Policlínica João dos Santos Braga

¤ Endereço: Avenida Margarita, S/N, Nova Cidade, Manaus/AM ¤ CEP: 69.097-305 ¤ Horário de Atendimento: 07:00hs as 17:00hs ¤ Telefone (92) 3649-5500

Policlínica João dos Santos Braga

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços da Policlínica João dos Santos Braga tem como objetivo demonstrar a identidade da unidade da rede de assistência ambulatorial integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno do estabelecimento assistencial à saúde, e por reflexo, organizar e melhorar o fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e aperfeiçoar recursos humanos, materiais e financeiros.

Igualmente, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde à divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.

A Policlínica João dos Santos Braga oferece serviços de atendimento médico em diversas especialidades.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) FARMÁCIA: Serviços de Atendimento Especializado (SAE), dispensação de medicamentos antirretrovirais, psicotrópicos, dispensação de medicamentos que fazem parte do Programa da Farmácia Básica.

Local de atendimento: Farmácia.

Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Solicitação de medicamentos antirretrovirais; requisição médica em duas vias, para dispensação de
antibióticos e remédios controlados apresentar documento de identificação; CNS (Cartão Nacional do SUS), e comprovante de residência.


2) RECEPÇÃO: Atendimento ao público com agendamento de consultas, marcação de exames, preenchimento de cadastro, orientações.

Local de atendimento: Recepção da Unidade de Saúde.

Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Necessário: Identidade ou documento oficial com foto, CPF, comprovante de Residência, CNS (Cartão Nacional do SUS), formulário de Encaminhamento e formulário de autorização do atendimento via SISREG.


3) PREPARO: Realiza os procedimentos de preparação do usuário do serviço para o atendimento aos
profissionais do serviço com a aferição de pressão arterial, pesagem, estatura, registro no formulário próprio de atendimento e encaminha para o atendimento.

Local de atendimento: Sala do Preparo da Policlínica João dos Santos Braga.

Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.


4) ENFERMAGEM: Acolhimento em Saúde Mental, triagem, consulta de enfermagem, aconselhamento em CTA, teste rápido de antígeno de coronavírus, supervisão dos serviços de enfermagem.

Local de atendimento: Consultório de Enfermagem da Unidade de Saúde.

Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente.


5) PERIODONTIA:

Local de atendimento: Consultório de PERIODONTIA.

Dias e horários de Atendimento: Matutino: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 11:00 horas. Vespertino: de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 16:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.

6) PSICOLOGIA: Consulta em psicologia, terapia em grupo.

Local de atendimento: Consultório de Psicologia.

Dias e horários de Atendimento: Matutino: de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 12:00 horas.
Vespertino: de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Estar em acompanhamento com psiquiatra na Policlínica João dos Santos Braga.


7) SERVIÇO SOCIAL: Informação e ou comunicação em saúde (normas e rotinas institucionais;).
Encaminhamento à rede de seguridade social (assistência, saúde e previdência). Emissão de documentos que viabilizam a obtenção de benefícios sociais. Atendimentos a usuários em situação de vulnerabilidade social.

Local de atendimento: Sala de Serviço Social.

Dias e horários de Atendimento: Matutino: Servidora está de licença médica. Vespertino: de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente, identidade, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de residência (a depender do tipo de atendimento).


8) CLÍNICO GERAL: Apoio às especialidades.

Local de atendimento: Consultório Médico.

Dias e horários de Atendimento: Matutino: Quinta-feira e Sexta-feira das 08:00 às 12:00 horas.
Vespertino: de Terça-feira a Sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente.


9) DERMATOLOGIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador
SISREG.

Local de atendimento: Consultório Médico.

Dias e horários de Atendimento: Segunda-feira, Terça-feira e Quinta-feira das 7:00 às 11:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.


10) GINECOLOGIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.

Local de atendimento: Consultório Médico

Dias e horários de Atendimento: Matutino: Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 7:00 às 12:00 horas. Vespertino: Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 13:30 às 17:30 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.


11) OFTALMOLOGIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.

Local de atendimento: Consultório Médico

Dias e horários de Atendimento: Matutino: Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira das 08:00 às 12:00 horas e Vespertino: Segunda-feira e Quinta-feira das 13:00 às 17:00 hrs

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento


12) OTORRINOLARINGOLOGIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.

Local de atendimento: Consultório Médico.

Dias e horários de Atendimento: Matutino: Quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira das 07:00 às 12:00 horas, e Vespertino: Sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.


13) OUVIDORIA: Serviço destinado como canal de comunicação com o usuário, estando disponível para receber demandas de conflitos, sugestões, elogios, denúncias, reclamações e etc.

Local de atendimento: Sala de ouvidoria.

Dias e horários de Atendimento: Matutino: de segunda a sexta-feira 08:00 às 12:00 horas, e Vespertino: de segunda a sexta-feira 13:00 às 17:00 horas.


14) PSIQUIATRIA: Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador –
SISREG

Local de atendimento: Consultório Médico.

