Unidades têm reforço neste fim de ano

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está reforçando em cerca de 20% as equipes médicas e o suporte de materiais químico-cirúrgicos e de medicamentos nos pronto-socorros adultos e infantis e nos SPAs para o atendimento à população durante as festas de fim de ano. De acordo com secretário Wilson Alecrim a demanda nestas unidades costuma aumentar entre 15% e 30% em função, principalmente, do maior número de acidentes de trânsito e incidentes causados por excesso de consumo de álcool.

A Susam também estará, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sema), oferecendo atendimento médico de urgência durante o Revellion da Cidadania, que será realizado no próximo dia 31, na zona Leste e na praia da Ponta Negra. Para as duas festas, haverá reforço de oito profissionais, incluindo médicos e enfermeiros, e de duas ambulâncias que serão utilizadas para o atendimento inicial e para o transporte dos pacientes que precisarem ser removidos para uma unidade de emergência.

Wilson Alecrim alerta para os excessos e pede a colaboração da população para que evite situações que possam levar a acidentes e desavenças. “Deve-se beber com moderação e principalmente não associar álcool com direção”.

Dados da Secretaria indicam que os atendimentos de urgência e emergência por traumas e agressões costumam aumentar neste período. No ranking de atendimentos, estão, em primeiro lugar, os acidentes de trânsito, as agressões e os traumas por arma branca e arma de fogo. Nesta época, também aumentam os casos de problemas causados por ingestão de alimentos. Por isso, o alerta é para o cuidado com alimentos pesados e com aqueles comprados nas festas ao ar livre.

O secretário ressalta que a população deve procurar, se necessário, o SPA mais próximo de casa. A orientação visa evitar demora no atendimento dos principais pronto-socorros por conta do número excessivo de pessoas. No João Lúcio, no 28 de Agosto e nos pronto-socorros infantis o atendimento prioritário é para pacientes mais graves, que não podem ser atendidos em outras unidades. “Pequenas suturas, por exemplo, devem ser tratadas em um dos cinco SPAs, que estão preparados para pequenas urgências, com profissionais de plantão durante 24 horas”.

Unidades que estarão funcionando 24h (para atendimento de urgência e emergência):

Serviços de Pronto-Atendimento (SPA’s)
SPA Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1
SPA Coroado – Avenida Beira Mar, Nº 122, Coroado