Policlínica João dos Santos Braga
APRESENTAÇÃO
A presente Carta de Serviços da Policlínica João dos Santos Braga tem como objetivo demonstrar a identidade da unidade da rede de assistência ambulatorial integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno do estabelecimento assistencial à saúde, e por reflexo, organizar e melhorar o fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e aperfeiçoar recursos humanos, materiais e financeiros.
Igualmente, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde à divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
A Policlínica João dos Santos Braga oferece serviços de atendimento médico em diversas especialidades.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) FARMÁCIA: Serviços de Atendimento Especializado (SAE), dispensação de medicamentos antirretrovirais, psicotrópicos, dispensação de medicamentos que fazem parte do Programa da Farmácia Básica.
Local de atendimento: Farmácia.
Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Solicitação de medicamentos antirretrovirais; requisição médica em duas vias, para dispensação de
antibióticos e remédios controlados apresentar documento de identificação; CNS (Cartão Nacional do SUS), e comprovante de residência.
2) RECEPÇÃO: Atendimento ao público com agendamento de consultas, marcação de exames, preenchimento de cadastro, orientações.
Local de atendimento: Recepção da Unidade de Saúde.
Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Necessário: Identidade ou documento oficial com foto, CPF, comprovante de Residência, CNS (Cartão Nacional do SUS), formulário de Encaminhamento e formulário de autorização do atendimento via SISREG.
3) PREPARO: Realiza os procedimentos de preparação do usuário do serviço para o atendimento aos
profissionais do serviço com a aferição de pressão arterial, pesagem, estatura, registro no formulário próprio de atendimento e encaminha para o atendimento.
Local de atendimento: Sala do Preparo da Policlínica João dos Santos Braga.
Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.
4) ENFERMAGEM: Acolhimento em Saúde Mental, triagem, consulta de enfermagem, aconselhamento em CTA, teste rápido de antígeno de coronavírus, supervisão dos serviços de enfermagem.
Local de atendimento: Consultório de Enfermagem da Unidade de Saúde.
Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente.
5) PERIODONTIA:
Local de atendimento: Consultório de PERIODONTIA.
Dias e horários de Atendimento: Matutino: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 11:00 horas. Vespertino: de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 16:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.
6) PSICOLOGIA: Consulta em psicologia, terapia em grupo.
Local de atendimento: Consultório de Psicologia.
Dias e horários de Atendimento: Matutino: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 12:00 horas.
Vespertino: de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Estar em acompanhamento com psiquiatra na Policlínica João dos Santos Braga.
7) SERVIÇO SOCIAL: Informação e ou comunicação em saúde (normas e rotinas institucionais;).
Encaminhamento à rede de seguridade social (assistência, saúde e previdência). Emissão de documentos que viabilizam a obtenção de benefícios sociais. Atendimentos a usuários em situação de vulnerabilidade social.
Local de atendimento: Sala de Serviço Social.
Dias e horários de Atendimento: Matutino: Servidora está de licença médica. Vespertino: de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente, identidade, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de residência (a depender do tipo de atendimento).
8) CLÍNICO GERAL: Apoio às especialidades.
Local de atendimento: Consultório Médico.
Dias e horários de Atendimento: Matutino: Quinta-feira e Sexta-feira das 08:00 às 12:00 horas.
Vespertino: de Terça-feira a Sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente.
9) DERMATOLOGIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador
SISREG.
Local de atendimento: Consultório Médico.
Dias e horários de Atendimento: Segunda-feira, Terça-feira e Quinta-feira das 7:00 às 11:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.
10) GINECOLOGIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.
Local de atendimento: Consultório Médico
Dias e horários de Atendimento: Matutino: Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 7:00 às 12:00 horas. Vespertino: Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 13:30 às 17:30 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.
11) OFTALMOLOGIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.
Local de atendimento: Consultório Médico
Dias e horários de Atendimento: Matutino: Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira das 08:00 às 12:00 horas e Vespertino: Segunda-feira e Quinta-feira das 13:00 às 17:00 hrs
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento
12) OTORRINOLARINGOLOGIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.
Local de atendimento: Consultório Médico.
Dias e horários de Atendimento: Matutino: Quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira das 07:00 às 12:00 horas, e Vespertino: Sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.
13) OUVIDORIA: Serviço destinado como canal de comunicação com o usuário, estando disponível para receber demandas de conflitos, sugestões, elogios, denúncias, reclamações e etc.
Local de atendimento: Sala de ouvidoria.
Dias e horários de Atendimento: Matutino: de segunda a sexta-feira 08:00 às 12:00 horas, e Vespertino: de segunda a sexta-feira 13:00 às 17:00 horas.
14) PSIQUIATRIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador –
SISREG
Local de atendimento: Consultório Médico.
Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira às 07:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente.
15) PROCEDIMENTO DERMATOLÓGICO: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema SISREG.
