Wilson Alecrim toma posse no Conass

O secretário de estado da saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, toma posse nesta terça-feira (24), às 19h30, em Brasília, como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A posse acontece no Royal Tulip Brasília Alvorada, no Setor de Hotéis e Turismo Norte (SHNT) Trecho 2, Conjunto 1B, Bloco C.

Wilson Alecrim presidirá o conselho no biênio 2012/2013 e substituirá a secretária de saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, que presidiu o Conass nos últimos dois anos.

A posse faz parte da programação comemorativa aos 30 anos do Conass, que inclui ainda o Seminário Internacional Atenção Primária em Saúde – Acesso Universal e Proteção Social e a 1ª Mostra Nacional de Redes de Atenção à Saúde – o Estado e as Redes de Atenção à Saúde, que acontecem nesta terça e quarta-feira (24 e 25).

O seminário reúne secretários de estado da saúde e técnicos de todos os estados e promove a discussão da atenção primária à saúde sob diversos aspectos e dentro de vários contextos, dentre os quais estão o da seguridade social, o modelo de atenção às condições crônicas, os determinantes sociais de saúde e no contexto dos objetivos do milênio.

O Amazonas está participando do evento com oito trabalhos científicos, onde são mostrados resultados alcançados pelo estado em áreas específicas como a saúde da criança, a educação permanente dos profissionais de saúde e a capacitação de parteiras.

Entre os trabalhos apresentados merece destaque a Adoção da Estratégia de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (Aidpi) pela Atenção Primária. A área técnica de Saúde da Criança da Susam promoveu a capacitação dos profissionais que atuam nos municípios do interior do estado, através do programa de Telessaúde, preparando-os para identificar a tratar corretamente as doenças. O objetivo do programa é diminuir as taxas de mortalidade neonatal e infantil no estado.

“Já foram capacitados mais de 100 profissionais em 25 municípios do interior do Amazonas, todos por vídeo conferência. Estamos vencendo as distâncias, capacitando os profissionais e quem ganha com isso são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.

A programação do seminário segue até esta quarta-feira (25) em Brasília.