Dias e horários de Atendimento: de Segunda a Sexta-feira às 07:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente.


15) PROCEDIMENTO DERMATOLÓGICO: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema SISREG.
15.1. Procedimentos Realizados:

Biópsia de pele e partes moles;

Biópsia/Punção de tumor superficial da pele;

Criocirugia com Nitrogênio Líquido;

Eletrocoagulação de lesão cutânea/ intralesional;

Exérese de tumor de pele e anexos/ Cisto sebáceo/ Lipoma;

Excisões de lesões e/ou suturas de ferimentos da pele (anexos e mucosa)

Excisão e sutura de Linfangioma / Nevus;

Fulguração / Cauterização química de lesões cutâneas;

Incisão e drenagem de abscesso;

Retirada de lesão por Shaving;

Retirada de corpos estranhos (subcutâneo).

Local de atendimento: Consultório de Dermatologia.

Dias e horários de Atendimento: Quinta-feira às 07:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente que é atendido e o profissional marca o agendamento de retorno para realizar o procedimento.


16) PROCEDIMENTO GINECOLÓGICO: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema Regulador – SISREG.
16.1. Procedimentos Realizados:

  1. Biópsia de Vagina;
  2. Biópsia de Vulva;
  3. Biópsia de Endometrio;
  4. Colposcopia;
  5. Criocauterização/ Eletrocoagulação de colo de útero/ Cauterização Química c/ Ata;
  6. Preventivo;
  7. Drenagem de Glândula de Bartholin/ Skene;
  8. Exérese de Cisto Vaginal;
  9. Exérese de Pólipo de Útero;
  10. Extirpação de lesão de vulva/períneo (eletrocoagulação ou fulguração);
  11. Extração de Corpo Estranho da Vagina;
  12. Punção de Vagina.

Local de atendimento: Consultório de Ginecologia

Dias e horários de Atendimento: Matutino: Terça-feira, Quarta-feira e Sexta-feira as 08:00 horas. Vespertino: Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 13:30 às 17:30 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente que é atendido e o profissional marca o agendamento de retorno para realizar o procedimento.


17) .PROCEDIMENTO DE OFTALMOLOGIA: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema Regulador – SISREG.
17.1. Procedimentos Realizados:

  1. Fundoscopia.

Local de atendimento: Consultório de Oftalmologia.

Dias e horários de Atendimento: Matutino: Segunda-feira das 08:00 às 12:00 horas; Vespertino: Segunda e Quinta-feira das 13:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente.


18) PROCEDIMENTO DE OTORRINOLARINGOLOGIA: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema Regulador – SISREG.
18.1. Procedimentos Realizados:

  1. Remoção de Cerumen de Conduto Auditivo Externo;
  2. Cauterização Química de Pequenas Lesões;
  3. Curativo de Ouvido;
  4. Retirada de Corpo Estranho de cavidade Auditiva e Nasal.

Local de atendimento: Consultório de Otorrinolaringologia.

Dias e horários de Atendimento: Quarta-feira das 07:00 às 11:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente


19) PROCEDIMENTO DE ODONTOLOGIA: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado pela própria profissional no consultório de odontologia.
19.1. Procedimentos Realizados:

Local de atendimento: Consultório de Psicologia

Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 12:00 horas; Vespertino de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente


  1. ) PROCEDIMENTO DE PSICOLOGIA CLÍNICA: Atendimento presencial com agendamento de consulta realizada
    na recepção.
    20.1. Procedimentos Realizados:
  2. Terapia em Grupo;
  3. Terapia Individual;
  4. Atendimento Individual em Psicologia;
  5. Atendimento em Psicoterapia de grupo;
  6. Atividade Educativa/ Orientação em grupo na Atenção Especializada;
  7. Atendimento em oficina Terapêutica I (Saúde mental Terapia em grupo).

Local de atendimento: Consultório de Psicologia

Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 12:00 horas; Vespertino de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 17:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente


21.) EXAME DE ELETROCARDIOGRAMA: Atendimento presencial com agendamento de procedimento realizado via Sistema regulafor – SISREG.
É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

Local de atendimento: Sala de Exame de eletrocardiograma.

Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira as 07:00 horas;
Vespertino de Segunda a Sexta-feira as 14:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente, requisição do exame e autorização emitida via SISREG.
OBSERVAÇÃO: O Exame de Eletrocardiograma emitido nesta Unidade de Saúde é SEM LAUDO.


22) CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento: Testagem e Aconselhamento de HIV-1, Sífilis, Hepatite (B eC).

Local de atendimento: Sala do CTA.

Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira as 07:00 horas; Vespertino de Segunda a Sexta-feira as 13:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente.


23.) FISIOTERAPIA: Atendimento presencial com agendamento de procedimento realizado via Sistema regulador – SISREG.

Local de atendimento: Sala de Fisioterapia (1 e 2).

Dias e horários de Atendimento: Matutino de Segunda a Sexta-feira as 07:00 horas;Vespertino de Segunda a Sexta-feira as 13:00 horas.

