTO DA MULHER DONA LINDU
QUANDO DEVO PROCURAR O INSTITUTO DA MULHER DONA LINDU
Devem procurar a unidade gestantes de baixo e alto risco que estejam em trabalho de parto, que possuam comorbidades para tratamento clínico; mulheres que necessitem de atendimento de urgência em ginecologia e de cirugias ginecológicas eletivas; recém-nascidos de até 28 dias de vida que necessitem de atendimento em neonatologia; vítimas de violência sexual; e mulheres que buscam atendimento para planejamento familiar.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE
Documento oficial com foto ou, se recém-nascido, Certidão de Nascimento;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Cartão de Pré-Natal, se gestante ou puérpera imediata;
Caderneta de Vacinação e Resumo de Alta, se recém-nascido.
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, ambos munidos de documento pessoal.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação e da presença de acompanhantes.
TEMPO DE ESPERA
A unidade utiliza o Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia e Ginecologia, assim a paciente é classificada por cores em conformidade ao nível de gravidade. A cor vermelha tem prioridade como caso gravíssimo de emergência, sendo o atendimento imediato. Na cor laranja, o caso grave é muito urgente é atendido em até 10 (dez) minutos e encaminhado para consulta priorizada. Na cor amarela, o caso é de gravidade moderada e urgente e a paciente é atendida em até 30 (trinta) minutos e encaminhada para consulta priorizada, sendo reavaliada periodicamente. Para a cor verde, o atendimento de caso de baixo risco é pouco urgente, é realizado em até 120 (cento e vinte) minutos e encaminhamento para consulta, sem priorização. A cor azul é para caso sem risco de agravamento da saúde, portanto, não urgente, não havendo limite de tempo de espera para o atendimento e a paciente poderá ser encaminhada para unidade básica de saúde de referência.
INTERNAÇÃO
Paciente em trabalho de parto com dilatação acima de 4 (quatro) cm ou com sinais e sintomas de complicações de acordo com avaliação médica.O obstetra procede à avaliação médica e com base no quadro clínico da paciente e na disponibilidade de leitos da maternidade, decide: pela permanência em estado de observação, aguardando resultado de exames laboratoriais e/ou de ultrassonografia; pela internação; ou pela sua remoção a outra instituição através de autorização do Complexo Regulador do Amazonas; ou pelo encaminhamento para tratamento ambulatorial. O recém nascido até 28 (vinte e oito) dias de vida será avaliado pelo pediatra e internado conforme avaliação médica. Casos de atendimentos em ginecologia, de vítimas de violência sexual e planejamento familiar terão internação conforme avaliação médica.
ACOMPANHANTES
De acordo com a Lei Federal nº 11.108/2005, a gestante possui direito a um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. A presença autorizada de acompanhante é garantida para pacientes menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 60 (sessenta) anos, portadoras de necessidades especiais. No caso de paciente menor de idade é obrigatória a presença do responsável. De acordo com a Portaria nº 2.068/2016-GM/MS, o recém-nascido deve ser acompanhado pela mãe no alojamento conjunto, onde deve ser estimulada e facilitada a presença do pai sem restrição de horário, inclusive de genitor sócio-afetivo. Para vítima de violência sexual, atendida pelo SAVVIS, e mulher com desejo de prevenir gravidez, atendida pelo planejamento familiar, é permitido um acompanhante. É permitido livre acesso e permanência durante as 24 horas da mãe e do pai do recém-nascido necessitado de cuidados especializados e/ou que esteja nos alojamentos conjuntos. A mesma garantia se aplica ao responsável legal do recém-nascido nos casos especiais de tutela do menor com o poder familiar, conforme a Lei nº 8.069/1990 e a Portaria nº 930/2012-GM/MS. A troca de acompanhante está restrita devido à pandemia de Covid-19. Os acompanhantes devem seguir as recomendações da unidade hospitalar, dentre outras: não apresentar sintomas gripais e não ter tido contato com infectados pelo Novo Coronavírus nos últimos 15 (quinze) dias anteriores à internação do paciente; usar máscara de proteção respiratória em todo o período em que estiver nas dependências hospitalar; manter a higiene pessoal e constante das mãos; e realizar a etiqueta respiratória. Para as áreas com restrição de circulação, como as unidades de cuidados intensivos, enfermarias e apartamentos em isolamento ou áreas privativas designadas pelo serviço, deverão ser obedecidos os protocolos institucionais, tais como o uso apropriado de equipamento de proteção individual (EPI).
VISITANTES
Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.