Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. Danilo Corrêa
APRESENTAÇÃO
A presente Carta de Serviços do SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
O SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa oferece atendimentos adulto e pediátrico de urgência e emergência clínica, cirúrgica, ortopédica e odontológica de baixa e média complexidade no Serviço de Pronto Atendimento, bem como atendimento ambulatorial na Policlínica de especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, ortopedia pós-cirúrgica, proctologia, reumatologia e urologia, todas com agendamento via Sistema de Regulação Ambulatorial (SISREG).
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES
Local de atendimento: Sala do SISREG, no térreo do SPA, ao lado da Sala do Pé Diabético.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 17h.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica interna.
2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / EMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT):
Local de atendimento: Sala do SAME, 3º andar, ao lado da Sala da Nutrição.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 17h.
Requisitos: Ser usuário da unidade. Apresentar as solicitações de vias da CAT (04 vias carimbadas e assinadas pela empresa).
3) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / EMISSÃO DE DECLARAÇÃO DE VERACIDADE DE ATESTADO MÉDICO
Local de atendimento: Sala do SAME, 3º andar, ao lado da Sala da Nutrição.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 17h.
Requisitos para atendimento: Documento da Empresa solicitando a veracidade do Atestado, Atestado Médico original.
4) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO
Local de atendimento: Sala do SAME, 3º andar, ao lado da Sala da Nutrição.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 17h.
Requisitos para atendimento: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is), cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.
5) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / REAGENDAMENTO E CANCELAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES:
Local de atendimento: Sala do NIRA, 2º andar da Policlínica, ao lado do Consultório de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 12h e 13h às 17h.
Requisitos para atendimento: Autorização de consulta ou exame previamente agendados.
6) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / RECEPÇÃO AMBULATORIAL DA POLICLÍNICA:
Local de atendimento: 2º andar da Policlínica, ao lado da Sala da CCIH.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 12h e 13h às 17h.
Requisitos para atendimento: Consultas agendadas através do SISREG ou retorno para seguimento de tratamento especializado.
7) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / RECEPÇÃO HOSPITALAR DO SPA (FICHAS DE ATENDIMENTOS):
Local de atendimento: Entrada principal do SPA, ao lado da Sala de Triagem.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Realizar atendimento em qualquer setor do SPA. Documento de identificação com foto e, se primeira vez, Cartão Nacional do SUS (CNS).
8) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / TRANSFERÊNCIA DE EMERGÊNCIA REGULADA:
Local de atendimento: Sala dos Enfermeiros, no térreo do SPA final do corredor de acesso a Emergência.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Paciente em observação na unidade com solicitação médica de transferência para tratamento hospitalar de maior nível de complexidade. Preenchimento do formulário específico para regulação de transferência inter-hospitalar.
9) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / CONSULTA EM CARDIOLOGIA
Local de atendimento: Consultório 01, 2º andar da Policlínica, ao lado da Sala de Triagem.
Dias e horários de Atendimento: 07h às segundas e quartas e 15h às terças.
Requisitos para atendimento: Agendamento prévio pelo SISREG ou seguimento na Policlínica.
10) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ENTREGA DE RESULTADO DE EXAMES DE RT-PCR PARA COVID-19:
Local de atendimento: Sala da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), 2° andar da Policlínica, ao lado da Sala da Ouvidoria.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 12h e 13h às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Coleta de RT-PCR no Laboratório da unidade.
11) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / ATENDIMENTO DE QUEIMADURA:
Local de atendimento: Sala de Sutura, térreo do SPA, ao lado do Consultório do Cirurgião Geral.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Queimadura que necessite de intervenção imediata.
12) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CIRURGIA GERAL
Local de atendimento: Sala de Emergência, térreo do SPA, em frente à Sala de Sutura.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Constatação cirúrgica de condições de agravo a saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de óbito.
13) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / DRENAGEM:
Local de atendimento: Sala de Drenagem, térreo do SPA, ao lado da Sala de Procedimento de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 09h às 11h e 14h às 16:30h, de segunda a sexta (Livre Demanda); 09h às 11:30h (10 atendimentos) e 15h às 16h (05 atendimentos), aos sábados; 10h às 11h (05 atendimentos) e 14h às 15h (05 atendimentos), aos domingos e feriados.
Requisitos para atendimento: Indicação do cirurgião geral.
14) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / DRENAGEM TORÁCICA
Local de atendimento: Sala de Sutura ou Sala de Emergência, térreo do SPA em frente à Sala de Sutura
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do clinico ou cirurgião geral.
15) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / RETIRADA DE CORPO ESTRANHO
Local de atendimento: Sala de Sutura, térreo do SPA, ao lado do consultório do Cirurgião Geral.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Presença de corpo estranho no organismo.
16) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / SUTURA:
Local de atendimento: Sala de Sutura, térreo do SPA, ao lado da Sala do Cirurgião Geral.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do Cirurgião Geral.
17) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA
Local de atendimento: Sala de Emergência, térreo do SPA, em frente à Sala de Sutura.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de óbito.
18) SERVIÇO DE DERMATOLOGIA / CONSULTA EM DERMATOLOGIA:
Local de atendimento: 2º andar da Policlínica, Consultório 03, em frente à Sala de Ultrassonografia.
Dias e horários de Atendimento: 15h, às quintas.
Requisitos para atendimento: Agendamento prévio no SISREG ou seguimento agendado na Policlínica.
19) SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA / CONSULTA EM ENDOCRINOLOGIA
Local de atendimento: 2º andar da Policlínica, Consultório 04, ao lado da Sala do Serviço Social.
Dias e horários de Atendimento: 07h, às segundas, terças, quartas e sextas.
Requisitos para atendimento: Agendamento prévio no SISREG ou seguimento agendado na Policlínica.
20) SERVIÇO DE ENDODONTIA / TRATAMENTO DE CANAL
Local de atendimento: Sala de Endodontia, 2º andar da Policlínica, ao lado do Consultório 04.
Dias e horários de Atendimento: Os agendamentos são realizados de 07h às 08:30h; as consultas iniciam após os agendamentos, de 07h às 12h, de segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: Encaminhamento das unidades básicas de saúde (UBS) e agendamento prévio na sala de Endodontia.
21) SERVIÇO DE ENDODONTIA / TRATAMENTO DE PULPECTOMIA:
Local de atendimento: Sala de Endodontia, 2º andar da Policlínica, ao lado do Consultório 04.
Dias e horários de Atendimento: Os agendamentos são realizados de 07h às 08:30h; as consultas iniciam após os agendamentos, de 07h às 12h, de segunda a sexta..
Requisitos para atendimento: Encaminhamento das unidades básicas de saúde (UBS) e agendamento prévio na sala de Endodontia.
22) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS :
Local de atendimento: Sala de Medicação Adulto, 1º andar do SPA, em frente ao Consultório Odontológico.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 20h.
Requisitos para atendimento:: Prescrição médica externa; ficha para atendimento médico; atendimento na triagem e transcrição da receita médica.
23) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÕES ADULTO:
Local de atendimento: Sala de Medicações Adulto, 1º andar do SPA, em frente ao Consultório Odontológico.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Pacientes a partir de 14 anos admitidos nos Consultórios Clínico, Cirúrgico, Odontológico ou Ortopédico, com prescrição de medicamento a ser atendido na unidade.
24) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO INFANTIL
Local de atendimento: Sala de Medicação Infantil, 1º andar do SPA, em frente ao Consultório Pediátrico.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Crianças e adolescentes menores de 14 anos atendidos nos Consultórios Pediátrico, Cirúrgico, Odontológico ou Ortopédico, com prescrição de medicamento a ser atendida na unidade.
25) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CATETERISMO VESICAL DE ALÍVIO:
Local de atendimento: Sala de Procedimento de Enfermagem, térreo do SPA, ao lado da Sala de Drenagem.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação cirúrgica, clínica ou pediátrica.
26) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CATETERISMO VESICAL DE DEMORA:
Local de atendimento: Sala de Procedimentos de Enfermagem, térreo do SPA ao lado da Sala de Drenagem.
Dias e horários de Atendimento: 10h às 11h (03 atendimentos) e de 15h às 16h (03 atendimentos), somente aos sábados, domingos e feriados. Nas 24 horas, se emergências urinárias.
Requisitos para atendimento: Conforme urgência e emergência urinária.
27) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CONSULTA EM ENFERMAGEM
Local de atendimento: Consultório de Enfermagem, 2º andar da Policlínica, ao lado da Sala do Núcleo Interno de Regularização Ambulatorial (NIRA).
Dias e horários de Atendimento: 07h às 17h.
Requisitos para atendimento:: Usuário da Policlínica, assistência para as consultas, preparo para procedimentos especializados.
28) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO
Local de atendimento: Sala de Drenagem, térreo do SPA, ao lado da Sala de Procedimentos de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 09h e às 16h, de segunda a sexta, somente em pacientes em observação cirúrgica; 9h às 10h (05 atendimentos) e 14h às 15h (05 atendimentos), aos sábados; 10h às 11h (05 atendimentos) e 15h às 16h (05 atendimentos), aos domingos e feriados.
Requisitos para atendimento: Avaliação cirúrgica.
29) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / LAVAGEM GÁSTRICA:
Local de atendimento: Sala de Emergência, térreo do SPA, em frente à Sala de Sutura.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação clínica, cirúrgica ou pediátrica.
30) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / LAVAGEM INTESTINAL
Local de atendimento: Enfermarias masculina, feminina ou infantil, 1º andar do SPA, ao lado do Conforto da Equipe de Enfermagem
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias
Requisitos para atendimento: Indicação clínica, cirúrgica ou pediátrica.
31) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / PROGRAMA PÉ DIABÉTICO
Local de atendimento: Sala do Pé Diabético, térreo do SPA, entrada pelo portão lateral da unidade.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 13h.
Requisitos para atendimento: Pacientes cadastrados no Programa Pé Diabético, encaminhamento da rede básica de saúde ou do cirurgião geral da
BREVE HISTÓRICO
Em 1º de outubro de 2008, foi inaugurado o SPA e Policlìnica Dr. Danilo Corrêa, unidade da rede estadual de saúde destinada aos serviços de pronto- atendimento e ambulatorial.
O prédio possui quatro andares e mais de 70 (setenta) ambientes, distribuídos em mais de 4.000m².
O SPA conta com 18 (dezoito) leitos, distribuídos em enfermarias masculina, feminina e infantil.
Atualmente a unidade apresenta os seguintes serviços: no setor de Pronto Atendimento são oferecidos os Serviços de Urgência e Emergência de baixa e média complexidades, sendo eles nas áreas de Clínica Médica, Cirúrgica, Pediátrica, Ortopédica e Odontológica, funcionando 24 horas, inclusive aos finais de semana e feríados, recebendo demanda espontânea. Além de consultas, são oferecidos exames de apoio ao diagnóstico, como raio-x, ECG, gasometria e exames laboratoriais e internações de curta permanência (até 24 horas).
Os serviços oferecidos pela Policlínica são consultas e exames em especialidades médicas, conforme agendamento prévio pelo SISREG.
DADOS DA UNIDADE
Diretor(a)-Presidente | Simone Verônica Mendes Dias |
CNPJ | 00.697.295-0095-87 |
CNES | 2012-758S |
Telefone | (92) 3649-5800 |
pa_dcorrea@saude.am.gov.br | |
Endereço | Avenida Noel Nutles, S/N. Cidade Nova, Manaus – Amazonas. CEP 69096-000 |
Linhas de ônibus: | 016,037,039,040,049,050,051,352,358,408,418,450,640 e 641 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Proporcionar cuidado humanizado e de excelência em saúde, com foco na vida e no acolhimento com qualidade aos usuários do SUS.
VISÃO
Ser um SPA e Policlínica de excelência, valorizando a integralidade do cuidado, a humanização, modernização e a integração com o Sistema Único de Saúde, de forma sustentável.
VALORES
Humanização, Ética, Igualdade, Excelência e Transparência.
ORGANOGRAMA
QUANDO DEVO PROCURAR O SPA E POLICLÍNICA DR. DANILO CORRÊA
Em casos de situações de urgência e emergência clínica, cirúrgica, ortopédica ou odontológica, como dor intensa (dor de dente, dor na coluna, dor de cabeça, dor no peito, dor após quedas e outros); quando ocorrer pequenos acidentes com ferimentos por material cortante, perfurante, presença de ferimento que necessite de sutura (levar pontos cirúrgicos), ferimentos infectados, abscesso que necessitem ser drenados, furada de prego, pequenas queimaduras, urgências urinárias, entre outros.
Os usuários que precisarem de consultas e exames em especialidades médicas serão atendidos no Ambulatório da Policlínica, que oferece serviços de média complexidade nas seguintes especialidades: dermatologia, ortopedia, gastrenterologia, neurologia, endocrinologia, pós-operatório em ortopedia, , ginecologia, cardiologia, odontologia (periodontia e endodontia) e exames de ultrassonografia e endoscopia.
O atendimento na Policlínica será referenciado pela atenção básica ou pela rede de urgência e emergência. A primeira consulta na Policlínica é agendada no SISREG.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE
Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacina para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.
Para atendimento na Policlínica é necessário também autorização da consulta no SISREG e Cartão de Agendamento interno para retorno.
TEMPO DE ESPERA
Conforme avaliação (verificação de sinais vitais) da Enfermagem na triagem, o usuário é direcionado ao fluxo de atendimento por ordem de chegada.
A ordem de atendimento é baseada em sinais de agravamento, fatores de risco iminente e idade. O paciente é direcionado à sala de emergência ou para avaliação nos consultórios no 1º andar.
INTERNAÇÃO
A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Conforme reavalição clínica, pediátrica, cirúrgica, ortopédica ou odontológica, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.
VISITANTES
Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.