Vigilância fiscaliza alimentos em Parintins

Para garantir que moradores e visitantes de Parintins comprem alimentos e bebidas em condições ideais de consumo antes e durante do Festival Folclórico, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde, está realizando, desde ontem (20/06) visitas de inspeção a bares, restaurantes, padarias, barracas de rua, hotéis, motéis e supermercados que funcionam no município. As ações estão sendo feitas em parceria com o serviço de Vigilância Municipal.

Uma equipe da Susam, formada por um coordenador, dois fiscais e um motorista, chegaram a Parintins no último final de semana para orientar os agentes municipais quanto a nova legislação que estabelece as normas da boa prática de manipulação e acondicionamento dos alimentos. “Antes de partir para as inspeções, eles receberam informações atualizadas sobre o uso de roupas e equipamentos de proteção individual, conservação dos produtos alimentícios e formas adequadas de abordagem aos comerciantes”, explica o diretor da Fundação de Vigilância em Saúde, Evandro Melo.

Até o final do Festival, as equipes irão atuar 24 horas por dia, se revezando nos vários estabelecimentos comerciais da cidade. Haverá fiscalização também nos portos e no aeroporto do município, para fiscalizar a alimentação de barcos e aeronaves utilizados para o transporte das pessoas que participam do Festival.

Durante as inspeções da Vigilância, feitas sem aviso prévio, serão observadas as condições de higiene dos pontos comerciais e as condições dos produtos para o consumo. Caso sejam detectadas irregularidades, o comerciante será autuado e o produto será recolhido para descarte. Nos supermercados, os fiscais irão verificar o prazo de validade dos alimentos industrializados e as formas de acondicionamento.

Segundo Evandro Melo, a venda de produtos com prazo vencido é um dos maiores problemas detectados pelas equipes de Vigilância. Outro risco para a população, detectado muitas vezes nas barracas montadas nas ruas, é a contaminação dos alimentos por manuseio e acondicionamento inadequados. Dentre as causas estão o uso de vasilhames sem tampa, permitindo o contato de moscas e outros insetos, a exposição a temperaturas elevadas e o tempo prolongado entre a produção do alimento e seu consumo.