15.1. Procedimentos Realizados:
Biópsia de pele e partes moles;
Biópsia/Punção de tumor superficial da pele;
Criocirugia com Nitrogênio Líquido;
Eletrocoagulação de lesão cutânea/ intralesional;
Exérese de tumor de pele e anexos/ Cisto sebáceo/ Lipoma;
Excisões de lesões e/ou suturas de ferimentos da pele (anexos e mucosa)
Excisão e sutura de Linfangioma / Nevus;
Fulguração / Cauterização química de lesões cutâneas;
Incisão e drenagem de abscesso;
Retirada de lesão por Shaving;
Retirada de corpos estranhos (subcutâneo).
Local de atendimento: Consultório de Dermatologia.
Dias e horários de Atendimento: Quinta-feira às 07:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente que é atendido e o profissional marca o agendamento de retorno para realizar o procedimento.
16) PROCEDIMENTO GINECOLÓGICO: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema Regulador – SISREG.
16.1. Procedimentos Realizados:
- Biópsia de Vagina;
- Biópsia de Vulva;
- Biópsia de Endometrio;
- Colposcopia;
- Criocauterização/ Eletrocoagulação de colo de útero/ Cauterização Química c/ Ata;
- Preventivo;
- Drenagem de Glândula de Bartholin/ Skene;
- Exérese de Cisto Vaginal;
- Exérese de Pólipo de Útero;
- Extirpação de lesão de vulva/períneo (eletrocoagulação ou fulguração);
- Extração de Corpo Estranho da Vagina;
- Punção de Vagina.
Local de atendimento: Consultório de Ginecologia
Dias e horários de Atendimento: Matutino: Terça-feira, Quarta-feira e Sexta-feira as 08:00 horas. Vespertino: Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 13:30 às 17:30 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente que é atendido e o profissional marca o agendamento de retorno para realizar o procedimento.
17) .PROCEDIMENTO DE OFTALMOLOGIA: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema Regulador – SISREG.
17.1. Procedimentos Realizados:
- Fundoscopia.
Local de atendimento: Consultório de Oftalmologia.
Dias e horários de Atendimento: Matutino: Segunda-feira das 08:00 às 12:00 horas; Vespertino: Segunda e Quinta-feira das 13:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente.
18) PROCEDIMENTO DE OTORRINOLARINGOLOGIA: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema Regulador – SISREG.
18.1. Procedimentos Realizados:
- Remoção de Cerumen de Conduto Auditivo Externo;
- Cauterização Química de Pequenas Lesões;
- Curativo de Ouvido;
- Retirada de Corpo Estranho de cavidade Auditiva e Nasal.
Local de atendimento: Consultório de Otorrinolaringologia.
Dias e horários de Atendimento: Quarta-feira das 07:00 às 11:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente
19) PROCEDIMENTO DE ODONTOLOGIA: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado pela própria profissional no consultório de odontologia.
19.1. Procedimentos Realizados:
Local de atendimento: Consultório de Psicologia
Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 12:00 horas; Vespertino de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente
- ) PROCEDIMENTO DE PSICOLOGIA CLÍNICA: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizada
na recepção.
20.1. Procedimentos Realizados: - Terapia em Grupo;
- Terapia Individual;
- Atendimento Individual em Psicologia;
- Atendimento em Psicoterapia de grupo;
- Atividade Educativa/ Orientação em grupo na Atenção Especializada;
- Atendimento em oficina Terapêutica I (Saúde mental Terapia em grupo).
Local de atendimento: Consultório de Psicologia
Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 12:00 horas; Vespertino de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente
21.) EXAME DE ELETROCARDIOGRAMA: Atendimento presencial com agendamento de procedimento realizado via Sistema regulafor – SISREG.
É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
Local de atendimento: Sala de Exame de eletrocardiograma.
Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira as 07:00 horas;
Vespertino de Segunda a Sexta-feira as 14:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente, requisição do exame e autorização emitida via SISREG.
OBSERVAÇÃO: O Exame de Eletrocardiograma emitido nesta Unidade de Saúde é SEM LAUDO.
22) CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento: Testagem e Aconselhamento de HIV-1, Sífilis, Hepatite (B eC).
Local de atendimento: Sala do CTA.
Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira as 07:00 horas; Vespertino de Segunda a Sexta-feira as 13:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente.
23.) FISIOTERAPIA: Atendimento presencial com agendamento de procedimento realizado via Sistema regulador – SISREG.
Local de atendimento: Sala de Fisioterapia (1 e 2).
Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira as 07:00 horas;Vespertino de Segunda a Sexta-feira as 13:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente, requisição do exame e autorização emitida via SISREG.
