Usuários do SUS vão ser alertados sobre data de consulta pelo celular

Pacientes com consultas agendadas nas unidades estaduais de saúde do Amazonas vão receber mensagens no celular lembrando a data e o horário do atendimento. A novidade é pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e foi lançada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (22), com a meta de reduzir o tempo de atendimento a população, conforme determinação do governador Omar Aziz. O serviço está disponível para os usuários do sistema em Manaus.

Todos os meses são agendadas mais de 600 mil consultas para atendimento médico especializado e realização de exames nas unidades de atendimento especializado mantidas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Segundo dados do Sistema de Regulação (Sisreg), banco de informações cadastrais do serviço estadual de saúde, em média, cerca de 200 mil pessoas faltam ao atendimento marcado, o equivalente a 40% das vagas disponibilizadas na rede.

A principal alegação é o esquecimento da data. O problema acaba contribuindo para aumentar o tempo de espera por vagas na rede. A feirante Luzia Liberato passou por essa situação. Ela havia marcado consulta para um oftalmologista na Policlínia Zeno Lanzine, no Tancredo Neves, zona leste de Manaus, e acabou não indo a consulta no dia agendado. “Eu marquei e esqueci. A gente tem muita coisa para fazer e acaba passando”, disse a feirante, enquanto remarcava o atendimento.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim, com o SMS enviado para o celular do paciente a expectativa é reduzir o tempo de espera para atendimento de uma maneira geral. Mais de 70% dos pacientes que buscam consultas e exames na rede possuem telefone celular cadastrado para contato. O SMS será enviado 48 horas antes do dia da consulta para o telefone do paciente, avisando o dia, horário e local da consulta. A novidade será estendida para o interior a partir do ano que vem.

“Vamos otimizar o atendimento utilizando a tecnologia. Identificamos que grande parte dos usuários possuem celular cadastrado no Sisreg e desenvolvemos esse sistema para facilitar a vida deles e também no sentido de melhorar o atendimento de uma maneira geral. Muitas vagas disponibilizadas na rede são preenchidas e não utilizadas. Isso gera uma nova demanda, pois o paciente vai retornar para marcar nova consulta”, frisou Alecrim.

A pedagoga Hildamar Silva participou do teste do novo sistema e recebeu um SMS em seu celular avisando sobre a consulta. Para ela, o novo serviço está aprovado. “Eu acredito que é um avanço na saúde. Hoje a vida da gente é muito corrida e com certeza isso vai auxiliar para a gente não perder as consultas”.

Com o lembrete, dona Luzia acredita que vai ser mais difícil esquecer a consulta na próxima vez. “É muito bom porque a gente fica em contato o tempo inteiro. Vai ser muito bom. A gente vai ficar ‘despertado’ e não vai esquecer”, disse.

O sistema de envio de mensagens funcionará acoplado ao Sisreg, implantado em 2009 para informatizar e regular o processo de marcação de exames e consultas especializadas no Amazonas. Para implantar o sistema de envio de mensagens telefônicas, serão investidos R$ 34,5 mil por ano.