Notícias

01/08/2023

Equipe técnica do CES participa de curso de monitoramento e avaliação para o controle social

Capacitação promovida pelo CNS, Fiocruz e UFMT reforça a importância da participação da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde


Entre os dias 27 e 30 de julho, profissionais da equipe técnica da Secretaria Executiva do CES/AM participaram do Curso de Monitoramento e Avaliação para o Controle Social no SUS no Rio de Janeiro. A iniciativa, realizada em parceria entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), busca fortalecer o papel da sociedade na gestão do SUS e aprimorar e acompanhar as deliberações das Conferências de Saúde.


Com o objetivo de promover maior transparência e efetividade nas ações desenvolvidas pelo SUS, além de incentivar o acompanhamento e a monitoração das deliberações das Conferências de Saúde realizadas, a formação contou com a participação de técnicos de diversas regiões do país, que se reuniram na capital do Rio de Janeiro para trocar experiências, aprofundar conhecimentos e debater estratégias para o aprimoramento do sistema de saúde.


O curso, com uma carga horária intensiva, está sendo realizada de forma híbrida, com etapas virtuais acontecendo desde março de 2023, em salas de aula online e atividades assíncronas que abordam temas como indicadores de saúde, métodos de avaliação de políticas públicas, análise de dados e ferramentas de monitoramento, destacando a importância de uma abordagem integrada para o controle social efetivo no âmbito do SUS. Com a Etapa Presencial busca-se que os técnicos, ao retornarem para suas respectivas localidades, possam disseminar os conhecimentos adquiridos e incentivar a participação ativa da sociedade no monitoramento e avaliação do SUS.


O curso de monitoramento e avaliação para o controle social no SUS é apenas uma das diversas iniciativas que têm sido desenvolvidas pelo CNS,  em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A parceria entre essas instituições demonstra o empenho conjunto em buscar soluções para os desafios enfrentados na área da saúde pública e reforça o papel de cada indivíduo na construção de um sistema mais inclusivo e eficiente

Conselho Estadual de Saúde - CES/AM

Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 98416-3252

E-mail: ces@saude.am.gov.br / conselhosaudeamazonas@gmail.com - Expediente: Segunda a Sexta das 8h às 17h

© 2024  - Todos os direitos reservados.