Serviço de Pronto Atendimento Joventina Dias
APRESENTAÇÃO
A presente Carta de Serviços do Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) Joventina Dias objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
O SPA Joventina Dias oferece serviços de urgência e emergência clínica, cirúrgica e odontológica, adulto e pediátrico, psicologia, exames laboratoriais, Raio-x, além de pequenas cirurgias.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:
Local de atendimento:
Dias e horários de Atendimento:
Requisitos para atendimento: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.
2) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM:
Local de atendimento: Sala de Drenagem, em frente ao Posto de Medicação Infantil.
Dias e horários de Atendimento: 07:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h, todos os dias ou conforme a urgência.
Requisitos para atendimento: Indicação médica.
3) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:
Local de atendimento: Serviço de Arquivo Médico (SAME), ao lado da Gerência de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta.
Requisitos para atendimentos: Solicitação do paciente ou do representante legal.
4) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / VERACIDADE DE ATESTADOS:
Local de atendimento: Serviço de Arquivo Médico (SAME), ao lado da Gerência de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: requerimento à direção da unidade, cópia do atestado ou da declaração de comparecimento.
5) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM DE TORÁX:
Local de atendimento: Sala de Emergência, ao lado do Consultório de Psicologia.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna e avaliação do cirurgião.
6) SERVIÇO DE CIRURGIA / RETIRADA DE CORPO ESTRANHO:
Local de atendimento: Sala de Drenagem, ao lado da Sala de Sutura.
Dias e horários de Atendimento: 07:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna.
7) SERVIÇO DE CIRURGIA / SUTURA:
Local de atendimento: Sala de Sutura, em frente à Sala de Medicação Adulto.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação do cirurgião.
8) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA:
Local de atendimento: Consultório, Enfermaria e Sala de Emergência.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Faixa etária a partir de 15 (quinze) anos, atendimento imediato na sala de emergência ou conforme referenciado pela triagem ao consultório.
9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO:
Local de atendimento: Sala de Drenagem, ao lado da Sala de Sutura.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 11h e 13:30h às 17:00h, aos finais de semana e feriados.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna.
10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TROCA DE SONDA ENTERAL E CISTOSTOMIA:
Local de atendimento: Sala de Emergência, ao lado do Consultório de Psicologia.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 11:30h e 13:30h às 17:30h. Em caso de anormalidade com a sonda, o atendimento é a qualquer Dias e horários de Atendimento.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna.
11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TROCA E RETIRADA DE SONDA VESICAL:
Local de atendimento: Sala de Emergência, ao lado do Consultório de Psicologia.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 11h e 13:30h às 17h, aos finais de semana e feriado. O Procedimento é eletivo, realizado a cada 15 (quinze) dias, exceto em casos urgentes, como rompimento do balonete ou obstrução da sonda. Nesses casos, o atendimento é realizado a qualquer dia ou Dias e horários de Atendimento.
Requisitos para atendimento: Ficha de atendimento interna.
12) SERVIÇO DE FARMÁCIA / DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA MALÁRIA E TUBERCULOSE:
Local de atendimento: Farmácia, ao lado do Posto de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Receituário médico do plantonista da unidade.
13) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / EXAMES LABORATORIAIS (HEMOGRAMA, GLICEMIA CAPILAR, PESQUISA DE PLASMODIUM, BHCH DE URGÊNCIA, TESTE RÁPIDO PARA HIV, SÍFILIS, HEPATITE, COVID 19, ELEMENTOS ANORMAIS DO SENTIMENTO, PARASITOLÓGICO DE FEZES):
Local de atendimento: Laboratório, em frente ao Consultório Odontológico, no corredor dos Consultórios.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento:
14) SERVIÇO MÉDICO / EMISSÃO DE ATESTADO DE ÓBITO:
Local de atendimento: Consultório Médico, no corredor dos Consultórios.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Pacientes internados ou em domicílio que evoluíram para óbito por causa natural. Em caso de óbito domiciliar, trazer Boletim de Ocorrência e fazer Ficha de Atendimento na recepção da unidade.
15) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / EMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT):
Local de atendimento: Serviço Social, ao lado do Consultório Rosa.
Dias e horários de Atendimento:
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna; Formulàrio da CAT emitido pela empresa.
16) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ELETROCADIOGRAMA:
Local de atendimento: Sala de Urgência, ao lado do Consultório de Psicologia e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Solicitação do plantonista médico da unidade.
17) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / LAVAGEM GÁSTRICA:
Local de atendimento: Sala de Emergência.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna e prescrição médica.
18) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / LAVAGEM INTESTINAL:
Local de atendimento: Enfermaria.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna e prescrição médica.
19) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / OBSERVAÇÃO DE PACIENTES SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO COM SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DE SARS-CoV2 (COVID-19):
Local de atendimento: Sala Rosa, ao lado da Enfermaria de Observação Adulto.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Pacientes adimitidos na Triagem com sintomas respiratórios, dispnéia, saturação de O2 menor que 95%,
20) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ORIENTAÇÃO E CONDUTA:
Local de atendimento: Sala de Emergência, ao lado do Consultório de Psicologia, e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 07h as 19h, de segunda a sexta .
Requisitos para atendimentos: Pacientes internados ou em observação nas Enfermarias e Sala de Emergência.
21) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO X (CRÂNIO, FACE, CERVICAL, TORÁX, PUNHO, MÃOS, MEMBROS SUPERIORES, ABDOMEN, QUADRIL, LOMBAR, MEMBROS INFERIORES):
Local de atendimento: Sala de Raio-X, em frente ao Consultório Pediátrico.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Solicitação do plantonista médico da unidade.
22) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA:
Local de atendimento: Consultório Pediátrico, no corredor dos Consultórios, Sala de Emergência, ao lado do Consultório de Psicologia e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Idade até 14 (catorze) anos,11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.
23) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA:
Local de atendimento: Consultório Psicológico, ao lado da Sala de Emergência.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 13h, de segunda a sexta.
Requisitos para atendimento: Pacientes em internação ou observação.
24) SERVIÇO SOCIAL / ORIENTAÇÃO SOCIAL:
Local de atendimento: Consultório do Serviço Social, ao lado do Consultório Rosa.
Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna.
25) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA:
Local de atendimento: Consultório Odontológico, próximo ao Laboratório e à Central de Esterelização
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna.
26) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / DRENAGEM DE ABCESSO DENTÁRIO:
Local de atendimento: Consultório Odontológico, próximo ao Laboratório e à Central de Esterelização
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna.
27) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / IMOBILIZAÇÃO DE FRATURA ODONTOLÓGICA:
Local de atendimento: Consultório Odontológico, próximo ao Laboratório e à Central de Esterelização.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna.
28) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / PULPECTOMIA:
Local de atendimento: Consultório Odontológico, próximo ao Laboratório e à Central de Esterelização.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna
29) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / SUTURA DE TECIDOS MOLES DA BOCA:
Local de atendimento: Consultório Odontológico, próximo ao Laboratório e à Central de Esterelização.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna.
30) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / TRATAMENTO DE ODONTALDIA:
Local de atendimento: Consultório Odontológico, próximo ao Laboratório e à Central de Esterelização
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna.
BREVE HISTÓRICO
Em 30 de abril de 1986, foi inaugurado o Centro de Saúde Joventina Dias, que prestava serviços de pronto atendimento 24 horas, tais como: sutura, drenagem, odontologia, curativo, consulta de enfermagem, e ainda, pré-natal, dentre outros.
Em meados de 1991, o Centro de Saúde passou por reforma que durou nove meses, passando a ser unidade de de urgência e emergência.
No dia 22 de julho de 1991, a unidade foi oficializada SPA Joventina Dias, atendendo casos de urgência e emergência 24 horas.
O SPA Joventina Dias foi se tornando pequeno para suportar a demanda, e em abril de 2002, foi iniciada nova reforma, que durou mais de dois anos e nove meses. Nesse período, a unidade ficou sem funcionamento e os servidores foram relotados para outras unidades da rede estadual de saúde.
Na última reforma foram investidos mais de 1,3 milhões de reais em uma área de 1,3 mil m². Para equipar o SPA Joventina Dias, o Estado gastou cerca de 1,1 milhão de reais com instalações e equipamentos.
Em 28 de janeiro de 2005, o SPA Joventina Dias foi reinaugurado.
Atualmente o SPA Joventina Dias possui 20 (vinte) leitos de observação em até 12 horas, sendo 05 (cinco) leitos cirúrgicos, 05 (cinco) femininos, 05 (cinco) masculinos e mais 05 (cinco) leitos pediátricos.
A unidade realiza atendimentos de casos simples ambulatorial; de urgência, em caso de ferimentos por armas brancas e armas de fogo, suturas, drenagem de abscesso, atendimento odontológico e oftalmológicos, exames laboratoriais e raio-X, contando com salas de inalação, triagem, reidratação oral, medicação adulta e pediátrica. Possui ainda uma ambulância.
DADOS DA UNIDADE
CNPJ | 00.697.295/0096-68 |
CNES | 2012766 |
TELEFONE | (92) 3672-3202 – (92) 3672-3204 |
SPA_jovdias@saude.am.gov.br | |
ENDEREÇO | Rua T6, No. 33, Compensa III, Manaus/AM. ¤ CEP 69035-366. ¤ Horário de Atendimento: Aberto 24 horas |
LINHAS DE ÔNIBUS
013, 116, 119, 121, 129
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Prestar atendimento em caráter de urgência e emergência de baixa e média complexidade que atenda a comunidade em geral e demandas de municípios próximos, de forma humanizada, respeitando os Princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.
VISÃO
Ser unidade de referência em atendimento em urgência e emergência de baixa e média complexidade, buscando sempre o aprimoramento contínuo, prestando assistência humanizada e valorizando os servidores.
VALORES
Competência, Efetividade, Ética, Compromisso e Transparência.
ORGANOGRAMA
QUANDO DEVO PROCURAR O SPA JOVENTINA DIAS
Em casos de vômitos ou diarreia persistentes, dor aguda, moderada ou grave, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, queda súbita ou elevação da pressão arterial, redução ou elevação da taxa de glicose (hipoglicemia ou hiperglicemia, respectivamente), alergia severa, envenenamento, afogamento, tentativa de suicídio, abcesso dentário, trauma, ferimento por arma de fogo ou arma branca, acidente, queimadura, febre, dentre outras situações que exigem atendimento de urgência e emergência.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA JOVENTINA DIAS
Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacina para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.
TEMPO DE ESPERA
No Serviço de Triagem, será realizado avaliação de enfermagem, na qual serão verificados sinais vitais e queixas. Em seguida, o atendimento médico será realizado conforme a gravidade de cada caso, respeitadas as prioridades legais.
INTERNAÇÃO
A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Conforme reavaliação médica do quadro clínico, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.
VISITANTES
Por ser unidade de urgência e emergência, o SPA Joventina Dias não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.