Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. José De Jesus Lins De Albuquerque

¤ Endereço: R. Maracanã, s/n - Redenção, Manaus - AM ¤ CEP:69047-481 ¤ Horário de Atendimento: Aberto 24 horas ¤ Telefone: (92) 3652-8517

Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. José De Jesus Lins De Albuquerque

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços do SPA e Policlínica Dr. José de Jesus Lins de Albuquerque objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.

Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.

O SPA e Policlínica Dr. José de Jesus Lins de Albuquerque oferece atendimento 24h de assistência imediata, com atenção especial aos atendimentos em casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave e SARS-COV-2, bem como os serviços ambulatoriais: psiquiatria, otorrinolaringologia, psicologia, serviço social, farmácia, periodontia, exames de eletrocardiograma e Programa do pé diabético; serviços de urgência: suturas, pequenas cirurgias, eletrocardiograma, debridamentos, entre outros.

Para observação de curta duração, são oferecidos 22 (vinte e dois) leitos, dos quais 16 (dezesseis) leitos são para enfermaria adulta / pediátrica e 6 (seis) leitos para “Sala Rosa”.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES

Local de atendimento: Recepção da Policlínica.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Documento oficial com foto, encaminhamento para especialidade médica e/ou solicitação de exames.


2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO

Local de atendimento: Sala do SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatístico), 1° andar.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 17h, todos os dias, exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is), cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.


3) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:

Local de atendimento: Sala da Ouvidoria, ao lado lado da Gerência de Enfermagem, 1° andar.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 13h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.

Dias e horários de Atendimento: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.


4) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM:

Local de atendimento: Consultório de Cirurgia do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para o cirurgião.


5) SERVIÇO DE CIRURGIA / DEBRIDAMENTO:

Local de atendimento: Consultório de Cirurgia do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para o cirurgião.


6) SERVIÇO DE CIRURGIA / EXERESE:

Local de atendimento: Consultório de Cirurgia do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para o cirurgião.


7) SERVIÇO DE CIRURGIA / SUTURA DE ABCESSO:

Local de atendimento: Consultório de Cirurgia do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para o cirurgião.


8) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / CONSULTA EM CLÍNICA MÉDICA:

Local de atendimento: Consultório em Clínica Médica.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para o clínico geral.


9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS:

Local de atendimento: Sala de Medicação, Observação e Emergência do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade para tomar medicação.


10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / OBSERVAÇÃO DO PACIENTE:

Local de atendimento: Observação Feminina / Masculina, Pediatria e Sala Rosa do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário para a sala de observação.


11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TRIAGEM:

Local de atendimento: Sala de Triagem, ao lado da Recepção do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade.


12) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM

Local de atendimento: Sala de Emergência do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade.


13) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / PROGRAMA PÉ DIABÉTICO:

Local de atendimento: Sala do Pé Diabético, 1° andar da Policlínica.

Dias e horários de Atendimento: 7h às 13h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento médico e avaliação de enfermagem. Programa para pacientes diabéticos, em tratamento de úlceras, necessitando de debridamento.


14) SERVIÇO DE FARMÁCIA / DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS:

Local de atendimento: Farmácia

Dias e horários de Atendimento: Na Policlínica, de 07h às 13h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos; no SPA, 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Para a Policlínica, documento oficial com foto e receituário do psiquiatra; para o SPA, solicitação médica interna.


15) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / EXAMES LABORATORIAIS (HEMOGRAMA COMPLETO, GLICEMIA CAPILAR e EAS:

Local de atendimento: Laboratório de Análise Clínica do SPA .

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Solicitação da unidade para exame laboratorial.


16) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ELETROCARDIOGRAMA (ECG):

Local de atendimento: Sala de Eletrocardiograma, 1° andar

Dias e horários de Atendimento: Na Policlínica, de 07h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos; no SPA, 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Na Policlínica, encaminhamento médico pré-agendado no Sistema Nacional de Regulação – SISREG; no SPA, Encaminhamento da unidade para ECG.


17) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA / ATENDIMENTO DIETÉTICO CLÍNICO:

Local de atendimento: Sala de Nutrição, 1° andar

Dias e horários de Atendimento: 07h às 13h de segunda a sexta.

Requisitos para atendimento: Prontuário da Unidade.


18) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA – AVALIAÇÃO:

Local de atendimento: Consultório Odontológico do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para o dentista.


19) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA – EXODONTIA (EXTRAÇÃO):

Local de atendimento: Consultório Odontológico do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para o cirurgião-dentista.


20) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA – PEQUENA CIRURGIA

Local de atendimento: Consultório Odontológico do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para o cirurgião-dentista.


21) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / CONSULTA EM PERIODONTIA – GENGIVECTOMIA:

Local de atendimento: Consultório Odontológico da Policlínica, 1° andar

Dias e horários de Atendimento: 09h às 13h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Documento oficial com foto.


22) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / CONSULTA EM PERIODONTIA – GENGIVOPLASTIA:

Local de atendimento: Consultório Odontológico da Policlínica, 1° andar

Dias e horários de Atendimento: 09h às 13h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Documento oficial com foto.


23) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / CONSULTA EM PERIODONTIA – REMOÇÃO DE SUTURA:

Local de atendimento: Consultório Odontológico da Policlínica, 1° andar

Dias e horários de Atendimento: 09h às 13h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Documento oficial com foto.


24) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / CONSULTA EM PERIODONTIA – CIRURGIA PERIODONTAL:

Local de atendimento: Consultório Odontológico da Policlínica, 1° andar

Dias e horários de Atendimento: 09h às 13h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Documento oficial com foto.


25) SERVIÇO DE ORTOPEDIA / CONSULTA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA

Local de atendimento: Consultório de Ortopedia do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 07h à 01h, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para ortopedista.


26) SERVIÇO DE ORTOPEDIA / IMOBILIZAÇÃO:

Local de atendimento: Consultório de Ortopedia do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 07h à 01h, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para ortopedista.


27) SERVIÇO DE ORTOPEDIA / REDUÇÃO DE FRATURAS:

Local de atendimento: Consultório de Ortopedia do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 07h à 01h, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para ortopedista.


28) SERVIÇO DE ORTOPEDIA / PEQUENA CIRURGIA:

Local de atendimento: Consultório de Ortopedia do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 07h à 01h, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para ortopedista.


29) SERVIÇO OTORRINOLARINGOLOGIA / CONSULTA EM OTORRINOLARINGOLOGIA:

Local de atendimento: Consultório de Otorrinolaringologia da Policlínica, 1° andar

Dias e horários de Atendimento: 07h às 16h, às segundas, quartas e sextas, exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento médico pré-agendado no SISREG.


30) SERVIÇO DE PEDIATRIA / CONSULTA EM PEDIATRIA:

Local de atendimento: Consultório de Pediatria do SPA.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Prontuário da unidade com encaminhamento para pediatra.


31) SERVIÇO DE PSIQUIATRIA / CONSULTA EM PSIQUIATRIA:

Local de atendimento: Consultório de Psiquiatria da Policlínica, 1° andar

Dias e horários de Atendimento: 07h às 15h, às segundas e quartas; e de 13h às 17h, às sextas, todos exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Encaminhamento médico pré-agendado no SISREG.


32) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / CONSULTA EM PSICOLOGIA:

Local de atendimento: Sala de Psicologia da Policlínica, 1° andar.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 13h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.

Requisitos para atendimento: Documento oficial com foto.


33) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO – X (CRÂNIO / TÓRAX / QUADRIL E EXTREMIDADES):

Local de atendimento: Sala de Radiologia do SPA

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Solicitação médica de urgência / emergência para exame de RAIO – X.


34) SERVIÇO SOCIAL / ASSISTÊNCIA SOXIAL:

Local de atendimento: Sala do Serviço Social

Dias e horários de Atendimento: Na Policlínica, de 07h às 13h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos; no SPA, de 07h às 19h, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Na Policlínica, documento oficial com foto; no SPA, documento oficial com foto e prontuário da unidade.


35) SERVIÇO DE REGULAÇÃO SISTER / TRANSFERÊNCIA INTER-HOSPITALAR:

Local de atendimento: Sala de Regulação do SPA

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Solicitação médica para remoção.

BREVE HISTÓRICO

Em 27 de setembro de 2006, foi inaugurado o SPA e Policlínica Dr. José de Jesus Lins Albuquerque, primeira unidade da rede estadual de saúde a oferecer ao mesmo tempo assistência em urgência e emergência e consultas especializadas. Em seu primeiro ano de funcionamento foram realizados 176 mil procedimentos.

É, portanto, unidade de média e baixa complexidade, bem como atendimento ambulatorial especializado e dessa forma, integra dois serviços.

DADOS DA UNIDADE

Diretor(a)Rosana Maria do Nascimento Silva
CNPJ00.697.295/0091-53
CNES5222710
Telefone92 3652-8517
E-mailpoliclin_jlins@saude.am.gov.br
EndereçoRua Maracanã, S/N – Redenção. Manaus – Amazonas, CEP: 69.047-481
Linhas de ônibus:Linhas: 206, 207, 215 e 217.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Proporcionar cuidado humanizado e de excelência em saúde com foco na vida e no acolhimento com qualidade.


VISÃO

Ser hospital de referência regional, comprometido com a qualidade e a excelência no atendimento.


VALORES

Humanização, Ética e Excelência.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA E POLICLÍNICA DR. JOSÉ DE JESUS LINS DE ALBUQUERQUE

Em casos de urgência e emergência pediátrica, clínica, cirúrgica, ortopédica ou odontológica, como dor intensa, pequenos acidentes com ferimento por material cortante ou perfurante, ferimento infectado, abcesso que necessite ser drenado, pequenas queimaduras, dentre outros.

Consultas e exames em especialidades médicas serão atendidos no Ambulatório da Policlínica, que oferece serviços de média complexidade em psiquiatria, otorrinolaringologia, odontologia (periodontia), dentre outros.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA E POLICLÍNICA DR. JOSÉ DE JESUS LINS DE ALBUQUERQUE

Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacina para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.

TEMPO DE ESPERA

O SPA e Policlínica Dr. José de Jesus Lins de Albuquerque utiliza o Protocolo de Manchester na triagem de pacientes, conforme a gravidade do caso:
0 (zero) minutos – Emergência: Atendimento imediato;
10 (dez) minutos – Muito urgente: Atendimento praticamente imediato;
50 (cinquenta) minutos – Urgente: Atendimento rápido, mas podem aguardar;
120 (cento e vinte) minutos – Pouco urgente: Podem aguardar atendimento ou podem ser encaminhados para outro serviço de saúde.

INTERNAÇÃO

A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Conforme reavalição médica do quadro clínico, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência, por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

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