Notícias

01/08/2023

Etapa presencial do projeto Participa+ reúne lideranças para fortalecer a Educação Permanente no SUS

Aconteceu nos dias 27 e 28 de julho, a etapa presencial do projeto Participa+, organizado pela Comissão Técnica de Comunicaçao, Informação e Educação Permanente, (CTCIEP) vinculada ao Conselho Estadual de Saúde (CES/AM) uma iniciativa que reuniu conselheiros de saúde municipais e estaduais, juntamente com lideranças de movimentos sociais, com o objetivo de fortalecer a Educação Permanente no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu no Intercity Hotel, em Manaus - Amazonas, e foi marcado por debates e discussões sobre estratégias para aprimorar a formação contínua dos profissionais da saúde no Estado.


Promovido em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o projeto Participa+ tem como propósito criar espaços de diálogo e participação para a sociedade civil e os conselheiros de saúde, visando ao fortalecimento do SUS e ao aprimoramento de suas políticas públicas.


Durante a etapa presencial do projeto, os participantes puderam compartilhar experiências e apresentar suas perspectivas em relação à Educação Permanente no campo da saúde. A formação contínua de profissionais é um elemento essencial para a melhoria dos serviços prestados pelo SUS, garantindo que os profissionais estejam atualizados com as melhores práticas e novas tecnologias em saúde.


Dentre as lideranças presentes, destacaram-se representantes de movimentos sociais ligados à saúde, que trouxeram à discussão a perspectiva dos usuários do SUS. A participação ativa da sociedade civil nesse processo é essencial para garantir que a formação dos profissionais esteja alinhada às necessidades e demandas da população.


O evento também proporcionou a oportunidade de criar parcerias e redes de colaboração entre os diferentes atores envolvidos na promoção da Educação Permanente no SUS. A troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas são fundamentais para o fortalecimento das políticas de saúde e a melhoria da qualidade dos serviços prestados.


O projeto Participa+ realizou outras formações e continua com outras etapas previstas ao longo do ano, buscando ampliar a participação e o engajamento da sociedade civil na construção de políticas públicas de saúde cada vez mais efetivas e inclusivas.

Conselho Estadual de Saúde - CES/AM

Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 98416-3252

E-mail: ces@saude.am.gov.br / conselhosaudeamazonas@gmail.com - Expediente: Segunda a Sexta das 8h às 17h

© 2024  - Todos os direitos reservados.