Serviço de Pronto Atendimento Alvorada
APRESENTAÇÃO
A presente Carta do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
O Serviço de Pronto Atendimento Alvorada oferece serviços de atendimento em clínica médica, cirúrgica e pediátrica, odontologia, enfermagem, dentre outros.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/ OUVIDORIA
Local de atendimento: Sala da Ouvidoria próximo a recepção principal.
Dias e horários de Atendimento: Presencialmente de segunda a sexta de 7 às 13h.
Requisitos para atendimento: Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/ PREENCHIMENTO DE FICHA DE ATENDIMENTO
Local de atendimento: Recepção principal localizada na entrada da unidade.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, exceto em situações de Emergência.
3) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO/ Exames Laboratoriais (Hemograma, Fezes, Urina, Malária e Antigeno viral).
Local de atendimento: No Laboratório, localizado no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento:: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, exceto em situações de emergência. Somente para pacientes atendidos no Serviço de Pronto Atendimento Alvorada.
4) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS
Local de atendimento: Posto de medicação adulto e infantil localizado no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento:: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, conclusão de terapia medicamentosa, receita médica obtida Unidade.
5) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ COLETA DE EXAME RT – PCR (COVID-19)
Local de atendimento: Sala de coleta de RT-PCR, localizada no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento:: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, apresentar dois sintomas gripais.
6) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ CONTROLE E PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Local de atendimento: Posto de Administração de Medicamentos, Sala de Observação, Sala de Emergência e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ser atendido no Serviço.
7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ CURATIVO E RETIRADA DE PONTOS
Local de atendimento: Sala de Sutura e Sala de Drenagem.
Local de atendimento:: finais de semana e feriados das 8 às 17h.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ ELETROCARDIOGRAMA
Local de atendimento: Sala de Emergência e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Solicitação medica interna, após avaliação.
9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS COMPULSÓRIAS
Local de atendimento: Triagem, Sala do Enfermeiro, Sala de Emergência e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, estar apresentando sintomas de Doenças de Notificação Compulsória.
10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ TROCAS DE SONDAS NASOGÁSTRICA E NASOENTERAL
Local de atendimento: Sala de Emergência e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 8 às 17h, exceto emergências.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ TROCA DE SONDA VESICAL
Local de atendimento: Sala de Emergência e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 8 às 17h aos sábados, domingos e feriados, exceto em situações de emergência.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
12) SERVIÇO DE FARMÁCIA/ DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Local de atendimento: Área interna administrativa.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Atende a demanda interna, dispensa medicamentos para malária e tuberculose, somente para pacientes internados.
13) SERVIÇO MÉDICO/ CLÍNICA CIRÚRGICA: ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CIRÚRGICA
Local de atendimento: Consultório Cirúrgico/Sala de Sutura, Sala de Drenagem Sala de Emergência e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias, exceto Drenagem (8h às 12h e 14h às 17h).
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
14) SERVIÇO MÉDICO/ CLÍNICA MÉDICA: ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CLÍNICA
Local de atendimento: Consultórios Médicos 3,4 e 5, localizados no corredor principal, Sala de Emergência e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
15) SERVIÇO MÉDICO/ CLÍNICA PEDIÁTRICA: ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
Local de atendimento: Consultórios 1 e 2, localizados no corredor principal, Sala de Emergência e Enfermarias
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, idade de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
16) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/ ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL para pacientes em observação e internados.
Local de atendimento: Sala de Emergência e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 7 às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, ser atendido no serviço.
17) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA/ ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Local de atendimento: Consultório Odontológico, localizado no corredor principal, última sala do lado direito.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
18) SERVIÇO DE PSICOLOGIA/ ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Local de atendimento: Sala de Emergência, Enfermarias e na Sala do Serviço Social.
Dias e horários de Atendimento: de segunda a sexta feira de 7:00 às 13:00h e de 16:00 às 22:00h.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, ser atendido no serviço.
19) SERVIÇO DE RADIOLOGIA/ RAIO X
Local de atendimento: Sala de Radiologia, localizada no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, exceto em situações de emergência. Somente para pacientes atendidos no Serviço de Pronto Atendimento Alvorada.
20) SERVIÇO SOCIAL/ ASSISTÊNCIA A PACIENTES E FAMILIARES
Local de atendimento: Sala do Serviço Social, localizada no corredor principal, Sala de Emergência e Enfermarias
Dias e horários de Atendimento: 7 às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
21) SERVIÇO SOCIAL/ FORNECIMENTO DE COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT)
Local de atendimento: Sala do Serviço Social, localizada no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 7 às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, documento oficial da empresa preenchida corretamente(CAT).
22) SERVIÇO SOCIAL/ FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO
Local de atendimento: Sala do Serviço Social, localizada no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 7 às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, somente para o paciente ou responsável legal (apresentar procuração).
BREVE HISTÓRICO
Em 14 de março de 1972, foi inaugurado o SPA Alvorada como unidade sanitária para atendimento da população em geral e acompanhamento dos agravos.
A equipe de profissionais era formada por médicos (pediatra, clínico geral e ginecologia/obstetrícia), odontólogos, parteiras e visitadores.
O estabelecimento assistencial à saúde possui em seu histórico diversas mudanças de nomenclatura e adequação de atendimento.
Em 15 de março de 1993, a unidade recebeu a nomenclatura de Serviço de Pronto Atendimento do Alvorada, e segue com atendimento nas 24 horas até os dias de hoje.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | |
CNPJ | 00.697.295/0093-15 |
CNES | 2017873 |
Telefone | (92) 3659-4100 |
spa_alvorada@saude.am.gov.br | |
Endereço | Rua Lóris Cordovil, s/n – Alvorada I, CEP: 69043-010 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 24hs |
Linhas de ônibus: | 213, 219, 225 e 227 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Garantir assistência humanizada e qualificada aos casos de urgência e emergência, de baixa e média complexidade, proporcionando atendimento em tempo integral e especializado, com tecnologias adequadas e profissionais comprometidos com o cuidado de maneira integrada à comunidade, além de oferecer retaguarda às unidades básicas de saúde, diminuindo a sobrecarga de hospitais e prontos-socorros de maior complexidade.
VISÃO
Ser referência no atendimento de baixa e média complexidade em urgência e emergência até 2023, com a comunidade usuária saudável, na qual o SUS seja reconhecido por sua excelência; e na assistência ao paciente, oferecendo resolutividade, assim como na gestão em saúde e no ensino com foco no aprimoramento dos processos operacionais.
VALORES
Humanização, Qualidade, Dedicação, Eficiência, Valorização à Vida, Ética, Responsabilidade Social e
ORGANOGRAMA
QUANDO DEVO PROCURAR O SPA ALVORADA
Em casos de urgência e emergência médica e odontológica, tais como dor, febre, virose, pico hipertensivo, ferimento por arma de fogo, arma branca ou fogos, corte, acidente, parada cardíaca, crise convulsiva, dentre outros.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE
Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacina para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.
TEMPO DE ESPERA
Tempo médio estimado de 30 minutos. No Serviço de Triagem, será realizado avalição de enfermagem, na qual serão verificados sinais vitais e queixas. Em seguida, o atendimento médico será realizado conforme a gravidade de cada caso.
INTERNAÇÃO
A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Conforme reavaliação médica do quadro clínico, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.
VISITANTES
Por ser unidade de urgência e emergência, o SPA Alvorada não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.