Serviço de Pronto Atendimento Chapot Prevost
APRESENTAÇÃO
A presente Carta de Serviços do SPA Chapot Prevost objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
O SPA Chapot Prevost oferece serviços de urgência de média complexidade, em Clínica Médica, Cirúrgica, Pediátrica, Odontologia, Enfermagem, dentre outros.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:
Requisitos para atendimento: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is),
cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.
1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:
Requisitos para atendimento: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.
2) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / EXAMES LABORATORIAIS:
Local de atendimento: Sala de Laboratório, próximo à Sala de Raio-X.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica interna.
3) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA ADULTO:
Local de atendimento: Sala de Emergência.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Paciente a partir de 15 anos admitido na unidade.
4) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO CLÍNICO ADULTO:
Local de atendimento: Consultório 01 (um) e 02 (dois) da Clínica Médica e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Necessidade de atendimento clínico.
5) SERVIÇO DE CIRURGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CIRURGIA:
Local de atendimento: Sala de emergência, próximo à Sala de Sutura.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Paciente a partir de 30 (trinta) dias de vida, admitido na unidade.
6) SERVIÇO DE CIRURGIA / SUTURA:
Local de atendimento: Sala de Sutura, próximo à Sala de Emergência.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Paciente a partir de 30 (trinta) dias de vida, com indicação médica.
7) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM
Local de atendimento: Sala de Drenagem, próximo ao Posto de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 17h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Paciente a partir de 30 (trinta) dias de vida, com indicação médica.
8) SERVIÇO DE CIRURGIA / DEBRIDAMENTO:
Local de atendimento: Sala de Drenagem, próximo ao Posto de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 17h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Paciente a partir de 30 (trinta) dias de vida, com indicação médica.
9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMNISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO:
Local de atendimento: Sala de Medicação, próximo aos Consultórios Médicos Clínicos e Pediatricos.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Prescrição do plantonista médico.
10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO:
Local de atendimento: Sala de Drenagem, próximo ao Posto de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 17h, aos sábados, domingos e feriados.
Requisitos para atendimento: Ferimentos com necessidade de curativos diários e solicitação médica interna.
10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / INSERÇÃO, TROCA E RETIRADA DE SONDA NASOENTERAL, NASOGASTRICA VESICAL
Local de atendimento: Sala de Drenagem, próximo ao Posto de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 17h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Solicitação do plantonista médico ou do enfermeiro.
11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / RETIRADA DE PONTOS:
Local de atendimento: Sala de Drenagem, proximo ao Posto de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 17h, aos sábados, domingos e feriados.
Requisitos para atendimento: Avaliação do plantonista enfermeiro.
12) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / VACINAÇÃO (ANTIRRÁBIA E ANTITETÂNICA):
Local de atendimento: Enfermarias e Sala de Vacina, próximo ao Posto de Coleta.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 18h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Prescrição médica da unidade.
13) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ATENDIMENTO CLÍNICO NUTRICIONAL
Local de atendimento: Enfermarias e Emergência.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 17h, somente dias úteis.
Requisitos para atendimento: Pacientes internados no SPA.
14) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / TRATAMENTO DE HEMORRAGIA
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
15) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / DRENAGEM DE ABSCESSO DENTÁRIO
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
16) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / SUTURA DE FERIMENTO NA BOCA
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
17) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / TRATAMENTO DE ALVEOLITE MAXILAR:
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
18) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / OBTURAÇÃO TEMPORÁRIA
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
19) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / RESTAURAÇÃO TEMPORÁRIA
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
20) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / EXODONTIA (EXTRAÇÃO)
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
21) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA
Local de atendimento: Sala de Emergência, próximo à Sala de Sutura.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Faixa etária a partir de 30 (trinta) dias de vida aos 14 (quatorze) anos, admissão na unidade.
22) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO EM PEDIATRIA
Local de atendimento: Consultório 01 (um) e 02 (dois) da Pediatria e Enfermaria.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Necessidade de atendimento pediátrico a partir de 30 (trinta) dias de vida aos 14 (quatorze) anos.
23) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO-X (TÓRAX E EXTREMIDADES)
Local de atendimento: Sala de Raio-X, ao lado do Laboratório.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação médica.
24) SERVIÇO SOCIAL / ACOLHIMENTO SOCIAL
Local de atendimento: Sala do Serviço Social e Nutrição, próximo à Recepção.
Dias e horários de Atendimento: 7h às 17h, dias úteis.
Requisitos para atendimento: Usuário da unidade.
25) SERVIÇO SOCIAL / ORIENTAÇÃO SOCIAL
Local de atendimento: Sala do Serviço Social e Nutrição, próximo à Recepção.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 17h horas, nos dias úteis.
Requisitos para atendimento: Usuário da unidade.
BREVE HISTÓRICO
No dia 7 de julho de 2008, foi assinado contrato para realização da construção do SPA Chapot Prevost e ampliação e reforma do Hospital e da Maternidade Chapot Prevost. A obra teve início no dia 25 de julho de 2008.
No dia 27 de abril de 2009, após grande reforma e ampliação, foi inaugurado o SPA Chapot Prevost, realizando um antigo sonho da comunidade do Bairro Colônia Antônio Aleixo.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | |
CNPJ | 10.592.249/0001-97 |
CNES | 2019566 |
Telefone | (92) 3616-3420 |
hosp_cprevost@saude.am.gov.br | |
Endereço | Rua Getúlio Vargas, nº 184, Bairro Colônia Antônio Aleixo. Manaus – Amazonas. CEP 69008-000 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 24hs |
Linhas de ônibus: | 085 e 605 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Proporcionar assistência humanizada no serviço de pronto atendimento com qualidade e segurança, tendo compromisso com a cidadania, com foco na vida e acolhimento.
VISÃO
Ser referência no atendimento em de urgência em média complexidade, assumindo a melhoria contínua das práticas de gestão, visando à busca da excelência, com a participação de toda a sociedade e do apoio da Secretaria de Estado da Saúde para beneficiar os pacientes e dar ainda mais qualidade no seu atendimento.
VALORES
Humanização, Respeito à Vida, Compromisso, Profissionalismo e Ética.
ORGANOGRAMA
QUANDO DEVO PROCURAR O SPA CHAPOT PREVOST
Em caso de parada cardiorrespiratória, dor no peito, falta de ar ou dificuldade para respirar, convulsão; vômito ou diarreia persistente, hematêmese, hemoptise, dor abdominal de moderada a grave, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, queda súbita ou elevação pressão arterial, elevação da taxa de glicose, afogamento, dor e inflamação de dente, trauma, ferimento por arma branca ou por arma de fogo, acidente, queimadura, febre, violência doméstica, ou outras situações que exija atendimento de urgência ou emergência.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA CHAPOT PREVOST
Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.
TEMPO DE ESPERA
A Unidade utiliza a Classificação de Risco, ferramenta usada nos serviços de urgência e emergência para fazer a avaliação inicial do paciente e determinar se ele precisa de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica. Sendo emergência, o atendimento é imediato (cor vermelha); muito urgente, a espera para atendimento é de até 15 (quinze) minutos (cor laranja); urgente, a espera para atendimento é de até 30 (trinta) minutos (cor amarela); pouco urgente, a espera para atendimento é de até 120 (cento e vinte) minutos (cor verde); e não urgente, a espera para atendimento é de até 240 (duzentos e quarenta) minutos (cor azul).
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade. Na Sala de Emergência não é permitido entrada de acompanhantes.
INTERNAÇÃO
De acordo com a avaliação o médico realiza a internação do paciente, podendo permanecer até 72 (setenta e duas) horas, e se necessário, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade. Na Sala de Emergência não é permitido entrada de acompanhantes.
VISITANTES
O visitante deve ser maior que 18 (dezoito) anos, permitindo 02 (dois) visitantes, 01 (um) por vez, sendo realizada somente no horário determinado: 15:00 às 16:00h.