Requisitos para atendimento: Prontuário do Paciente, requisição do exame e autorização emitida via SISREG.
OBSERVAÇÃO: Os serviços e horários de atendimentos poderão eventualmente sofrer alterações de acordo com o volume demandado ou outras variáveis

BREVE HISTÓRICO

A unidade foi inaugurada em 05 de maio de 2005 sito na Av. Margarita s/n no bairro Nova Cidade, CEP: 69097 305 – Manaus/AM. Os atendimentos são realizados concomitantemente com o Sistema de Regulação – SISREG, prestando serviços de acordo com as especialidades que lhes são encaminhadas, com a maior brevidade possível.

É uma Unidade de Saúde de média complexidade que tem como objetivo: proporcionar ao usuário um atendimento médico de qualidade nas seguintes especialidades: dermatologia, ginecologia, psiquiatria, psicologia, clínico geral, oftalmologista, otorrinolaringologista e mais recentemente através do Projeto RespirAR passamos a ofertar também aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS o atendimento de fisioterapia e educador físico.

DADOS DA UNIDADE

Diretor(a)-PresidenteIARIMEIA ANDRADE DA SILVA
CNPJ00.697.295/0100-89
CNES3500179
Telefone(092) 3649-5500
E-mailpoliclin_jbraga@saude.am.gov.br
EndereçoAvenida Margarita, S/N Nova Cidade CEP: 69.097-305 – Manaus – AM
Linhas de ônibus:041 – 042 – 044 – 355 – 444 – 446 – 560. Nas proximidades da Unidade de Saúde ônibus que
passam próximo a Caixa D’água do DB Nova Cidade: 319 – 328 – 443

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Prestar atendimento especializado à clientela referenciada pela rede de saúde SUS e contribuir com a qualidade de vida e acesso à saúde, como um bem para todos os cidadãos.


VISÃO

Ser centro de referência para atendimento; através de equipe multiprofissional, oferecendo serviços de qualidade, com eficiência, eficácia e humanização visando a resolutividade dos serviços e satisfação
da população atendida.


VALORES

Respeito ao ser humano e aos seus direitos. Compromisso com sua função social, Ética nas relações pessoais, profissionais e institucionais.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR A POLICLÍNICA JOÃO DOS SANTOS BRAGA

A Policlínica João dos Santos Braga está inserida no rol de procedimentos oferecidos pela Atenção Secundária e ou chamada média complexidade ambulatorial que é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos, para o apoio diagnóstico e tratamento.

A relação dos grupos que compõem os procedimentos de média complexidade do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) é a informada a seguir: procedimentos e consultas especializados realizados em ginecologia, dermatologia, otorrinolaringologista e oftalmologista por profissionais médicos, ações especializadas em periodontia; fisioterapia; psicologia e serviço Social.

Contamos também com a Educação Física e o serviço de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O CTA tem como objetivo a oferta da testagem gratuita, confidencial e anônima e do aconselhamento em IST/AIDS, a partir de uma abordagem de educação em saúde e de redução de riscos e vulnerabilidades. Realizam ações e oferta de testagem sorológica HIV-1, Sífilis; hepatite B e C de forma confidencial e anônima, bem como a educação em saúde e aconselhamento.

A unidade também oferta atendimento em clínico geral, eletrocardiograma, distribuição de medicação- farmácia.

Por ser uma unidade de saúde de média complexidade o acesso aos serviços decorrem através do SISREG – Sistema Regulador, onde o paciente é inicialmente atendimento numa unidade básica de saúde e necessitando de um atendimento especializado o médico encaminha para o especialista e a requisição é inserida no sistema da unidade básica de saúde e posteriormente, confirmado o atendimento do usuário na unidade especializada executante do serviço para acompanhamento e tratamento resolutivo da patologia apresentada pelo paciente no atendimento inicial
nas unidades básicas de saúde.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE

O atendimento realizado pela Policlínica João dos Santos Braga acontece através do SISREG – Sistema Regulador para as especialidades , e quando confirmado pelo sistema o atendimento ou procedimento do paciente o mesmo deve apresentar no dia do atendimento ou consulta marcada o encaminhamento com a autorização, a Carteira de Identidade ou Documento Oficial com foto (Carteira de motorista, Carteira de trabalho, Carteira do Conselho de Classe etc.) o Cartão do SUS, CPF e Comprovante de residência. O atendimento do público é a partir de 16 anos. Agendamento local para o clínico e endodontia.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

CANAIS DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

Presencial: No endereço desta Unidade de Saúde: Sito na Avenida Margarita, S/N, bairro Nova Cidade, CEP: 69097-305 em Manaus-AM;
Horário: das 07:00 às 17:00 horas;
Telefone(s):

(92) 3649-5500 (Recepção)

(92) 3649-5501 (Direção)

(92) 3649-5502 (Secretaria)

(92) 3649-5503 (Gerência Administrativa Financeira)
E-mail: policlin_jbraga@saude.am.gov.br.

FOTOS