Vacina protege contra três tipos de vírus
Izabel Nascimento, coordenadora estadual do PNI, diz que o Influenza causa a gripe e em alguns grupos, como o dos idosos, facilita o surgimento de outras complicações e agravamento de doenças já existentes. “Estudos mostram que as infecções podem desencadear, por exemplo, a arteriosclerose e o acidente vascular cerebral”, diz, alertando que apesar dos sintomas semelhantes, a gripe não pode ser confundida com os resfriados comuns, transmitidos por outros tipos de vírus como o adenovírus.
“Os sintomas da gripe costumam ser mais intensos, com febre, dores no corpo, muito cansaço e tosse seca”. Além disso, segundo Izabel, pessoas contaminadas pelo Influenza podem ter mais congestão nasal e coriza e têm mais possibilidade de desenvolver complicações sérias como a pneumonia bacteriana.
Durante a próxima campanha devem ser vacinados todas as pessoas com 60 anos ou mais. O efeito da vacina dura 12 meses e por isso, mesmo os que já participaram de outras campanhas, precisam receber a vacina.
Além da imunização contra a Influenza, os idosos poderão atualizar a vacinação contra o tétano e a difteria (que deve ser aplicada a cada 10 anos) e contra a febre amarela, para aqueles que residem ou irão se deslocar para áreas consideradas de risco. Também receberão atenção especial todos os idosos que se encontram em instituições de longa permanência como hospitais e asilos.