Vacinação de idosos começa hoje

Homens e mulheres que têm acima de 60 anos de idade são o alvo da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso que começa hoje (23/04), com o tema “Fique Ativo. Vacine-se contra a Gripe”. A campanha tem o objetivo de reduzir o risco de contaminação pelo vírus influenza (causador da gripe) e as internações e mortes por complicações da doença.

No Amazonas a campanha está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), por meio da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Para a execução, a Susam conta com a parceria das Secretarias Municipal de Saúde e com o apoio das Forças Armadas, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Organizações Não Governamentais.

A imunização dos idosos será feita até o dia 4 de maio na rotina das unidades de saúde de todo o Estado. O ponto alto da mobilização, no entanto, será o sábado 28 de abril, definido como Dia Nacional de Vacinação do Idoso 2007. Neste dia, mais de 2 mil postos de vacinação estarão funcionando em todo o Estado para facilitar o aceso da população idosa ao serviço.

Em Manaus, a vacina estará à disposição, das 8h às 17 horas, em todos os centros de saúde municipais, unidades do Programa Saúde da Família, Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), escolas e comércios localizados em locais estratégicos. No interior, além dos centros municipais, equipes volantes estarão visitando as comunidades de difícil acesso. No total, cerca de 6,5 mil técnicos estarão envolvidos na campanha.

A orientação do Ministério da Saúde é de que no mínimo 70% da população idosa seja vacinada contra a gripe, o que no Amazonas corresponde a 115.237 pessoas. “No entanto, trabalhamos no Estado com a meta de atingir 100% dos idosos, ou seja, as 164.624 pessoas que têm 60 anos ou mais”, informa a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações, Izabel Nascimento.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mostram que, desde o início das campanhas contra a gripe, em 1999, o Amazonas vem aumentando o número de idosos imunizados. No ano passado mais de 150 mil pessoas foram vacinadas correspondendo a 93,6% da meta. O Norte é a segunda região com o melhor índice de cobertura vacinal contra a gripe, segundo o Ministério da Saúde. No ano passado, alcançou 94,4 de cobertura, ficando atrás apenas da região Centro-Oeste, que atingiu 94,7 da população idosa.

Além da gripe, idosos serão vacinados contra outras doenças

A principal vacina oferecida durante a campanha será contra o vírus influenza, mas também serão oferecidas vacinas contra difteria e tétano para os que ainda não tomaram as três doses indicadas ou que necessitam de reforço. Além disso, os idosos hospitalizados ou internados em casas geriátricas e asilos poderão ser imunizados para o pneumococo, agente causador da pneumonia bacteriana, caso não tenham sido vacinados nos últimos cinco anos, e,ainda, para febre amarela, caso residam em áreas de risco epidemiológico.

Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais devem ser vacinados contra o vírus influenza , mesmo que já tenha sido vacinados em anos anteriores.

Estudos científicos, divulgados pelo Ministério da Saúde, mostram que a vacina diminui o risco de contrair gripe em 60% dos casos e reduz as internações e pneumonias em até 70%. No geral, a imunização reduz em 40% as visitas médicas e em 25% o uso de antibióticos.

Influenza, ou simplesmente “gripe”

A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma doença altamente infecciosa, causada por um vírus muito instável e de grande mutabilidade, levando a necessidade da vacinação anual. Todos os anos são realizados estudos que identificam as cepas circulantes do vírus influenza e, com base nesses estudos, a vacina é elaborada.

A gripe, geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar, podendo evoluir para doenças mais graves como a pneumonia. Os sintomas da gripe podem ser confundidos com os do resfriado, causados por outros vírus e cujos sintomas são mais fracos e de curta duração.

Locais de Vacinação
Em Manaus
 Em Todas as Unidades de Saúde estaduais
 Nas Casas do Programa Saúde da Família