OBSERVAÇÃO: Os serviços e horários de atendimentos poderão eventualmente sofrer alterações de acordo com o volume demandado ou outras variáveis
BREVE HISTÓRICO
A unidade foi inaugurada em 05 de maio de 2005 sito na Av. Margarita s/n no bairro Nova Cidade, CEP: 69097 305 – Manaus/AM. Os atendimentos são realizados concomitantemente com o Sistema de Regulação – SISREG, prestando serviços de acordo com as especialidades que lhes são encaminhadas, com a maior brevidade possível.
É uma Unidade de Saúde de média complexidade que tem como objetivo: proporcionar ao usuário um atendimento médico de qualidade nas seguintes especialidades: dermatologia, ginecologia, psiquiatria, psicologia, clínico geral, oftalmologista, otorrinolaringologista e mais recentemente através do Projeto RespirAR passamos a ofertar também aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS o atendimento de fisioterapia e educador físico.
DADOS DA UNIDADE
Diretor(a)-Presidente | IARIMEIA ANDRADE DA SILVA |
CNPJ | 00.697.295/0100-89 |
CNES | 3500179 |
Telefone | (092) 3649-5500 |
policlin_jbraga@saude.am.gov.br | |
Endereço | Avenida Margarita, S/N Nova Cidade CEP: 69.097-305 – Manaus – AM |
Linhas de ônibus: | 041 – 042 – 044 – 355 – 444 – 446 – 560. Nas proximidades da Unidade de Saúde ônibus que passam próximo a Caixa D’água do DB Nova Cidade: 319 – 328 – 443 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Prestar atendimento especializado à clientela referenciada pela rede de saúde SUS e contribuir com a qualidade de vida e acesso à saúde, como um bem para todos os cidadãos.
VISÃO
Ser centro de referência para atendimento; através de equipe multiprofissional, oferecendo serviços de qualidade, com eficiência, eficácia e humanização visando a resolutividade dos serviços e satisfação
da população atendida.
VALORES
Respeito ao ser humano e aos seus direitos. Compromisso com sua função social, Ética nas relações pessoais, profissionais e institucionais.
ORGANOGRAMA
QUANDO DEVO PROCURAR A POLICLÍNICA JOÃO DOS SANTOS BRAGA
A Policlínica João dos Santos Braga está inserida no rol de procedimentos oferecidos pela Atenção Secundária e ou chamada média complexidade ambulatorial que é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos, para o apoio diagnóstico e tratamento.
A relação dos grupos que compõem os procedimentos de média complexidade do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) é a informada a seguir: procedimentos e consultas especializados realizados em ginecologia, dermatologia, otorrinolaringologista e oftalmologista por profissionais médicos, ações especializadas em periodontia; fisioterapia; psicologia e serviço Social.
Contamos também com a Educação Física e o serviço de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O CTA tem como objetivo a oferta da testagem gratuita, confidencial e anônima e do aconselhamento em IST/AIDS, a partir de uma abordagem de educação em saúde e de redução de riscos e vulnerabilidades. Realizam ações e oferta de testagem sorológica HIV-1, Sífilis; hepatite B e C de forma confidencial e anônima, bem como a educação em saúde e aconselhamento.
A unidade também oferta atendimento em clínico geral, eletrocardiograma, distribuição de medicação- farmácia.
Por ser uma unidade de saúde de média complexidade o acesso aos serviços decorrem através do SISREG – Sistema Regulador, onde o paciente é inicialmente atendimento numa unidade básica de saúde e necessitando de um atendimento especializado o médico encaminha para o especialista e a requisição é inserida no sistema da unidade básica de saúde e posteriormente, confirmado o atendimento do usuário na unidade especializada executante do serviço para acompanhamento e tratamento resolutivo da patologia apresentada pelo paciente no atendimento inicial
nas unidades básicas de saúde.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE
O atendimento realizado pela Policlínica João dos Santos Braga acontece através do SISREG – Sistema Regulador para as especialidades , e quando confirmado pelo sistema o atendimento ou procedimento do paciente o mesmo deve apresentar no dia do atendimento ou consulta marcada o encaminhamento com a autorização, a Carteira de Identidade ou Documento Oficial com foto (Carteira de motorista, Carteira de trabalho, Carteira do Conselho de Classe etc.) o Cartão do SUS, CPF e Comprovante de residência. O atendimento do público é a partir de 16 anos. Agendamento local para o clínico e endodontia.
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
CANAIS DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
Presencial: No endereço desta Unidade de Saúde: Sito na Avenida Margarita, S/N, bairro Nova Cidade, CEP: 69097-305 em Manaus-AM;
Horário: das 07:00 às 17:00 horas;
Telefone(s):
(92) 3649-5500 (Recepção)
(92) 3649-5501 (Direção)
(92) 3649-5502 (Secretaria)
(92) 3649-5503 (Gerência Administrativa Financeira)
E-mail: policlin_jbraga@saude.am.gov.br.