Notícias

24/07/2023

CES-AM participa de Formação de Formadores do Projeto Participa+ para o Controle Social no SUS

O Conselho Estadual de Saúde, por meio da Comissão Técnica de Informação, Comunicação e Educação Permanente no SUS, (CTCIEP), participou da Oficina Formação de Formadores, durante os dias 20 e 21 de julho, no Centro Cultural de Brasília, no Distrito Federal. O objetivo é fortalecer as Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais.


O curso é destinado aos integrantes das Comissões de Educação Permanente dos Estados e está sendo realizado na modalidade híbrida, intercalando etapas presenciais, virtuais e atividades assíncronas contando com três turmas de 27 pessoas cada. Acompanham a realizaçao da Oficina a Coordenadora da CTCIEP/CES/AM, Maria de Guadalupe Peres, o Membro Josiel Augusto e o Apoiador Técnico, João Pedro Souza.


Durante a abertura estiveram presentes o Presidente do CNS, Fernando Pigatto, a Representante da OPAS no Brasil, Dra. Socorro Gross, a Coordenadora da Comissão de Educação Permanente do CNS, Sueli Barros, a Coordenadora do CEAP e a Secretaria Executiva do CNS. No evento foram apresentados os objetivos da formação contínua de Conselheiros, os resultados das edições anteriores e a importância da multiplicação do conhecimento para as outras esferas de atuação.


Projeto Participa +


O Participa + está na terceira edição da Formação para o Controle Social no SUS, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Busca qualificar a atuação de conselheiros (as) de saúde e lideranças dos movimentos sociais através da educação permanente, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento.


Dessa forma, estão sendo realizadas Oficinas acontecem em formato híbrido, no Amazonas, a Etapa Virtual aconteceu dia 13, e continuam de forma presencial nos dias 27 e 28, Manaus, problematizando temas como conceitos de saúde, história da política pública de saúde no Brasil, do SUS, seus princípios, diretrizes, grandes desafios, modelos de atenção de saúde, financiamento e orçamento do SUS, controle social e democracia entre outros.

Conselho Estadual de Saúde - CES/AM

Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 98416-3252

E-mail: ces@saude.am.gov.br / conselhosaudeamazonas@gmail.com - Expediente: Segunda a Sexta das 8h às 17h

© 2024  - Todos os direitos reservados.